Utilização de fibras de polipropileno como fator de minimização da desagregação do concreto ocasionado pelas altas temperaturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11553 |
Resumo: | Amplamente o concreto é o material de construção mais aplicado no mundo, em decorrência a diversos fatores. Dentre suas propriedades é possível destacar seu bom desempenho perante elevadas temperaturas, caracterizado por sua baixa difusibilidade térmica e incombustibilidade. No entanto, apesar do concreto apresentar boa resistência e estabilidade perante ao fogo, com o acréscimo da temperatura sua resistência mecânica vai diminuindo ao longo do tempo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo estudar a influência das altas temperaturas em concretos convencionais, bem como o resfriamento brusco do concreto verificando as propriedades mecânicas residuais e a durabilidade das amostras, com e sem adição de fibras de polipropileno. Para isso, foram realizados ensaios em corpos de provas cilíndricos. Utilizando um concreto de resistência característica de 30 MPa, variando o teor de fibras de polipropileno, entre 1, 2 e 3 kg/m³, empregando diferentes gradientes de temperaturas, ambiente, 250ºC, 500 ºC e 750ºC. Após foi aplicado o choque térmico brusco nas amostras pelo método da imersão dos corpos de prova em água. Assim, ao longo desta pesquisa foi possível verificar que as fibras de polipropileno, melhoram as propriedades do concreto nas temperaturas ambiente e aos 250°C. Em temperaturas superiores, ela apresenta resultados aproximados com o traço de referência. Portanto, de uma maneira geral os traços ideais, afim de melhorar e minimizar a degradação do concreto frente as elevadas temperaturas foram os sem fibra e com 1 kg/m³ de fibra de polipropileno, apresentando resultados mais regulares e satisfatórios, ficando a cargo do engenheiro civil optar ou não pelo uso da microfibra de polipropileno em sua obra, visto que em ambos os casos os resultados foram aproximados. [resumo fornecido pelo autor] |
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Pedrotti, GuilhermeCecconello, VinícioSilva, Gustavo Ribeiro daSchäfer, Maurício2023-02-09T13:02:23Z2023-02-09T13:02:23Z2022-12-202022-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/11553Amplamente o concreto é o material de construção mais aplicado no mundo, em decorrência a diversos fatores. Dentre suas propriedades é possível destacar seu bom desempenho perante elevadas temperaturas, caracterizado por sua baixa difusibilidade térmica e incombustibilidade. No entanto, apesar do concreto apresentar boa resistência e estabilidade perante ao fogo, com o acréscimo da temperatura sua resistência mecânica vai diminuindo ao longo do tempo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo estudar a influência das altas temperaturas em concretos convencionais, bem como o resfriamento brusco do concreto verificando as propriedades mecânicas residuais e a durabilidade das amostras, com e sem adição de fibras de polipropileno. Para isso, foram realizados ensaios em corpos de provas cilíndricos. Utilizando um concreto de resistência característica de 30 MPa, variando o teor de fibras de polipropileno, entre 1, 2 e 3 kg/m³, empregando diferentes gradientes de temperaturas, ambiente, 250ºC, 500 ºC e 750ºC. Após foi aplicado o choque térmico brusco nas amostras pelo método da imersão dos corpos de prova em água. Assim, ao longo desta pesquisa foi possível verificar que as fibras de polipropileno, melhoram as propriedades do concreto nas temperaturas ambiente e aos 250°C. Em temperaturas superiores, ela apresenta resultados aproximados com o traço de referência. Portanto, de uma maneira geral os traços ideais, afim de melhorar e minimizar a degradação do concreto frente as elevadas temperaturas foram os sem fibra e com 1 kg/m³ de fibra de polipropileno, apresentando resultados mais regulares e satisfatórios, ficando a cargo do engenheiro civil optar ou não pelo uso da microfibra de polipropileno em sua obra, visto que em ambos os casos os resultados foram aproximados. [resumo fornecido pelo autor]Widely, concrete is the most applied building material in the world, due to several factors. Among its properties, it is possible to highlight its good performance at high temperatures, characterized by its low thermal diffusivity and non-combustibility. However, although concrete has good resistance and stability against fire, with increasing temperature its mechanical strength decreases over time. Therefore, this work aims to study the influence of high temperatures in conventional concrete, as well as the sudden cooling of the concrete, verifying the residual mechanical properties and the durability of the samples, with and without the addition of polypropylene fibers. For this, tests were performed on cylindrical specimens. Using a concrete with a characteristic strength of 30 MPa, varying the polypropylene fiber content, between 1, 2 and 3 kg/m³, using different gradients of temperature, environment, 250ºC, 500ºC and 750ºC. Afterwards, a sudden thermal shock was applied to the samples using the method of immersion of the specimens in water. Thus, throughout this research it was possible to verify that polypropylene fibers improve the properties of concrete at ambient temperatures and at 250°C. At higher temperatures, it gives approximate results with the reference trace. Therefore, in general, the ideal traits, in order to improve and minimize concrete degradation at high temperatures, were those without fiber and with 1 kg/m³ of polypropylene fiber, presenting more regular and satisfactory results, leaving it to the engineer civil choose or not to use polypropylene microfiber in his work, since in both cases the results were similar. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia civilMateriais de construçãoMateriais - TestesConcretoFibrasUtilização de fibras de polipropileno como fator de minimização da desagregação do concreto ocasionado pelas altas temperaturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia CivilCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-12-19ORIGINALTCC Guilherme Pedrotti.pdfTCC Guilherme Pedrotti.pdfapplication/pdf3521611https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11553/1/TCC%20Guilherme%20Pedrotti.pdfb1373b882cdc17afc31630a5ebeda327MD51TEXTTCC Guilherme Pedrotti.pdf.txtTCC Guilherme Pedrotti.pdf.txtExtracted texttext/plain160205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11553/2/TCC%20Guilherme%20Pedrotti.pdf.txt7f31bb977551ee3398fee6ebbb117f9aMD52THUMBNAILTCC Guilherme Pedrotti.pdf.jpgTCC Guilherme Pedrotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11553/3/TCC%20Guilherme%20Pedrotti.pdf.jpgb0deaa2068ddf256df6eba22845898fbMD5311338/115532023-03-16 17:10:24.581oai:repositorio.ucs.br:11338/11553Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:15.835236Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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