Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/432 |
Resumo: | A cultura de uma empresa influencia, sobremaneira, o comportamento e o comprometimento dos funcionários e, por consequência, na produtividade e também nos seus resultados financeiros. Neste cenário, o Jornal Interno é um canal de comunicação que tem a função de disseminar a cultura da empresa, seus programas, entre outras informações, estabelecendo-se como um elo de ligação entre a direção, seus funcionários e com alguns segmentos do público externo. O objeto de investigação dessa dissertação são Informativos Internos de duas empresas multinacionais, com suas sedes em Caxias do Sul, com um corpus constituído a partir de segmentos discursivos das edições do ano de 2003. Para dar conta desse estudo, desenvolvem-se, no capítulo um, questões sobre Cultura Organizacional. No capítulo dois, dá-se ênfase a definição e caracterização do Jornalismo Empresarial. Em seguida, no capítulo três são revisados aspectos centrais da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, com foco na Teoria da Metáfora Conceitual, centrada, mais especificamente, no Sistema da Metáfora Moral e na Metáfora da Contabilidade Moral. O capítulo quatro trata da metodologia da pesquisa e, nele, procede-se à análise do corpus. Nesse espaço é realizado um estudo quantitativo sobre a estrutura dos informativos em suas opções de pauta, destacando-se os temas mais frequentes, assim como o uso do espaço gráfico. Esses dados servem de base para determinar quais são os segmentos discursivos relevantes para análise semântica (cognitiva) posterior. Como resultado, verifica-se que o Sistema da Metáfora Moral e a Metáfora da Contabilidade Moral de fato ajudam na compreensão das culturas organizacionais, de forma diferenciada em cada Informativo. Os dados quantitativos e qualitativos levantados no corpus, por meio de recortes (47 na E1 e 107 na E2), permitem constatar a presença das metáforas, elegê-las e justificá-las, dando subsídios para a análise embasada no Sistema da Metáfora Moral e da Contabilidade Moral, e possibilitando o levantamento de dados e também dando sustentação a uma conclusão acerca do nosso problema. |
id |
UCS_8e6c2a12e6c9c610da994e4b4fccef79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/432 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Périco, Maria Inez GatelliFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes2014-05-29T16:35:43Z2014-05-29T16:35:43Z2014-05-292009-08-24https://repositorio.ucs.br/handle/11338/432A cultura de uma empresa influencia, sobremaneira, o comportamento e o comprometimento dos funcionários e, por consequência, na produtividade e também nos seus resultados financeiros. Neste cenário, o Jornal Interno é um canal de comunicação que tem a função de disseminar a cultura da empresa, seus programas, entre outras informações, estabelecendo-se como um elo de ligação entre a direção, seus funcionários e com alguns segmentos do público externo. O objeto de investigação dessa dissertação são Informativos Internos de duas empresas multinacionais, com suas sedes em Caxias do Sul, com um corpus constituído a partir de segmentos discursivos das edições do ano de 2003. Para dar conta desse estudo, desenvolvem-se, no capítulo um, questões sobre Cultura Organizacional. No capítulo dois, dá-se ênfase a definição e caracterização do Jornalismo Empresarial. Em seguida, no capítulo três são revisados aspectos centrais da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, com foco na Teoria da Metáfora Conceitual, centrada, mais especificamente, no Sistema da Metáfora Moral e na Metáfora da Contabilidade Moral. O capítulo quatro trata da metodologia da pesquisa e, nele, procede-se à análise do corpus. Nesse espaço é realizado um estudo quantitativo sobre a estrutura dos informativos em suas opções de pauta, destacando-se os temas mais frequentes, assim como o uso do espaço gráfico. Esses dados servem de base para determinar quais são os segmentos discursivos relevantes para análise semântica (cognitiva) posterior. Como resultado, verifica-se que o Sistema da Metáfora Moral e a Metáfora da Contabilidade Moral de fato ajudam na compreensão das culturas organizacionais, de forma diferenciada em cada Informativo. Os dados quantitativos e qualitativos levantados no corpus, por meio de recortes (47 na E1 e 107 na E2), permitem constatar a presença das metáforas, elegê-las e justificá-las, dando subsídios para a análise embasada no Sistema da Metáfora Moral e da Contabilidade Moral, e possibilitando o levantamento de dados e também dando sustentação a uma conclusão acerca do nosso problema.A company´s culture deeply influences the employees´ behavior and commitment; as a consequence, it also influences productiveness and financial results. In this scenery, the Internal Journal is a communication mean with the objective of disseminating the company´s culture, its programs, among other information, linking direction and employees with other segments from the external public. The investigation object of this dissertation are Internal Journals of two multinational companies based in Caxias do Sul (South of Brazil), with a corpus constituted from discursive segments from editions made in 2003. To accomplish this study, in chapter one we discuss about Organizational Culture. In chapter two, we emphasize on the definition and characterization of the Business Journalism. Next, in chapter three we review the central aspects of the Idealized Cognitive Models Theory, focusing the Conceptual Metaphor Theory and, more specifically, the Moral Metaphor System and the Moral Accountability Metaphor. Chapter four is structured to present the research methodology and corpus analysis. In this space, we carry out a quantitative study about the journals´ structure on their subject options, highlighting the most frequent themes and the use of the graphic space. These data serve to determinate what are the discursive segments that are relevant for a posterior semantic (cognitive) analysis. As a result we could verify the Moral Metaphor System and the Moral Accountability Metaphor in fact help for the comprehension of these management models, which is different in each Journal. Quantitative and qualitative data from the corpus, by means of selection (47 in E1 and 107 in E2), allowed us to verify the presence of metaphors, elect and justify them, to base the analysis on the Moral Metaphor System and Moral Accountability Metaphor, what made possible to raise data and support a conclusion about our problem.Ciências Sociais AplicadasCultura organizacionalJornalismo empresarialSistema da metáfora moralMetáfora da contabilidade moralOrganizational cultureBusiness journalismMoral metaphor systemMoral accountability metaphorSistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5445925380759406PERICO, M. I. G.