O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picancio, Gabriela Valer
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6731
Resumo: Este estudo apresenta uma investigação sobre as motivações que influenciam na inserção de artistas periféricos no sistema da arte, em especial, sobre o processo de exotização. Para tais fins, analisa-se, primeiramente, a estrutura do sistema da arte a partir dos atores e processos atuais e históricos que o compõem. Na sequência, abordam-se conceitos necessários para a compreensão dos processos sociais que influenciam na formulação de políticas e de valores no sistema e no mercado da arte - como diferenciação, fixação, normalização, classificação, representação e idealização das identidades - e que, por vezes, acompanham a exotização. Então, analisam-se dados relativos à presença de artistas periféricos na Bienal de Veneza - nas edições de 1990, 2001 e 2019 - e à comercialização de obras em 2019. Por fim, realiza-se uma síntese integradora entre as informações contidas nas fontes consultadas, resultando na exposição dos motivos que causam a inserção de artistas periféricos no sistema da arte. Este estudo é construído com um aporte teórico pautado na teoria da arte, em estudos decoloniais, socioculturais e históricos, além da consulta aos arquivos da ASAC DATI e aos relatórios da Artprice.com. Dentre os autores utilizados, fazem parte do aporte teórico Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) e Thompson (2012). Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na inserção dos artistas periféricos, e que a exotização é um deles [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_8dbc9a2e57e3ebef8c58abb42aba9367
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6731
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Picancio, Gabriela ValerRech, Alessandra PaulaSchwarcs, LiliaPolesso, Natalia BorgesCeccagno, Douglas2020-12-17T16:56:55Z2020-12-17T16:56:55Z2020-12-092020-08-28https://repositorio.ucs.br/11338/6731Este estudo apresenta uma investigação sobre as motivações que influenciam na inserção de artistas periféricos no sistema da arte, em especial, sobre o processo de exotização. Para tais fins, analisa-se, primeiramente, a estrutura do sistema da arte a partir dos atores e processos atuais e históricos que o compõem. Na sequência, abordam-se conceitos necessários para a compreensão dos processos sociais que influenciam na formulação de políticas e de valores no sistema e no mercado da arte - como diferenciação, fixação, normalização, classificação, representação e idealização das identidades - e que, por vezes, acompanham a exotização. Então, analisam-se dados relativos à presença de artistas periféricos na Bienal de Veneza - nas edições de 1990, 2001 e 2019 - e à comercialização de obras em 2019. Por fim, realiza-se uma síntese integradora entre as informações contidas nas fontes consultadas, resultando na exposição dos motivos que causam a inserção de artistas periféricos no sistema da arte. Este estudo é construído com um aporte teórico pautado na teoria da arte, em estudos decoloniais, socioculturais e históricos, além da consulta aos arquivos da ASAC DATI e aos relatórios da Artprice.com. Dentre os autores utilizados, fazem parte do aporte teórico Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) e Thompson (2012). Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na inserção dos artistas periféricos, e que a exotização é um deles [resumo fornecido pelo autor].This study presents an investigation about the motivations that influence the insertion of peripheral artists in the art system, in particular, about the exoticization process. For this objective, the structure of the art system is analyzed firstly from its actors and then from its present and historical processes. Subsequently, the study reviews concepts necessary to understand the social processes that influence the formulation of policies and values in the art system and market, such as differentiation, fixation, normalization, classification, representation and idealization of identities - which oftenly are attached to the exoticization process. Next, data related to the presence of peripheral artists at the Venice Biennale - in the 1990, 2001 and 2019 editions - and 2019 art sales rankings are analyzed. Finally, an integrative synthesis between the information obtained from the consulted sources is made, resulting in the exposition of the reasons that may cause the insertion of peripheral artists in the art system. This study is structured in reference to the theoretical contribution of art theory, decolonial, socio-cultural and historical studies and, moreover, to the ASAC DATI archives and the reports from Artprice.com. Among the authors used, they are part of the theoretical contribution Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) and Thompson (2012). The results show that there are several factors that influence the insertion of peripheral artists, and that exoticization is one of them [resumo fornecido pelo autor].Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESotherengporArte moderna - Séc. XXArte moderna - Séc. XXIArtistasModern art - 20th centuryModern art - 21st centuryExoticism in artArtistsO artista periférico: das margens do mundo para o centro da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9656733485404778PICANCIO, Gabriela V.Mestrado Acadêmico em Letras, Cultura e RegionalidadeCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-08ORIGINALDissertação Gabriela Valer Picancio.pdfDissertação Gabriela Valer Picancio.pdfapplication/pdf1236150https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdfd9da2732343f28946d4a48814ef53b1cMD51TEXTDissertação Gabriela Valer Picancio.pdf.txtDissertação Gabriela Valer Picancio.pdf.txtExtracted texttext/plain521346https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdf.txt68a14210d31f24f2f9748601e1a46c74MD52THUMBNAILDissertação Gabriela Valer Picancio.pdf.jpgDissertação Gabriela Valer Picancio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdf.jpgadc6d0c756cfe1bb5635e7dce7665c26MD5311338/67312020-12-22 19:57:34.241oai:repositorio.ucs.br:11338/6731Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-12-22T19:57:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
title O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
spellingShingle O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
Picancio, Gabriela Valer
Arte moderna - Séc. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Artistas
Modern art - 20th century
Modern art - 21st century
Exoticism in art
Artists
title_short O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
title_full O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
title_fullStr O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
title_full_unstemmed O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
title_sort O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte
author Picancio, Gabriela Valer
author_facet Picancio, Gabriela Valer
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Alessandra Paula
Schwarcs, Lilia
Polesso, Natalia Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Picancio, Gabriela Valer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ceccagno, Douglas
contributor_str_mv Ceccagno, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Arte moderna - Séc. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Artistas
topic Arte moderna - Séc. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Artistas
Modern art - 20th century
Modern art - 21st century
Exoticism in art
Artists
dc.subject.eng.fl_str_mv Modern art - 20th century
Modern art - 21st century
Exoticism in art
Artists
description Este estudo apresenta uma investigação sobre as motivações que influenciam na inserção de artistas periféricos no sistema da arte, em especial, sobre o processo de exotização. Para tais fins, analisa-se, primeiramente, a estrutura do sistema da arte a partir dos atores e processos atuais e históricos que o compõem. Na sequência, abordam-se conceitos necessários para a compreensão dos processos sociais que influenciam na formulação de políticas e de valores no sistema e no mercado da arte - como diferenciação, fixação, normalização, classificação, representação e idealização das identidades - e que, por vezes, acompanham a exotização. Então, analisam-se dados relativos à presença de artistas periféricos na Bienal de Veneza - nas edições de 1990, 2001 e 2019 - e à comercialização de obras em 2019. Por fim, realiza-se uma síntese integradora entre as informações contidas nas fontes consultadas, resultando na exposição dos motivos que causam a inserção de artistas periféricos no sistema da arte. Este estudo é construído com um aporte teórico pautado na teoria da arte, em estudos decoloniais, socioculturais e históricos, além da consulta aos arquivos da ASAC DATI e aos relatórios da Artprice.com. Dentre os autores utilizados, fazem parte do aporte teórico Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) e Thompson (2012). Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na inserção dos artistas periféricos, e que a exotização é um deles [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T16:56:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-17T16:56:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6731
url https://repositorio.ucs.br/11338/6731
dc.language.iso.fl_str_mv other
eng
por
language_invalid_str_mv other
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6731/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabriela%20Valer%20Picancio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9da2732343f28946d4a48814ef53b1c
68a14210d31f24f2f9748601e1a46c74
adc6d0c756cfe1bb5635e7dce7665c26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308881984651264