No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenton, Silmara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1157
Resumo: O tropeirismo é uma temática frequentemente exaltada por diferentes compositores e intérpretes da música regionalista gauchesca, dada sua importância no desenvolvimento econômico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, que se estendeu do final do século XVII até meados do século XX, no sul do Brasil, além de ter sido responsável pelo surgimento de inúmeras vilas e cidades ao longo das rotas, proporcionou um imenso intercâmbio cultural. Essa mescla das diferentes culturas envolvidas no fazer tropeiro criou uma espécie de identidade comum. Vestígios culturais decorrentes do contato entre birivas – como eram conhecidos os tropeiros paulistas e os habitantes de Cima da Serra, no RS – e gaúchos manifestam-se na culinária, na dança, na descrição das lidas de campo e na linguagem, especialmente na seleção lexical. Neste trabalho, propomos uma análise léxico-semântica da letra de quatorze canções gauchescas de cunho regionalista, a fim de investigar de que maneira a música regionalista reconstitui a história do tropeirismo. Almejou-se verificar se ocorre a mitificação da figura do tropeiro à semelhança do que acontece com o gaúcho e, após as análises, observou-se que isso de fato ocorre. A partir do levantamento das lexias relacionadas à atividade tropeira presentes nas canções, apresentamos uma proposta de modelo de organização da memória sobre o tropeirismo em campos lexicais. De acordo com Abbade (2012), a organização de um determinado conjunto de lexias em campos lexicais vai além da mera contribuição para estudos linguísticos: também evidencia a história e os costumes do grupo linguístico que as utiliza.
id UCS_8e7aee3e5e43fbefe7bb87bc062206d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1157
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Argenton, SilmaraAlves, Márcio MirandaKrieger, Maria da GraçaBentancor, Milton HernánDal Corno, Giselle Olivia Mantovani2016-05-11T19:34:58Z2016-05-11T19:34:58Z2016-05-112015-12-15https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1157O tropeirismo é uma temática frequentemente exaltada por diferentes compositores e intérpretes da música regionalista gauchesca, dada sua importância no desenvolvimento econômico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, que se estendeu do final do século XVII até meados do século XX, no sul do Brasil, além de ter sido responsável pelo surgimento de inúmeras vilas e cidades ao longo das rotas, proporcionou um imenso intercâmbio cultural. Essa mescla das diferentes culturas envolvidas no fazer tropeiro criou uma espécie de identidade comum. Vestígios culturais decorrentes do contato entre birivas – como eram conhecidos os tropeiros paulistas e os habitantes de Cima da Serra, no RS – e gaúchos manifestam-se na culinária, na dança, na descrição das lidas de campo e na linguagem, especialmente na seleção lexical. Neste trabalho, propomos uma análise léxico-semântica da letra de quatorze canções gauchescas de cunho regionalista, a fim de investigar de que maneira a música regionalista reconstitui a história do tropeirismo. Almejou-se verificar se ocorre a mitificação da figura do tropeiro à semelhança do que acontece com o gaúcho e, após as análises, observou-se que isso de fato ocorre. A partir do levantamento das lexias relacionadas à atividade tropeira presentes nas canções, apresentamos uma proposta de modelo de organização da memória sobre o tropeirismo em campos lexicais. De acordo com Abbade (2012), a organização de um determinado conjunto de lexias em campos lexicais vai além da mera contribuição para estudos linguísticos: também evidencia a história e os costumes do grupo linguístico que as utiliza.The tropeirismo, the occupation of the muleteers, is a theme which is frequently exalted by different composers and interpreters of gauchesca regional music, having in mind its importance in the economic and cultural development of the state of Rio Grande do Sul. This phenomenon, which extended from the end of the XVII century until the middle of the XX century, in the southern states of Brazil, besides being responsible for the emergence of countless villages and cities throughout the routes, provided a huge cultural exchange. The mingling of the different cultures involved in the regular activities of the muleteers, the tropeiro, created a kind of common identity. Cultural tracescaused by the contact between birivas – as were known the muleteers from São Paulo and the inhabitants of northern area of the state of Rio Grande do Sul, called Cima da Serra region – and gaúchos (the inhabitants of Rio Grande do Sul) are expressed in the culinary, dance, description of the work in the fields and in language, especially revealed in the choice of lexical items. In this research, we propose a lexical-semantic analysis of the lyrics of fourteen gauchesca regional songs, in order to investigate how the regional music reconstitutes the history of tropeirismo. The aim is to verify whether the mystification of the muleteer occurs, similarly to what happens to the gaúcho, which our analysis proved to be right. Based on the survey of the lexis related to the activities of the tropeiros present in the songs, we propose a model of organization of the