Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/530 |
Resumo: | Os esforços conjuntos entre empresas são cada vez mais comuns, mesmo que exista rivalidade competitiva no mercado. Empresas tendem a se agrupar no que vem a ser conFigurado como cluster, formando massas críticas segmentos da indústria para aproveitar a sinergia como o aumento da produtividade, inovação e, em sua essência, a possibilidade de se tornarem mais competitivas. Dado que os clusters aumentam a competitividade de uma indústria e dado que o turismo constitui um poderoso instrumento de desenvolvimento regional, o presente estudo teve como objetivo analisar os determinantes da vantagem competitiva dos Clusters turísticos de Santo Antão - São Vicente e Sal - Boavista que são um conjunto de quatro ilhas situadas na Republica de Cabo Verde África. A fim de identificar quais as variáveis relevantes para aperfeiçoar a competitividade nestas regiões foi aplicado um questionário semi-estruturado sob a luz do modelo do Diamante da Competitividade de Porter (1990), contemplando os atributos: (i) condições dos fatores, (ii) condições da demanda, (iii) estratégia, estrutura e rivalidade da empresas, (iv) setores correlatos e de apoio; e ainda a variável Governo. O papel do Governo foi avaliado a partir da esfera nacional considerando que este pode influenciar, de forma significativa, os determinantes da vantagem competitiva. Assim, a operacionalização deste estudo foi mediante uma pesquisa quantitativa, com a análise dos dados através do procedimento estatístico chamado de Mann Whitney. Os dados provenientes da pesquisa de campo, resultaram de uma amostra de 100 empresas hotéis, restaurantes, agências de viagem, esportes e recreação, discotecas, alojamentos e locadora de veículos - que foi proporcionalmente dividida entre os dois clusters. Os resultados decorrentes da aplicação do Modelo indicam o desempenho competitivo turístico de cada um dos clusters permitindo assim inferir implicações teóricas e empíricas, bem como as decorrentes implicações gerenciais que favorecem os objetivos tanto de ordem pública como privada visando o aperfeiçoamento da competitividade nos clusters em estudo. Ainda é possível através de uma base comparativa das variáveis analisadas fomentar o aprendizado de uma região em relação a outra com o intuito de instituir melhorias. |
id |
UCS_b3871e0988a85ed2ad19e516f98374ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/530 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortes, Valter Marcos MonteiroBarcellos, Paulo Fernando Pinto2014-06-02T19:46:58Z2014-06-02T19:46:58Z2014-06-022010-12-15https://repositorio.ucs.br/handle/11338/530Os esforços conjuntos entre empresas são cada vez mais comuns, mesmo que exista rivalidade competitiva no mercado. Empresas tendem a se agrupar no que vem a ser conFigurado como cluster, formando massas críticas segmentos da indústria para aproveitar a sinergia como o aumento da produtividade, inovação e, em sua essência, a possibilidade de se tornarem mais competitivas. Dado que os clusters aumentam a competitividade de uma indústria e dado que o turismo constitui um poderoso instrumento de desenvolvimento regional, o presente estudo teve como objetivo analisar os determinantes da vantagem competitiva dos Clusters turísticos de Santo Antão - São Vicente e Sal - Boavista que são um conjunto de quatro ilhas situadas na Republica de Cabo Verde África. A fim de identificar quais as variáveis relevantes para aperfeiçoar a competitividade nestas regiões foi aplicado um questionário semi-estruturado sob a luz do modelo do Diamante da Competitividade de Porter (1990), contemplando os atributos: (i) condições dos fatores, (ii) condições da demanda, (iii) estratégia, estrutura e rivalidade da empresas, (iv) setores correlatos e de apoio; e ainda a variável Governo. O papel do Governo foi avaliado a partir da esfera nacional considerando que este pode influenciar, de forma significativa, os determinantes da vantagem competitiva. Assim, a operacionalização deste estudo foi mediante uma pesquisa quantitativa, com a análise dos dados através do procedimento estatístico chamado de Mann Whitney. Os dados provenientes da pesquisa de campo, resultaram de uma amostra de 100 empresas hotéis, restaurantes, agências de viagem, esportes e recreação, discotecas, alojamentos e locadora de veículos - que foi proporcionalmente dividida entre os dois clusters. Os resultados decorrentes da aplicação do Modelo indicam o desempenho competitivo turístico de cada um