Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchioro, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12996
Resumo: O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_99d3e3c761efe4ee25474acdcc1b13fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12996
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Marchioro, Pedro HenriqueBocchese, MarcellTrajano, Júlio Cézar ColbeichSilva, Ivana Almeida da2024-01-30T13:22:35Z2024-01-30T13:22:35Z2023-12-202022-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/12996O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadePersonagens fictíciosHistórias em quadrinhosHomem-Aranha (Personagem fictício)Branding (Marketing)Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebrandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-19ORIGINALTCC Pedro Henrique Marchioro.pdfTCC Pedro Henrique Marchioro.pdfapplication/pdf66166395https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/1/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf0386fb4bf20dc0b4a53b7ffe56afe0f6MD51TEXTTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.txtTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.txtExtracted texttext/plain246639https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/2/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.txtbfa793f617aac7d200e74b66301c8e2eMD52THUMBNAILTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.jpgTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/3/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.jpg3d8936fc7a2d58dd1424446476edefb3MD5311338/129962024-01-31 06:05:02.745oai:repositorio.ucs.br:11338/12996Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T06:05:02Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
title Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
spellingShingle Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
Marchioro, Pedro Henrique
Publicidade
Personagens fictícios
Histórias em quadrinhos
Homem-Aranha (Personagem fictício)
Branding (Marketing)
title_short Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
title_full Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
title_fullStr Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
title_full_unstemmed Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
title_sort Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
author Marchioro, Pedro Henrique
author_facet Marchioro, Pedro Henrique
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bocchese, Marcell
Trajano, Júlio Cézar Colbeich
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchioro, Pedro Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Personagens fictícios
Histórias em quadrinhos
Homem-Aranha (Personagem fictício)
Branding (Marketing)
topic Publicidade
Personagens fictícios
Histórias em quadrinhos
Homem-Aranha (Personagem fictício)
Branding (Marketing)
description O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T13:22:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-30T13:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12996
url https://repositorio.ucs.br/11338/12996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/1/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/2/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/3/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0386fb4bf20dc0b4a53b7ffe56afe0f6
bfa793f617aac7d200e74b66301c8e2e
3d8936fc7a2d58dd1424446476edefb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308912664936448