Análise computacional do impacto da estrutura tubular de um veículo Baja SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stake, Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5841
Resumo: Os veículos baja SAE, estruturas tubulares do tipo gaiola utilizadas para competições off-road com obstáculos, são desenvolvidos anualmente por equipes compostas de estudantes universitários orientados por professores a fim de competir com outras universidades em competições promovidas pela SAE. Para desenvolvimento do projeto e posterior construção do protótipo, devem ser consideradas as diversas situações às quais a estrutura e o piloto serão expostos, como é o caso das deformações plásticas resultantes de colisões contra obstáculos ou outros veículos e eventuais capotamentos. Este trabalho teve como objetivo a análise do comportamento de deformação não linear causado em uma estrutura baja devido a situações controladas de impacto. Para tanto, foi obtida a curva de tensão x deformação de dois materiais, cujas propriedades foram utilizadas no software CAE Abaqus a fim de avaliar o comportamento da estrutura tubular da gaiola, bem como as tensões e deslocamentos resultantes. Com a análise dos resultados de tensão e deslocamento, observou-se que o material SAE 4130 não sofreu ruptura, bem como não sofrendo deslocamentos invasivos a área do piloto, sendo aconselhável para a composição do veículo (sic).
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