Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8399 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral identificar possíveis contribuições da teoria do apego, quanto às relações familiares, escolares e outras, interferindo na constituição psíquica de uma criança. Sabe-se que são nos primeiros anos de vida da criança que se desenvolvem os padrões de comportamentos que tendem a permanecer e acompanhá-lo ao longo de seu crescimento. Atualmente a necessidade de muitas famílias pelo auxílio de outros serviços direcionados ao cuidado na primeira infância tem crescido consideravelmente, ampliando a rede de relações que a mesma estabelece. Com isso é importante entender a qualidade do vínculo estabelecido, pois este norteará as próximas etapas do desenvolvimento da criança. A teoria do apego ao retratar o estudo da dinâmica que ocorre nas relações interpessoais, explicando a importância das vinculações, bem como o conceito de base segura alicerçam com coerência os aspectos discorridos. Por objetivos específicos foram apresentados: descrever aspectos fundamentais da constituição psíquica de uma criança; conceituar a teoria do apego, enfatizando seus modelos e fases no desenvolvimento da criança; e caracterizar as relações familiares, escolares e outras estabelecidas pela criança, a partir de Bowlby. Os materiais utilizados para a construção do trabalho foram baseados na linha teórica da psicanálise, utilizando livros e artigos de Freud para melhor compreensão acerca de principais aspectos da constituição psíquica, e tendo como foco principal a teoria do apego de Bowlby. Para a elaboração deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e interpretativo, utilizando análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999) como referencial de análise. Foram analisados recortes de cenas do filme Milagre na cela 7 (2019) como fonte para análise, os quais foram agrupados em categorias que dizem respeito à: relação entre a personagem e seus familiares (pai/bisavó), tal visa discutir conteúdos emergentes dos relacionamentos entre a criança e seus familiares, que são as figuras principais no cotidiano da menina; relação da personagem com professora e colegas (escola), esta discorre os conteúdos a partir do contato da criança com o mundo exterior, por meio dos vínculos estabelecidos para além da família; e por fim a relação da personagem estabelecida com outros (terceiros), que possui foco na maneira com a qual a criança lida com determinadas situações, bem como a compreensão da base por trás de sua personalidade. Pode-se considerar a partir da discussão dos dados que, a teoria do apego representa um campo amplo de possibilidades que viabilizam a melhor compreensão do desenvolvimento humano. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ae97d48581c17f05ae87c7cb2d759e1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8399 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Padilha, Marina GabrielaPerazzolo, Olga AraújoCemin, Tânia Maria2021-06-26T01:03:02Z2021-06-26T01:03:02Z2021-05-112020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/8399O presente trabalho teve como objetivo geral identificar possíveis contribuições da teoria do apego, quanto às relações familiares, escolares e outras, interferindo na constituição psíquica de uma criança. Sabe-se que são nos primeiros anos de vida da criança que se desenvolvem os padrões de comportamentos que tendem a permanecer e acompanhá-lo ao longo de seu crescimento. Atualmente a necessidade de muitas famílias pelo auxílio de outros serviços direcionados ao cuidado na primeira infância tem crescido consideravelmente, ampliando a rede de relações que a mesma estabelece. Com isso é importante entender a qualidade do vínculo estabelecido, pois este norteará as próximas etapas do desenvolvimento da criança. A teoria do apego ao retratar o estudo da dinâmica que ocorre nas relações interpessoais, explicando a importância das vinculações, bem como o conceito de base segura alicerçam com coerência os aspectos discorridos. Por objetivos específicos foram apresentados: descrever aspectos fundamentais da constituição psíquica de uma criança; conceituar a teoria do apego, enfatizando seus modelos e fases no desenvolvimento da criança; e caracterizar as relações familiares, escolares e outras estabelecidas pela criança, a partir de Bowlby. Os materiais utilizados para a construção do trabalho foram baseados na linha teórica da psicanálise, utilizando livros e artigos de Freud para melhor compreensão acerca de principais aspectos da constituição psíquica, e tendo como foco principal a teoria do apego de Bowlby. Para a elaboração deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e interpretativo, utilizando análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999) como referencial de análise. Foram analisados recortes de cenas do filme Milagre na cela 7 (2019) como fonte para análise, os quais foram agrupados em categorias que dizem respeito à: relação entre a personagem e seus familiares (pai/bisavó), tal visa discutir conteúdos emergentes dos relacionamentos entre a criança e seus familiares, que são as figuras principais no cotidiano da menina; relação da personagem com professora e colegas (escola), esta discorre os conteúdos a partir do contato da criança com o mundo exterior, por meio dos vínculos estabelecidos para além da família; e por fim a relação da personagem estabelecida com outros (terceiros), que possui foco na maneira com a qual a criança lida com determinadas situações, bem como a compreensão da base por trás de sua personalidade. Pode-se considerar a partir da discussão dos dados que, a teoria do apego representa um campo amplo de possibilidades que viabilizam a melhor compreensão do desenvolvimento humano. