A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11392 |
Resumo: | Com a globalização, inúmeras grandes marcas se internacionalizaram nos últimos anos e, em consequência, cada vez mais as empresas brasileiras buscam se inserir no mercado internacional para que possam expandir seus negócios. Porém, para isso, é necessário possuir conhecimento do mercado-alvo e elaborar estratégias de como posicionar a marca no exterior. Nesse cenário, empresas denominadas trading companies, que possuem esse know-how internacional, oferecem a facilidade de realizar operações de exportação para as fabricantes brasileiras que almejam se inserir no mercado externo. A partir disso, este estudo busca analisar o processo de exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam dessa operação. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com profissionais de empresas fabricantes brasileiras e de trading companies, a fim de averiguar as principais características e dificuldades da inserção internacional via trading company. Os resultados mostram que os fabricantes e os traders tem uma percepção similar acerca das vantagens de realizar uma exportação indireta. Entretanto, as adversidades apontadas pelos entrevistados indicam que o relacionamento entre as empresas requer uma atenção maior para que consigam atingir novos mercados juntos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9a271bccc9fc5c0fcc584bca822aff69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11392 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jéssica deZin, Roque AlbertoKlein, Simone Fonseca de AndradeLazzari, Fernanda2022-12-15T15:22:20Z2022-12-15T15:22:20Z2021-12-092021-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/11392Com a globalização, inúmeras grandes marcas se internacionalizaram nos últimos anos e, em consequência, cada vez mais as empresas brasileiras buscam se inserir no mercado internacional para que possam expandir seus negócios. Porém, para isso, é necessário possuir conhecimento do mercado-alvo e elaborar estratégias de como posicionar a marca no exterior. Nesse cenário, empresas denominadas trading companies, que possuem esse know-how internacional, oferecem a facilidade de realizar operações de exportação para as fabricantes brasileiras que almejam se inserir no mercado externo. A partir disso, este estudo busca analisar o processo de exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam dessa operação. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com profissionais de empresas fabricantes brasileiras e de trading companies, a fim de averiguar as principais características e dificuldades da inserção internacional via trading company. Os resultados mostram que os fabricantes e os traders tem uma percepção similar acerca das vantagens de realizar uma exportação indireta. Entretanto, as adversidades apontadas pelos entrevistados indicam que o relacionamento entre as empresas requer uma atenção maior para que consigam atingir novos mercados juntos. [resumo fornecido pelo autor]With globalization, numerous major brands have gone international in recent years and, as a result, Brazilian companies are increasingly seeking to enter the international market to expand their business. However, it is necessary to have knowledge of the target market and develop strategies on how to position your brand abroad. In this scenario, companies called trading companies that have the international know-how, offer the facility to operate all export operations for Brazilian manufacturers that aim to enter the foreign market. From that, this work analyzed the indirect export process using Trading Company from the perspective of professionals who participate in the operation. Therefore, in order to seek reports on the main characteristics and difficulties of international insertion using Trading Company, in-depth individual interviews were conducted with professionals from Brazilian manufacturing companies and trading companies. The main results shows that manufacturers and traders have a similar perception about the advantages of operating an indirect export. However, the adversities pointed out by the interviewees indicate that the relationship between the companies requires greater attention so that they can reach new markets together. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalExportaçãoEmpresas comerciais exportadorasA exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-08TEXTTCC Jessica de Oliveira.pdf.txtTCC Jessica de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain129453https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/2/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf.txt7aae096b4bcdd8ec94d6be6d63d4a63dMD52THUMBNAILTCC Jessica de Oliveira.pdf.jpgTCC Jessica de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/3/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf.jpg3e2a095636a6598d4dedd134b9b6086aMD53ORIGINALTCC Jessica de Oliveira.pdfTCC Jessica de Oliveira.pdfapplication/pdf540255https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/1/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf760f48977a094dc7ad2845c29720bcb2MD5111338/113922022-12-17 12:02:24.154oai:repositorio.ucs.br:11338/11392Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:39.632680Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
title |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
spellingShingle |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação Oliveira, Jéssica de Comércio internacional Exportação Empresas comerciais exportadoras |
title_short |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
title_full |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
title_fullStr |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
title_full_unstemmed |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
title_sort |
A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação |
author |
Oliveira, Jéssica de |
author_facet |
Oliveira, Jéssica de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Zin, Roque Alberto Klein, Simone Fonseca de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda |
contributor_str_mv |
Lazzari, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio internacional Exportação Empresas comerciais exportadoras |
topic |
Comércio internacional Exportação Empresas comerciais exportadoras |
description |
Com a globalização, inúmeras grandes marcas se internacionalizaram nos últimos anos e, em consequência, cada vez mais as empresas brasileiras buscam se inserir no mercado internacional para que possam expandir seus negócios. Porém, para isso, é necessário possuir conhecimento do mercado-alvo e elaborar estratégias de como posicionar a marca no exterior. Nesse cenário, empresas denominadas trading companies, que possuem esse know-how internacional, oferecem a facilidade de realizar operações de exportação para as fabricantes brasileiras que almejam se inserir no mercado externo. A partir disso, este estudo busca analisar o processo de exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam dessa operação. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com profissionais de empresas fabricantes brasileiras e de trading companies, a fim de averiguar as principais características e dificuldades da inserção internacional via trading company. Os resultados mostram que os fabricantes e os traders tem uma percepção similar acerca das vantagens de realizar uma exportação indireta. Entretanto, as adversidades apontadas pelos entrevistados indicam que o relacionamento entre as empresas requer uma atenção maior para que consigam atingir novos mercados juntos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-15T15:22:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-15T15:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11392 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/2/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/3/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11392/1/TCC%20Jessica%20de%20Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aae096b4bcdd8ec94d6be6d63d4a63d 3e2a095636a6598d4dedd134b9b6086a 760f48977a094dc7ad2845c29720bcb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258444977733632 |