Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Júlia Moreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13605
Resumo: O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_988a59dea0d34bb2ce704b5ddb00f2dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13605
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Mello, Júlia MoreiraVieira, Guilherme Bergmann BorgesMachado, RosimeriAndrade, Simone Fonseca de2024-07-29T19:53:57Z2024-07-29T19:53:57Z2024-07-132024-06-27https://repositorio.ucs.br/11338/13605O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]EMI (English as a Medium of Instruction) has become a global trend over the years due to the growing importance of the English language within academic and professional contexts. The present study aims to identify the main challenges and opportunities for implementing EMI in Brazilian universities. To achieve the proposed objective, qualitative research of an exploratory nature was applied through interviews with researchers, professors and university managers who have contact with the practice of EMI, to analyze the difficulties and demands for adopting EMI within classrooms, as well as identifying the opportunities, challenges, and possible impacts that the implementation has within universities. The results showed that, despite still being in its infancy in terms of progress in Brazil, EMI opens many doors for the development of both the students and teachers involved, in addition to bringing benefits to the institutions, such as attracting students, as well as international attractiveness. It was also possible to identify that there is a need for support from universities and managers, both in financial terms and to encourage and train the professors. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalEnsino superiorLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosUniversidades e faculdades - BrasilDesafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2024-07-12ORIGINALTCC Julia Moreira Mello.pdfTCC Julia Moreira Mello.pdfapplication/pdf1064678https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/1/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf645e2acb09d376aedd0bfc023d737c31MD51TEXTTCC Julia Moreira Mello.pdf.txtTCC Julia Moreira Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain95169https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/2/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.txt083f0feb96d7ea5e1748a8cd8c847189MD52THUMBNAILTCC Julia Moreira Mello.pdf.jpgTCC Julia Moreira Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/3/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.jpgdd0b8d1c8859abf8d76c7b477b9af5efMD5311338/136052024-07-30 07:05:11.207oai:repositorio.ucs.br:11338/13605Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-07-30T07:05:11Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
title Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
spellingShingle Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
Mello, Júlia Moreira
Comércio internacional
Ensino superior
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Universidades e faculdades - Brasil
title_short Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
title_full Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
title_fullStr Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
title_full_unstemmed Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
title_sort Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
author Mello, Júlia Moreira
author_facet Mello, Júlia Moreira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Machado, Rosimeri
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Júlia Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Simone Fonseca de
contributor_str_mv Andrade, Simone Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Ensino superior
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Universidades e faculdades - Brasil
topic Comércio internacional
Ensino superior
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Universidades e faculdades - Brasil
description O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2024
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2024-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-29T19:53:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-29T19:53:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13605
url https://repositorio.ucs.br/11338/13605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/1/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/2/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/3/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 645e2acb09d376aedd0bfc023d737c31
083f0feb96d7ea5e1748a8cd8c847189
dd0b8d1c8859abf8d76c7b477b9af5ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258412487606272