Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13605 |
Resumo: | O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_988a59dea0d34bb2ce704b5ddb00f2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/13605 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Júlia MoreiraVieira, Guilherme Bergmann BorgesMachado, RosimeriAndrade, Simone Fonseca de2024-07-29T19:53:57Z2024-07-29T19:53:57Z2024-07-132024-06-27https://repositorio.ucs.br/11338/13605O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]EMI (English as a Medium of Instruction) has become a global trend over the years due to the growing importance of the English language within academic and professional contexts. The present study aims to identify the main challenges and opportunities for implementing EMI in Brazilian universities. To achieve the proposed objective, qualitative research of an exploratory nature was applied through interviews with researchers, professors and university managers who have contact with the practice of EMI, to analyze the difficulties and demands for adopting EMI within classrooms, as well as identifying the opportunities, challenges, and possible impacts that the implementation has within universities. The results showed that, despite still being in its infancy in terms of progress in Brazil, EMI opens many doors for the development of both the students and teachers involved, in addition to bringing benefits to the institutions, such as attracting students, as well as international attractiveness. It was also possible to identify that there is a need for support from universities and managers, both in financial terms and to encourage and train the professors. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalEnsino superiorLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosUniversidades e faculdades - BrasilDesafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2024-07-12ORIGINALTCC Julia Moreira Mello.pdfTCC Julia Moreira Mello.pdfapplication/pdf1064678https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/1/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf645e2acb09d376aedd0bfc023d737c31MD51TEXTTCC Julia Moreira Mello.pdf.txtTCC Julia Moreira Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain95169https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/2/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.txt083f0feb96d7ea5e1748a8cd8c847189MD52THUMBNAILTCC Julia Moreira Mello.pdf.jpgTCC Julia Moreira Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/3/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.jpgdd0b8d1c8859abf8d76c7b477b9af5efMD5311338/136052024-07-30 07:05:11.207oai:repositorio.ucs.br:11338/13605Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-07-30T07:05:11Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
title |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
spellingShingle |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras Mello, Júlia Moreira Comércio internacional Ensino superior Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Universidades e faculdades - Brasil |
title_short |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
title_full |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
title_fullStr |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
title_full_unstemmed |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
title_sort |
Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras |
author |
Mello, Júlia Moreira |
author_facet |
Mello, Júlia Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges Machado, Rosimeri |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Júlia Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Simone Fonseca de |
contributor_str_mv |
Andrade, Simone Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio internacional Ensino superior Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Universidades e faculdades - Brasil |
topic |
Comércio internacional Ensino superior Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Universidades e faculdades - Brasil |
description |
O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2024 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2024-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-29T19:53:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-29T19:53:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/13605 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/13605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/1/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/2/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13605/3/TCC%20Julia%20Moreira%20Mello.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
645e2acb09d376aedd0bfc023d737c31 083f0feb96d7ea5e1748a8cd8c847189 dd0b8d1c8859abf8d76c7b477b9af5ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258412487606272 |