Análise do desempenho térmico em uma edificação escolar no município de Caxias do Sul, por meio da ABNT NBR 15.575:2013
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8847 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a norma de desempenho NBR 15.575 (ABNT, 2013) quanto aos requisitos de desempenho térmico, sendo o objeto de estudo uma edificação escolar particular localizada em Caxias do Sul/RS. O objetivo foi analisar o desempenho térmico das salas de aula da edificação, utilizando o método de simulação computacional. Visto que o conforto térmico interfere no aproveitamento didático dos alunos, é importante que seja realizado uma avaliação do ambiente escolar, de forma a melhorar as condições térmicas e consequentemente, o desempenho escolar dos usuários. Tal estudo foi realizada através do software EnergyPlus. Para o estudo de caso, a edificação obteve 91,9% das salas com desempenho superior para o inverno e 100% para o verão, quando considerado o período letivo. Foram propostas algumas sugestões de adequação de projeto, a fim de melhorar este percentual. Realizou-se simulações com brises, manta térmica para o telhado e vidros duplos para as janelas. Comparando todos os resultados, notou-se que os brises não seriam eficazes, devido ao sombreamento das edificações vizinhas ao prédio em estudo. A melhor opção foi a utilização de vidros duplos. [resumo fornecido pelo autor] |
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Fermiano, Ana PaulaFroener, Muriel ScopelGarlet, GivanildoAlves, Marta Baltar2021-10-05T19:23:15Z2021-10-05T19:23:15Z2021-05-222020-12-04https://repositorio.ucs.br/11338/8847O presente trabalho tem como tema a norma de desempenho NBR 15.575 (ABNT, 2013) quanto aos requisitos de desempenho térmico, sendo o objeto de estudo uma edificação escolar particular localizada em Caxias do Sul/RS. O objetivo foi analisar o desempenho térmico das salas de aula da edificação, utilizando o método de simulação computacional. Visto que o conforto térmico interfere no aproveitamento didático dos alunos, é importante que seja realizado uma avaliação do ambiente escolar, de forma a melhorar as condições térmicas e consequentemente, o desempenho escolar dos usuários. Tal estudo foi realizada através do software EnergyPlus. Para o estudo de caso, a edificação obteve 91,9% das salas com desempenho superior para o inverno e 100% para o verão, quando considerado o período letivo. Foram propostas algumas sugestões de adequação de projeto, a fim de melhorar este percentual. Realizou-se simulações com brises, manta térmica para o telhado e vidros duplos para as janelas. Comparando todos os resultados, notou-se que os brises não seriam eficazes, devido ao sombreamento das edificações vizinhas ao prédio em estudo. A melhor opção foi a utilização de vidros duplos. [resumo fornecido pelo autor]The present work has as its theme the performance standard NBR 15.575 (ABNT, 2013) regarding thermal performance requirements, the object of study being a private school building located in Caxias do Sul / RS. The objective was to analyze the thermal performance of the building's classrooms, using the computer simulation method. Since thermal comfort interferes with students' didactic use, it is important that an evaluation of the school environment is carried out, in order to improve thermal conditions and, consequently, the school performance of users. This study was carried out using the EnergyPlus software. For the case study, the building obtained 91.9% of the rooms with superior performance for the winter and 100% for the summer, when considering the academic period. Some suggestions for project adequacy have been proposed in order to improve this percentage. Simulations were carried out with brise soleils, thermal blanket for the roof and double glazing for the windows. Comparing all the results, it was noted that the brise soleils would not be effective, due to the shading of the buildings next to the building under study. The best option was the use of double glazing. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia civilConstrução civil - NormasMateriais - Propriedades térmicasAnálise do desempenho térmico em uma edificação escolar no município de Caxias do Sul, por meio da ABNT NBR 15.575:2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia CivilCampus Universitário de Caxias do Sul2021-03-21ORIGINALTCC Ana Paula Fermiano.pdfTCC Ana Paula Fermiano.pdfapplication/pdf1903516https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8847/1/TCC%20Ana%20Paula%20Fermiano.pdf412b2d0d969aaea303674f8f59b7ee5aMD51TEXTTCC Ana Paula Fermiano.pdf.txtTCC Ana Paula Fermiano.pdf.txtExtracted texttext/plain129923https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8847/2/TCC%20Ana%20Paula%20Fermiano.pdf.txt3fef7441d889aa3e96d43abb53bef062MD52THUMBNAILTCC Ana Paula Fermiano.pdf.jpgTCC Ana Paula Fermiano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8847/3/TCC%20Ana%20Paula%20Fermiano.pdf.jpg7940358bddf5d3eec7cf912bb95700ebMD5311338/88472022-10-18 18:42:27.957oai:repositorio.ucs.br:11338/8847Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:42:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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