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Maria Inez G Perico.pdf.txtDissertacao Maria Inez G Perico.pdf.txtExtracted texttext/plain367816https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/3/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdf.txt4f28873ae27251ce794c16e83d1a15fdMD53THUMBNAILDissertacao Maria Inez G Perico.pdf.jpgDissertacao Maria Inez G Perico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/4/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdf.jpg1fd2fba3c3080ca41b15ed7f6e653150MD54ORIGINALDissertacao Maria Inez G Perico.pdfDissertacao Maria Inez G Perico.pdfapplication/pdf3152013https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/1/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdfb6b97c3abd946d87eecc050fe0d7d616MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4322019-04-01 13:21:16.326oai:repositorio.ucs.br:11338/432IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:38.530707Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
title |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
spellingShingle |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa Périco, Maria Inez Gatelli Ciências Sociais Aplicadas Cultura organizacional Jornalismo empresarial Sistema da metáfora moral Metáfora da contabilidade moral Organizational culture Business journalism Moral metaphor system Moral accountability metaphor |
title_short |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
title_full |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
title_fullStr |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
title_full_unstemmed |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
title_sort |
Sistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresa |
author |
Périco, Maria Inez Gatelli |
author_facet |
Périco, Maria Inez Gatelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Périco, Maria Inez Gatelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes |
contributor_str_mv |
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Cultura organizacional Jornalismo empresarial Sistema da metáfora moral Metáfora da contabilidade moral |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Cultura organizacional Jornalismo empresarial Sistema da metáfora moral Metáfora da contabilidade moral Organizational culture Business journalism Moral metaphor system Moral accountability metaphor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational culture Business journalism Moral metaphor system Moral accountability metaphor |
description |
A cultura de uma empresa influencia, sobremaneira, o comportamento e o comprometimento dos funcionários e, por consequência, na produtividade e também nos seus resultados financeiros. Neste cenário, o Jornal Interno é um canal de comunicação que tem a função de disseminar a cultura da empresa, seus programas, entre outras informações, estabelecendo-se como um elo de ligação entre a direção, seus funcionários e com alguns segmentos do público externo. O objeto de investigação dessa dissertação são Informativos Internos de duas empresas multinacionais, com suas sedes em Caxias do Sul, com um corpus constituído a partir de segmentos discursivos das edições do ano de 2003. Para dar conta desse estudo, desenvolvem-se, no capítulo um, questões sobre Cultura Organizacional. No capítulo dois, dá-se ênfase a definição e caracterização do Jornalismo Empresarial. Em seguida, no capítulo três são revisados aspectos centrais da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, com foco na Teoria da Metáfora Conceitual, centrada, mais especificamente, no Sistema da Metáfora Moral e na Metáfora da Contabilidade Moral. O capítulo quatro trata da metodologia da pesquisa e, nele, procede-se à análise do corpus. Nesse espaço é realizado um estudo quantitativo sobre a estrutura dos informativos em suas opções de pauta, destacando-se os temas mais frequentes, assim como o uso do espaço gráfico. Esses dados servem de base para determinar quais são os segmentos discursivos relevantes para análise semântica (cognitiva) posterior. Como resultado, verifica-se que o Sistema da Metáfora Moral e a Metáfora da Contabilidade Moral de fato ajudam na compreensão das culturas organizacionais, de forma diferenciada em cada Informativo. Os dados quantitativos e qualitativos levantados no corpus, por meio de recortes (47 na E1 e 107 na E2), permitem constatar a presença das metáforas, elegê-las e justificá-las, dando subsídios para a análise embasada no Sistema da Metáfora Moral e da Contabilidade Moral, e possibilitando o levantamento de dados e também dando sustentação a uma conclusão acerca do nosso problema. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T16:35:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-29T16:35:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/432 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/3/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/4/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/1/Dissertacao%20Maria%20Inez%20G%20Perico.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/432/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f28873ae27251ce794c16e83d1a15fd 1fd2fba3c3080ca41b15ed7f6e653150 b6b97c3abd946d87eecc050fe0d7d616 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258438836224000 |