memory of tropeirismo in lexical fields. According to Abbade (2012), the organization of the lexicon goes beyond the mere contribution to linguistic studies: it also evidences the history and the customs of the linguistic group that uses it.Música tradicional sul-rio-grandenseTropeiros - Rio Grande do Sul (Brasil)Fusão culturalTraditional Music South Rio GrandeMuleteers - Rio Grande do Sul (Brazil)Cultural fusionNo badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchescainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4789761048421247ARGENTON, SilmaraPrograma de Pós-Graduação em LetrasTEXTDissertacao Silmara Argenton.pdf.txtDissertacao Silmara Argenton.pdf.txtExtracted texttext/plain256392https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/3/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf.txt8535bc793365901be19f20a3cdce4277MD53THUMBNAILDissertacao Silmara Argenton.pdf.jpgDissertacao Silmara Argenton.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/4/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf.jpg8c7fdc94bb80893db9496520d10b8b35MD54ORIGINALDissertacao Silmara Argenton.pdfDissertacao Silmara Argenton.pdfapplication/pdf1208883https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/1/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf99b6426a9caaaebf71e832098cb660c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/11572018-08-17 06:23:03.3oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:23:03Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
title No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
spellingShingle No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
Argenton, Silmara
Música tradicional sul-rio-grandense
Tropeiros - Rio Grande do Sul (Brasil)
Fusão cultural
Traditional Music South Rio Grande
Muleteers - Rio Grande do Sul (Brazil)
Cultural fusion
title_short No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
title_full No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
title_fullStr No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
title_full_unstemmed No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
title_sort No badalar dos cincerros : léxico e representação da cultura tropeira na música regionalista gauchesca
author Argenton, Silmara
author_facet Argenton, Silmara
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Alves, Márcio Miranda
Krieger, Maria da Graça
Bentancor, Milton Hernán
dc.contributor.author.fl_str_mv Argenton, Silmara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Corno, Giselle Olivia Mantovani
contributor_str_mv Dal Corno, Giselle Olivia Mantovani
dc.subject.por.fl_str_mv Música tradicional sul-rio-grandense
Tropeiros - Rio Grande do Sul (Brasil)
Fusão cultural
topic Música tradicional sul-rio-grandense
Tropeiros - Rio Grande do Sul (Brasil)
Fusão cultural
Traditional Music South Rio Grande
Muleteers - Rio Grande do Sul (Brazil)
Cultural fusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Traditional Music South Rio Grande
Muleteers - Rio Grande do Sul (Brazil)
Cultural fusion
description O tropeirismo é uma temática frequentemente exaltada por diferentes compositores e intérpretes da música regionalista gauchesca, dada sua importância no desenvolvimento econômico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, que se estendeu do final do século XVII até meados do século XX, no sul do Brasil, além de ter sido responsável pelo surgimento de inúmeras vilas e cidades ao longo das rotas, proporcionou um imenso intercâmbio cultural. Essa mescla das diferentes culturas envolvidas no fazer tropeiro criou uma espécie de identidade comum. Vestígios culturais decorrentes do contato entre birivas – como eram conhecidos os tropeiros paulistas e os habitantes de Cima da Serra, no RS – e gaúchos manifestam-se na culinária, na dança, na descrição das lidas de campo e na linguagem, especialmente na seleção lexical. Neste trabalho, propomos uma análise léxico-semântica da letra de quatorze canções gauchescas de cunho regionalista, a fim de investigar de que maneira a música regionalista reconstitui a história do tropeirismo. Almejou-se verificar se ocorre a mitificação da figura do tropeiro à semelhança do que acontece com o gaúcho e, após as análises, observou-se que isso de fato ocorre. A partir do levantamento das lexias relacionadas à atividade tropeira presentes nas canções, apresentamos uma proposta de modelo de organização da memória sobre o tropeirismo em campos lexicais. De acordo com Abbade (2012), a organização de um determinado conjunto de lexias em campos lexicais vai além da mera contribuição para estudos linguísticos: também evidencia a história e os costumes do grupo linguístico que as utiliza.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-11T19:34:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-11T19:34:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1157
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/3/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/4/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/1/Dissertacao%20Silmara%20Argenton.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1157/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8535bc793365901be19f20a3cdce4277
8c7fdc94bb80893db9496520d10b8b35
99b6426a9caaaebf71e832098cb660c9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308875920736256