Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8992 |
Resumo: | O ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9d15337b07de26f5df8791cf8b3e0f2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8992 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kannenberg, Rakel MazettoMatter, Suelen SchollOliveira Filho, Luiz OrtizMatter, Suelen Scholl2021-11-05T12:49:26Z2021-11-05T12:49:26Z2020-10-122020https://repositorio.ucs.br/11338/8992O ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor]The teaching of singing is a historically practical activity, but in recent decades, especially in recent months, distance education has become a growing and irreversible reality. This study analyzed an online course, here entitled with the fictitious name VocalTec, in order to understand a method of teaching vocal technique in this modality. The methodology was a case study with a qualitative approach. The vocal exercises, objectives and teaching strategies of the VocalTec course were compared with the literature of voice professionals. In this type of comparative analysis, it is not intended to hierarchize theories, but to deepen knowledge about the phenomenon. The VocalTec method taught singing through specific exercises regarding breathing, resonance, articulation, tuning, virtuosity, and other aspects resulting from these techniques. Literature was shown to be similar in the teaching strategy by verbal orientation, imitation, body movement and use of various facilitating objects. In the analysis it was found that the teaching of distance learning has limitations in aspects such as generalization of vocal exercises and lack of interaction between student and teacher. These limiting aspects were mitigated by the proposal of the VocalTec course to change the tone and progress of the exercises and the availability of online singing teachers to answer students' verbal doubts; the course advises the student to take face-to-face classes with a preferred singing teacher. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoCanto - Instrução e estudoVoz - EducaçãoEnsino à distânciaMétodo de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdfTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdfapplication/pdf2123572https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/1/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdfaa9c2ea552553ed4bf3de443526a0166MD51TEXTTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdf.txtTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdf.txtExtracted texttext/plain149022https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/2/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdf.txt4ff04ada2c76b5e8f7433bb74ebd3f36MD52THUMBNAILTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdf.jpgTCC Rakel Mazetto Kannenberg.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/3/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdf.jpg8077f93b39175870d0db789e82f4797fMD5311338/89922022-10-18 18:00:48.51oai:repositorio.ucs.br:11338/8992Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:00:48Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
title |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
spellingShingle |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso Kannenberg, Rakel Mazetto Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Voz - Educação Ensino à distância |
title_short |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
title_full |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
title_fullStr |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
title_sort |
Método de ensino de técnica vocal em modalidade EAD: um estudo de caso |
author |
Kannenberg, Rakel Mazetto |
author_facet |
Kannenberg, Rakel Mazetto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Matter, Suelen Scholl Oliveira Filho, Luiz Ortiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kannenberg, Rakel Mazetto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matter, Suelen Scholl |
contributor_str_mv |
Matter, Suelen Scholl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Voz - Educação Ensino à distância |
topic |
Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Voz - Educação Ensino à distância |
description |
O ensino de canto é uma atividade historicamente de cunho prático, porém nas últimas décadas, especialmente nos últimos meses, a Educação a distância tem se tornado realidade crescente e irreversível. Esse estudo analisou um curso online, aqui intitulado com nome fictício VocalTec, a fim de compreender um método de ensino de técnica vocal nesta modalidade. A metodologia foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Os exercícios vocais, objetivos e estratégias de ensino do curso VocalTec foram submetidos a comparação com a literatura de profissionais da voz. Nesse tipo de análise comparativa não se pretende hierarquizar teorias, mas aprofundar conhecimentos sobre o fenômeno. O método VocalTec ensinou canto por meio de exercícios pontuais quanto a técnica de respiração, ressonância, articulação, afinação, virtuosismo, e outros aspectos decorrentes desses. Se mostrou similar a literatura, na estratégia de ensino pela orientação verbal, imitação, movimento de corpo e uso de objetos variados facilitadores. Na análise constatou-se que o ensino de canto EaD possui limitação em aspectos como generalização de exercícios vocais e falta de interação entre aluno e professor. Esses aspectos limitadores foram amenizados com a proposta do curso VocalTec de alteração de tonalidade e andamento dos exercícios e a disposição de professores de canto online para responderem a dúvidas verbais de alunos; o curso aconselha que o aluno tenha aulas presenciais com professor de canto de sua preferência. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-05T12:49:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-05T12:49:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8992 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/1/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/2/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8992/3/TCC%20Rakel%20Mazetto%20Kannenberg.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa9c2ea552553ed4bf3de443526a0166 4ff04ada2c76b5e8f7433bb74ebd3f36 8077f93b39175870d0db789e82f4797f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308877290176512 |