Proposta para fornecimento de potência a um drone multirotor através de motor a combustão interna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2258 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo estudar uma solução para viabilizar a utilização de um motor a combustão interna com boa relação peso/potência acionando um gerador de eletricidade para suprir a demanda de um drone multirotor em substituição a potência fornecida por baterias elétricas. Não se conseguiu realizar ensaios com o eixo motriz do motor a combustão acoplado ao eixo dos geradores devido a um problema mecânico, contudo, a funcionalidade do conjunto gerador de energia foi demonstrada utilizando outros equipamentos como uma furadeira. Além do foco na geração de energia elétrica foi elaborado e testado um método para controlar a rotação do motor a fim de manter a tensão de saída do gerador constante diante da demanda flutuante de potência. Ensaios focados nas variáveis que interferem no consumo dos motores elétricos foram realizados demonstrando que a utilização de hélices de maior diâmetro em detrimento a hélices de menor diâmetro aumenta a eficiência de empuxo e consequentemente possibilita sustentar cargas maiores com menor consumo de potência, que por sua vez proporciona maior autonomia de voo. Além disso, os dados coletados sobre o consumo elétrico sugerem que o conjunto gerador de potência poderá ser içado pelo multirotor e fornecer a potência necessária para sustentar um voo embora seja necessário continuar os testes de desempenho (sic). |
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Ensaios focados nas variáveis que interferem no consumo dos motores elétricos foram realizados demonstrando que a utilização de hélices de maior diâmetro em detrimento a hélices de menor diâmetro aumenta a eficiência de empuxo e consequentemente possibilita sustentar cargas maiores com menor consumo de potência, que por sua vez proporciona maior autonomia de voo. Além disso, os dados coletados sobre o consumo elétrico sugerem que o conjunto gerador de potência poderá ser içado pelo multirotor e fornecer a potência necessária para sustentar um voo embora seja necessário continuar os testes de desempenho (sic).DroneMotores de combustão internaControle automáticoProposta para fornecimento de potência a um drone multirotor através de motor a combustão internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia de Controle e AutomaçãoTEXTTCC Gustavo Basso.pdf.txtTCC Gustavo Basso.pdf.txtExtracted texttext/plain93455https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2258/3/TCC%20Gustavo%20Basso.pdf.txtd033a965ac72a7bc9f5ebbb79c7ca9b8MD53THUMBNAILTCC Gustavo Basso.pdf.jpgTCC Gustavo Basso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2258/4/TCC%20Gustavo%20Basso.pdf.jpgf15acd1e7f9df43460c4f9f8829daf87MD54ORIGINALTCC Gustavo Basso.pdfTCC Gustavo Basso.pdfapplication/pdf10042556https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2258/1/TCC%20Gustavo%20Basso.pdfdb799fc8218c51830c3b6ed63984a25aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2258/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/22582018-08-17 06:53:40.761oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:53:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Este trabalho teve como objetivo estudar uma solução para viabilizar a utilização de um motor a combustão interna com boa relação peso/potência acionando um gerador de eletricidade para suprir a demanda de um drone multirotor em substituição a potência fornecida por baterias elétricas. Não se conseguiu realizar ensaios com o eixo motriz do motor a combustão acoplado ao eixo dos geradores devido a um problema mecânico, contudo, a funcionalidade do conjunto gerador de energia foi demonstrada utilizando outros equipamentos como uma furadeira. Além do foco na geração de energia elétrica foi elaborado e testado um método para controlar a rotação do motor a fim de manter a tensão de saída do gerador constante diante da demanda flutuante de potência. Ensaios focados nas variáveis que interferem no consumo dos motores elétricos foram realizados demonstrando que a utilização de hélices de maior diâmetro em detrimento a hélices de menor diâmetro aumenta a eficiência de empuxo e consequentemente possibilita sustentar cargas maiores com menor consumo de potência, que por sua vez proporciona maior autonomia de voo. Além disso, os dados coletados sobre o consumo elétrico sugerem que o conjunto gerador de potência poderá ser içado pelo multirotor e fornecer a potência necessária para sustentar um voo embora seja necessário continuar os testes de desempenho (sic). |
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