A modalização discursiva na perspectiva da teoria da argumentação na língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, Camila Fernanda Ferreto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10099
Resumo: Este trabalho teve por objetivo geral analisar, pelo viés semântico-argumentativo, o fenômeno linguístico da modalização na constituição do sentido do discurso, desde a perspectiva da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, a fim de verificar como é possível descrever o fenômeno, desde esse prisma teórico-metodológico. Inicialmente, são discutidos os conceitos fundamentais da Semântica Argumentativa e da Teoria da Polifonia, com o propósito de construir os alicerces para as demais atividades da pesquisa. Em seguida, é elaborado um panorama com diversas perspectivas teóricas a respeito do objeto de pesquisa, a saber, a modalização discursiva. Por fim, tal fenômeno linguístico-discursivo é analisado sob a ótica da Teoria da Polifonia seguindo o método de análise proposto por Ducrot. A análise parte de exemplos de enunciados e discursos coletados e organizados conforme as categorias semânticas e fenômenos propostos por Ducrot - asserção, pressuposição, ironia, humor, negação e pergunta. Por meio dessa investigação, vemos que a modalização inscreve-se no material linguístico de diversas formas, como, por exemplo, no nível do discurso, nos pontos de vista dos enunciadores e na atitude do locutor. A pesquisa levanta o questionamento da existência de uma suposta objetividade, que estaria atrelada à divisão do enunciado em duas partes, uma objetiva - descritiva - e outra subjetiva - apreciativa. Todavia, o que temos é uma interdependência semântica entre todos os elementos verbais que constituem o sentido do discurso, assim como ocorre com as categorias modus e dictum, de Charles Bally: uma só existe em função da outra. Da mesma forma como se propôs o linguista Ferdinand de Saussure, a Teoria de Ducrot visa estudar a língua por ela mesma, compreendendo a língua como um sistema em que os elementos unem-se e opõe-se para construir uma significação. Embora o contexto extralinguístico seja essencial para a (re)constituição do sentido, a análise polifônica demonstra, neste e em tantos outros trabalhos, que o próprio sistema linguístico já prevê as possibilidades e as restrições impostas pela língua. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Jaques, Camila Fernanda FerretoNiederauer, Carina Maria MelchiorsOudeste, Claudia Stumpf ToldoFlores, Valdir do NascimentoAzevedo, Tânia Maris de2022-06-03T12:19:39Z2022-06-03T12:19:39Z2022-06-012022-04-01https://repositorio.ucs.br/11338/10099Este trabalho teve por objetivo geral analisar, pelo viés semântico-argumentativo, o fenômeno linguístico da modalização na constituição do sentido do discurso, desde a perspectiva da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, a fim de verificar como é possível descrever o fenômeno, desde esse prisma teórico-metodológico. Inicialmente, são discutidos os conceitos fundamentais da Semântica Argumentativa e da Teoria da Polifonia, com o propósito de construir os alicerces para as demais atividades da pesquisa. Em seguida, é elaborado um panorama com diversas perspectivas teóricas a respeito do objeto de pesquisa, a saber, a modalização discursiva. Por fim, tal fenômeno linguístico-discursivo é analisado sob a ótica da Teoria da Polifonia seguindo o método de análise proposto por Ducrot. A análise parte de exemplos de enunciados e discursos coletados e organizados conforme as categorias semânticas e fenômenos propostos por Ducrot - asserção, pressuposição, ironia, humor, negação e pergunta. Por meio dessa investigação, vemos que a modalização inscreve-se no material linguístico de diversas formas, como, por exemplo, no nível do discurso, nos pontos de vista dos enunciadores e na atitude do locutor. A pesquisa levanta o questionamento da existência de uma suposta objetividade, que estaria atrelada à divisão do enunciado em duas partes, uma objetiva - descritiva - e outra subjetiva - apreciativa. Todavia, o que temos é uma interdependência semântica entre todos os elementos verbais que constituem o sentido do discurso, assim como ocorre com as categorias modus e dictum, de Charles Bally: uma só existe em função da outra. Da mesma forma como se propôs o linguista Ferdinand de Saussure, a Teoria de Ducrot visa estudar a língua por ela mesma, compreendendo a língua como um sistema em que os elementos unem-se e opõe-se para construir uma significação. Embora o contexto extralinguístico seja essencial para a (re)constituição do sentido, a análise polifônica demonstra, neste e em tantos outros trabalhos, que o próprio sistema linguístico já prevê as possibilidades e as restrições impostas pela língua. [resumo fornecido pelo autor]L'objectif général de ce travail était d'analyser, à travers l'approche sémantique-argumentatif, le phénomène linguistique de la modalisation dans la constitution du sens du discours, depuis le point de vue de la Théorie de la Polyphonie d'Oswald Ducrot, afin de vérifier comment il est possible décrire le phénomène, à travers de cette approche théorique et méthodologique. Dans un premier temps, les concepts fondamentaux de la Sémantique Argumentative et de la Théorie de la Polyphonie sont abordés, dans le but de jeter les bases des autres activités de la recherche. Ensuite, un aperçu est élaboré avec différentes perspectives théoriques concernant l'objet de recherche, à savoir la modalisation discursive. À la fin, ce phénomène linguistique-discursif est analysé dès la perspective de la Théorie de la Polyphonie en suivant la méthode d'analyse proposée par Ducrot. L'analyse s'appuie sur des exemples d'énoncés et de discours recueillis et organisés selon les catégories sémantiques et phénomènes proposées par Ducrot ? assertion, présupposition, ironie, humour, négation et question. À travers de cette investigation, on voit que la modalisation s'inscrit dans le matériel linguistique de différentes manières, comme par exemple au niveau du discours, dans les points de vue des énonciateurs et dans l'attitude du locuteur. La recherche pose la question de l'existence d'une supposée objectivité, qui serait liée à la division de l'énoncé en deux parties, l'une objective - descriptive - et l'autre subjective - appréciative. Toutefois, il s'agit d'une interdépendance sémantique entre tous les éléments verbaux qui composent le sens du discours, comme dans les catégories modus et dictum de Charles Bally : l'un n'existe qu'en fonction de l'autre. Comme l'a fait le linguiste Ferdinand de Saussure, la Théorie de Ducrot vise à étudier la langue par elle-même, à comprendre la langue comme un système dans lequel des éléments s'unissent et s'opposent pour construire un sens. Bien que le contexte extralinguistique soit essentiel pour la (re)constitution du sens, l'analyse polyphonique démontre, dans ce travail et bien d'autres, que le système linguistique lui-même prévoit déjà les possibilités et les restrictions imposées par la langue. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESSemânticaModalidade (Linguística)Análise do discursoSemanticsModality (Linguistics)Discourse analysisA modalização discursiva na perspectiva da teoria da argumentação na línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4840599953073714FERRETO, CamilaMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-05-31TEXTDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdf.txtDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdf.txtExtracted texttext/plain159760https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10099/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20Fernanda%20Ferreto%20Jaques.pdf.txtcbb4fb6a82fee7ae02414bf8b20d6566MD52THUMBNAILDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdf.jpgDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10099/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20Fernanda%20Ferreto%20Jaques.pdf.jpg9fc65bb0286b6b353720c9d44f7b0240MD53ORIGINALDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdfDissertação Camila Fernanda Ferreto Jaques.pdfapplication/pdf819605https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10099/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20Fernanda%20Ferreto%20Jaques.pdfb7ee168b632016857065e9ef24203c37MD5111338/100992022-10-18 17:47:36.271oai:repositorio.ucs.br:11338/10099Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:18.195023Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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