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaComportamento de apegoRelações humanasTeoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-05-10ORIGINALTCC Marina Gabriela Padilha.pdfTCC Marina Gabriela Padilha.pdfapplication/pdf590258https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/1/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf81c4a075fdfed6a4ac4cd13789e7dc76MD51TEXTTCC Marina Gabriela Padilha.pdf.txtTCC Marina Gabriela Padilha.pdf.txtExtracted texttext/plain94162https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/2/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf.txt676e5695c808506a75254a821c265289MD52THUMBNAILTCC Marina Gabriela Padilha.pdf.jpgTCC Marina Gabriela Padilha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/3/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf.jpg6300c783d8adb5d146ffb45da32063ecMD5311338/83992021-07-12 17:49:39.013oai:repositorio.ucs.br:11338/8399Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:30.051911Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
title |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
spellingShingle |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança Padilha, Marina Gabriela Psicologia Comportamento de apego Relações humanas |
title_short |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
title_full |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
title_fullStr |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
title_full_unstemmed |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
title_sort |
Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança |
author |
Padilha, Marina Gabriela |
author_facet |
Padilha, Marina Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Perazzolo, Olga Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Marina Gabriela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
contributor_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Comportamento de apego Relações humanas |
topic |
Psicologia Comportamento de apego Relações humanas |
description |
O presente trabalho teve como objetivo geral identificar possíveis contribuições da teoria do apego, quanto às relações familiares, escolares e outras, interferindo na constituição psíquica de uma criança. Sabe-se que são nos primeiros anos de vida da criança que se desenvolvem os padrões de comportamentos que tendem a permanecer e acompanhá-lo ao longo de seu crescimento. Atualmente a necessidade de muitas famílias pelo auxílio de outros serviços direcionados ao cuidado na primeira infância tem crescido consideravelmente, ampliando a rede de relações que a mesma estabelece. Com isso é importante entender a qualidade do vínculo estabelecido, pois este norteará as próximas etapas do desenvolvimento da criança. A teoria do apego ao retratar o estudo da dinâmica que ocorre nas relações interpessoais, explicando a importância das vinculações, bem como o conceito de base segura alicerçam com coerência os aspectos discorridos. Por objetivos específicos foram apresentados: descrever aspectos fundamentais da constituição psíquica de uma criança; conceituar a teoria do apego, enfatizando seus modelos e fases no desenvolvimento da criança; e caracterizar as relações familiares, escolares e outras estabelecidas pela criança, a partir de Bowlby. Os materiais utilizados para a construção do trabalho foram baseados na linha teórica da psicanálise, utilizando livros e artigos de Freud para melhor compreensão acerca de principais aspectos da constituição psíquica, e tendo como foco principal a teoria do apego de Bowlby. Para a elaboração deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e interpretativo, utilizando análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999) como referencial de análise. Foram analisados recortes de cenas do filme Milagre na cela 7 (2019) como fonte para análise, os quais foram agrupados em categorias que dizem respeito à: relação entre a personagem e seus familiares (pai/bisavó), tal visa discutir conteúdos emergentes dos relacionamentos entre a criança e seus familiares, que são as figuras principais no cotidiano da menina; relação da personagem com professora e colegas (escola), esta discorre os conteúdos a partir do contato da criança com o mundo exterior, por meio dos vínculos estabelecidos para além da família; e por fim a relação da personagem estabelecida com outros (terceiros), que possui foco na maneira com a qual a criança lida com determinadas situações, bem como a compreensão da base por trás de sua personalidade. Pode-se considerar a partir da discussão dos dados que, a teoria do apego representa um campo amplo de possibilidades que viabilizam a melhor compreensão do desenvolvimento humano. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-26T01:03:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-26T01:03:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8399 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/1/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/2/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8399/3/TCC%20Marina%20Gabriela%20Padilha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81c4a075fdfed6a4ac4cd13789e7dc76 676e5695c808506a75254a821c265289 6300c783d8adb5d146ffb45da32063ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420875165696 |