Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12996 |
Resumo: | O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_99d3e3c761efe4ee25474acdcc1b13fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12996 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marchioro, Pedro HenriqueBocchese, MarcellTrajano, Júlio Cézar ColbeichSilva, Ivana Almeida da2024-01-30T13:22:35Z2024-01-30T13:22:35Z2023-12-202022-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/12996O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadePersonagens fictíciosHistórias em quadrinhosHomem-Aranha (Personagem fictício)Branding (Marketing)Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebrandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-19ORIGINALTCC Pedro Henrique Marchioro.pdfTCC Pedro Henrique Marchioro.pdfapplication/pdf66166395https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/1/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf0386fb4bf20dc0b4a53b7ffe56afe0f6MD51TEXTTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.txtTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.txtExtracted texttext/plain246639https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/2/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.txtbfa793f617aac7d200e74b66301c8e2eMD52THUMBNAILTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.jpgTCC Pedro Henrique Marchioro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/3/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.jpg3d8936fc7a2d58dd1424446476edefb3MD5311338/129962024-01-31 06:05:02.745oai:repositorio.ucs.br:11338/12996Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T06:05:02Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
title |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
spellingShingle |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding Marchioro, Pedro Henrique Publicidade Personagens fictícios Histórias em quadrinhos Homem-Aranha (Personagem fictício) Branding (Marketing) |
title_short |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
title_full |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
title_fullStr |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
title_full_unstemmed |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
title_sort |
Várias máscaras, um só herói: análise do personagem homem-aranha sob o olhar do rebranding |
author |
Marchioro, Pedro Henrique |
author_facet |
Marchioro, Pedro Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Bocchese, Marcell Trajano, Júlio Cézar Colbeich |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchioro, Pedro Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
contributor_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Personagens fictícios Histórias em quadrinhos Homem-Aranha (Personagem fictício) Branding (Marketing) |
topic |
Publicidade Personagens fictícios Histórias em quadrinhos Homem-Aranha (Personagem fictício) Branding (Marketing) |
description |
O tema do estudo é o personagem Homem- Aranha e a criação de versões alternativas do personagem como possibilidades de rebranding do herói original. A pesquisa tem o objetivo de compreender como essas variantes ressignificam o super-herói, estabelecendo novas relações de sentido e imergindo no Aranhaverso - multiverso do personagem. Estamos tratando de um estudo de caso que inicialmente traz bases teóricas relacionadas à criação de personagens, seguido do conceito científico de realidades paralelas - o multiverso - e uma contextualização do universo das histórias em quadrinhos, desde seu princípio, passando pela Era de Prata e culminando no Homem-Aranha. A partir daí, é feita uma análise envolvendo branding sobre o personagem, visualizando-o como um produto da indústria cultural, olhar que possibilita a análise do processo de rebranding nas variações do herói. Com essa base de conhecimento construída, inferimos a teoria sobre nossos objetos de análise, constatando diversas similaridades com o processo de rebranding. Essas semelhanças confirmam o personagem e suas variantes Miles Morales, Spider-Gwen e Homem-Aranha 2099 como marcas, que necessitam se atualizar ao longo do tempo com ações de redesign a fim de se aproximar com seus novos públicos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T13:22:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-30T13:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12996 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/1/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/2/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12996/3/TCC%20Pedro%20Henrique%20Marchioro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0386fb4bf20dc0b4a53b7ffe56afe0f6 bfa793f617aac7d200e74b66301c8e2e 3d8936fc7a2d58dd1424446476edefb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308912664936448 |