Avaliação da percepção ambiental sobre o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável no município de Caxias do Sul (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgerth, Elisa Hoeppner
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9647
Resumo: As cidades no Brasil cresceram de forma desordenada. O incentivo ao transporte individual e o declínio dos transportes públicos estão comprometendo a sustentabilidade da mobilidade urbana. É necessário redemocratizar os espaços públicos de forma a priorizar a mobilidade urbana sustentável, e a bicicleta está apta a ser o agente transformador e cumprir o seu papel sustentável. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção ambiental sobre o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável no município de Caxias do Sul. Inicialmente foram feitas a revisão sistemática de Sampaio e Mancini (2007) e a revisão literária, posteriormente, selecionou-se 3 grupos focais (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade - SMTTM, Ciclistas e População em geral) conforme Design Macroergonômico (DM) de Fogliatto e Guimarães (1999) de caráter participativo. Em seguida realizou-se entrevistas, criação e aplicação de questionários com os grupos, utilizando a metodologia da Bola de Neve (Vinuto, 2014). Foram realizadas 75 entrevistas e 486 questionários foram respondidos. Nos resultados encontrados foram aplicados os testes de significância e o teste não paramétrico Qui-Quadrado utilizando a ferramenta IBM® SPSS® statistics. A maior parte dos respondentes foram do sexo masculino, com faixa etária entre 31-40 anos e Ensino Superior Completo e foi possível estabelecer relação entre a possibilidade do uso da bicicleta no município e os parâmetros sexo e idade em alguns grupos, porém não foi possível estabelecer correlação com o parâmetro escolaridade. Através do Google Earth foi possível desenvolver mapas com possíveis rotas ciclísticas a partir da opinião dos grupos. [resumo fornecido pelo autor]
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Inicialmente foram feitas a revisão sistemática de Sampaio e Mancini (2007) e a revisão literária, posteriormente, selecionou-se 3 grupos focais (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade - SMTTM, Ciclistas e População em geral) conforme Design Macroergonômico (DM) de Fogliatto e Guimarães (1999) de caráter participativo. Em seguida realizou-se entrevistas, criação e aplicação de questionários com os grupos, utilizando a metodologia da Bola de Neve (Vinuto, 2014). Foram realizadas 75 entrevistas e 486 questionários foram respondidos. Nos resultados encontrados foram aplicados os testes de significância e o teste não paramétrico Qui-Quadrado utilizando a ferramenta IBM® SPSS® statistics. A maior parte dos respondentes foram do sexo masculino, com faixa etária entre 31-40 anos e Ensino Superior Completo e foi possível estabelecer relação entre a possibilidade do uso da bicicleta no município e os parâmetros sexo e idade em alguns grupos, porém não foi possível estabelecer correlação com o parâmetro escolaridade. Através do Google Earth foi possível desenvolver mapas com possíveis rotas ciclísticas a partir da opinião dos grupos. [resumo fornecido pelo autor]Cities in Brazil grew in a disorderly way. The encouragement of individual transport and the decline of public transport are compromising the sustainability of urban mobility. It is necessary to redemocratize public spaces in order to prioritize sustainable urban mobility, and the bicycle is able to be the transforming agent and fulfill its sustainable role. The objective of this work is to evaluate the environmental perception on the use of the bicycle as an alternative of sustainable urban mobility in the city of Caxias do Sul. Initially, the systematic review of Sampaio and Mancini (2007) was carried out and the literary review, later, selected 3 focus groups (Municipal Traffic, Transport and Mobility - SMTTM, Cyclists and Population in general) according to the Macroergonomic Design (DM) by Fogliatto and Guimarães (1999) with a participatory character. Then, interviews, creation and application of questionnaires were carried out with the groups, using the Snowball methodology (Vinuto, 2014). 75 interviews were carried out and 486 questionnaires were answered. Significance tests and the non-parametric Chi-Square test were applied to the results found using the IBM® SPSS® statistics tool. Most respondents were male, aged between 31-40 years and had completed higher education, and it was possible to establish a relationship between the possibility of using bicycles in the city and the parameters of sex and age in some groups, but it was not possible establish a correlation with the education parameter. Through Google Earth it was possible to develop maps with possible cycling routes based on the opinion of the groups. [resumo fornecido pelo autor]engporPolítica de transporte urbano - Caxias do Sul (RS)Transporte urbano - Planejamento - Aspectos ambientaisDesenvolvimento urbano sustentávelUrban transportation policy - Caxias do Sul (Brazil)Urban transportation - Planning - Environmental aspectsSustainable urban developmentAvaliação da percepção ambiental sobre o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável no município de Caxias do Sul (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8408233793634495Hoeppner, ElisaMestrado Profissional em Engenharia e Ciências AmbientaisCampus Universitário de Caxias do Sul2022-03-03TEXTDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdf.txtDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdf.txtExtracted texttext/plain279359https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9647/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elisa%20Hoeppner%20Borgerth.pdf.txt48bc2d62f2dcb42da7d29b8f6efee2afMD52THUMBNAILDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdf.jpgDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9647/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elisa%20Hoeppner%20Borgerth.pdf.jpga0539429f10e03c541d0b315f607889fMD53ORIGINALDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdfDissertação Elisa Hoeppner Borgerth.pdfapplication/pdf5335950https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9647/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elisa%20Hoeppner%20Borgerth.pdfa4a2baa01bc6ac2e2e7195acaab4d086MD5111338/96472022-10-18 17:46:24.859oai:repositorio.ucs.br:11338/9647Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:46:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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