dos clusters permitindo assim inferir implicações teóricas e empíricas, bem como as decorrentes implicações gerenciais que favorecem os objetivos tanto de ordem pública como privada visando o aperfeiçoamento da competitividade nos clusters em estudo. Ainda é possível através de uma base comparativa das variáveis analisadas fomentar o aprendizado de uma região em relação a outra com o intuito de instituir melhorias.Joint efforts between firms are increasingly common, even when there exists competitive rivalry in the market. Companies tend to group together in (I erased what was written here) clusters, forming critical masses of industries to take advantage of synergies such as increased productivity, innovation and, in essence, the possibility of becoming more competitive. Given that clusters increase the competitiveness of an industry and given that tourism is a powerful instrument of regional development, this study is aimed at examining the determinants of competitive advantage for tourism clusters of Santo Antao - Sao Vicente and Sal - Boavista, which are a set of four islands located in the Republic of Cape Verde, Africa. In order to identify the relevant variables to enhance competitiveness in these regions, a semi-structured model was created in light of the "Diamond of Competitiveness" by Porter (1990). It incorporated the following attributes: (i) factor conditions, (ii) demand conditions, (iii) strategy, structure and rivalry of the companies, (iv) related and supporting industries, and the influence of the government variable. The Government´s role was evaluated from the national level whereas this can influence significantly the determinants of competitive advantage. Thus, the operationalization of this study was through a quantitative survey, with data analysis using the statistical procedure called the Mann Whitney. Data from field research resulted in a sample of 100 businesses, hotels, restaurants, travel agencies, sports and recreation, clubs, lodging and rental car, which was proportionally divided between the two clusters. Results from the application of the model indicate the competitive performance of tourism in each of the clusters thus infer theoretical and empirical implications, and the resulting managerial implications that favor the goals of both public and private sector aimed at improving the competitiveness of the clusters under study . It is still possible through a comparative basis of variables foster learning from one region over another in order to introduce improvements.AdministraçãoTurismoCabo VerdeSão Vicente, Ilha de (Cabo Verde)Santo Antão, Ilha de (Cabo Verde)Sal, Ilha do (Cabo Verde)Boa Vista, Ilha da (Cabo Verde)Diamante da competitividadeCape VerdeSanto Antão Island (Cape Verde)São Vicente Island (Cape Verde)Sal (Cape Verde)Boa Vista Island (Cape Verde)ClusterClusterTourismCompetitiveness DiamondTurismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2683928922630741FORTES, V. M. M.Programa de Pós-Graduação de Mestrado em AdministraçãoTEXTDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdf.txtDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdf.txtExtracted texttext/plain194102https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/3/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdf.txt39a13a4e46e20a16620649cff3510f0bMD53THUMBNAILDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdf.jpgDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/4/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdf.jpgc2ba79574be6f5fb57dec0c8d31464a1MD54ORIGINALDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdfDissertacao Valter Marcos Monteiro Fortes.pdfapplication/pdf3855968https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/1/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdfcb006ce594b51e09e333958bf73df3d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5302018-08-23 13:30:50.712oai:repositorio.ucs.br:11338/530IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:36.773593Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
title |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
spellingShingle |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista Fortes, Valter Marcos Monteiro Administração Turismo Cabo Verde São Vicente, Ilha de (Cabo Verde) Santo Antão, Ilha de (Cabo Verde) Sal, Ilha do (Cabo Verde) Boa Vista, Ilha da (Cabo Verde) Diamante da competitividade Cape Verde Santo Antão Island (Cape Verde) São Vicente Island (Cape Verde) Sal (Cape Verde) Boa Vista Island (Cape Verde) Cluster Cluster Tourism Competitiveness Diamond |
title_short |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
title_full |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
title_fullStr |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
title_full_unstemmed |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
title_sort |
Turismo em Cabo Verde : um estudo da competitividade entre os clusters de Santo Antão-São Vicente e Sal-Boa Vista |
author |
Fortes, Valter Marcos Monteiro |
author_facet |
Fortes, Valter Marcos Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Valter Marcos Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcellos, Paulo Fernando Pinto |
contributor_str_mv |
Barcellos, Paulo Fernando Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Turismo Cabo Verde São Vicente, Ilha de (Cabo Verde) Santo Antão, Ilha de (Cabo Verde) Sal, Ilha do (Cabo Verde) Boa Vista, Ilha da (Cabo Verde) Diamante da competitividade Cape Verde Santo Antão Island (Cape Verde) São Vicente Island (Cape Verde) Sal (Cape Verde) Boa Vista Island (Cape Verde) |
topic |
Administração Turismo Cabo Verde São Vicente, Ilha de (Cabo Verde) Santo Antão, Ilha de (Cabo Verde) Sal, Ilha do (Cabo Verde) Boa Vista, Ilha da (Cabo Verde) Diamante da competitividade Cape Verde Santo Antão Island (Cape Verde) São Vicente Island (Cape Verde) Sal (Cape Verde) Boa Vista Island (Cape Verde) Cluster Cluster Tourism Competitiveness Diamond |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cluster Cluster Tourism Competitiveness Diamond |
description |
Os esforços conjuntos entre empresas são cada vez mais comuns, mesmo que exista rivalidade competitiva no mercado. Empresas tendem a se agrupar no que vem a ser conFigurado como cluster, formando massas críticas segmentos da indústria para aproveitar a sinergia como o aumento da produtividade, inovação e, em sua essência, a possibilidade de se tornarem mais competitivas. Dado que os clusters aumentam a competitividade de uma indústria e dado que o turismo constitui um poderoso instrumento de desenvolvimento regional, o presente estudo teve como objetivo analisar os determinantes da vantagem competitiva dos Clusters turísticos de Santo Antão - São Vicente e Sal - Boavista que são um conjunto de quatro ilhas situadas na Republica de Cabo Verde África. A fim de identificar quais as variáveis relevantes para aperfeiçoar a competitividade nestas regiões foi aplicado um questionário semi-estruturado sob a luz do modelo do Diamante da Competitividade de Porter (1990), contemplando os atributos: (i) condições dos fatores, (ii) condições da demanda, (iii) estratégia, estrutura e rivalidade da empresas, (iv) setores correlatos e de apoio; e ainda a variável Governo. O papel do Governo foi avaliado a partir da esfera nacional considerando que este pode influenciar, de forma significativa, os determinantes da vantagem competitiva. Assim, a operacionalização deste estudo foi mediante uma pesquisa quantitativa, com a análise dos dados através do procedimento estatístico chamado de Mann Whitney. Os dados provenientes da pesquisa de campo, resultaram de uma amostra de 100 empresas hotéis, restaurantes, agências de viagem, esportes e recreação, discotecas, alojamentos e locadora de veículos - que foi proporcionalmente dividida entre os dois clusters. Os resultados decorrentes da aplicação do Modelo indicam o desempenho competitivo turístico de cada um dos clusters permitindo assim inferir implicações teóricas e empíricas, bem como as decorrentes implicações gerenciais que favorecem os objetivos tanto de ordem pública como privada visando o aperfeiçoamento da competitividade nos clusters em estudo. Ainda é possível através de uma base comparativa das variáveis analisadas fomentar o aprendizado de uma região em relação a outra com o intuito de instituir melhorias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-02T19:46:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-02T19:46:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/530 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/3/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/4/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/1/Dissertacao%20Valter%20Marcos%20Monteiro%20Fortes.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/530/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39a13a4e46e20a16620649cff3510f0b c2ba79574be6f5fb57dec0c8d31464a1 cb006ce594b51e09e333958bf73df3d8 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258450193350656 |