Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Marta Elisete Ventura da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/83
Resumo: A inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, que gerenciam seus conhecimentos e conseguem combiná-los e compartilhá-los entre os seus colaboradores, adquirem benefícios, como aumento da competitividade; auxílio na tomada de decisão; melhoria no atendimento das expectativas dos clientes e melhoria da eficiência nas operações. Com base na revisão da literatura sobre os temas de conhecimento e inovação tecnológica e desempenho em periódicos de impacto, conforme o Scopus, foi definido o objetivo geral desta tese, ou seja, avaliar se a inovação tecnológica é uma variável mediadora entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população foi formada por professores pertencentes ao quadro permanente dos PPGs das IES do Sul do Brasil. A amostragem foi probabilística de dois estágios. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s®. Os resultados obtidos sustentaram as hipóteses formuladas para esta tese. Pode-se verificar que as dimensões da conversão do conhecimento têm impacto positivo na inovação tecnológica. Assim, como constatou-se que a capacidade de conversão do conhecimento se relaciona positivamente com as inovações tecnológicas. Também pode ser averiguado que as inovações tecnológicas se relacionam positivamente com o desempenho das IES. Destaca-se a relação positiva entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das IES. Importante destacar o achado desta tese relacionado à divisão do construto desempenho, em intelectual e tecnológico. Por fim, foi elaborado o modelo teórico completo incluindo variáveis de controle. Para estudos futuros, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado, em outras Instituições de Ensino Superior do País. Sugere-se também analisar as barreiras e facilitadores da conversão do conhecimento em relação às inovações e transferências tecnológicas, comparando os antecedentes, consequências, mediadores e moderadores da inovação e desempenho. Por fim, recomenda-se realizar estudos longitudinais que permitam examinar as variáveis de controle para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras e a evolução dos PPG’s desde o início do seu funcionamento.
id UCS_b6d2256fedf18821f5dd6e178ba2281b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/83
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Motta, Marta Elisete Ventura daMalafaia, Guilherme CunhaLopes, Luis Felipe DiasMunhoz Olea, PelayoCarmargo, Maria Emilia2014-04-17T13:47:25Z2014-04-17T13:47:25Z2014-04-172013-11-29https://repositorio.ucs.br/handle/11338/83A inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, que gerenciam seus conhecimentos e conseguem combiná-los e compartilhá-los entre os seus colaboradores, adquirem benefícios, como aumento da competitividade; auxílio na tomada de decisão; melhoria no atendimento das expectativas dos clientes e melhoria da eficiência nas operações. Com base na revisão da literatura sobre os temas de conhecimento e inovação tecnológica e desempenho em periódicos de impacto, conforme o Scopus, foi definido o objetivo geral desta tese, ou seja, avaliar se a inovação tecnológica é uma variável mediadora entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população foi formada por professores pertencentes ao quadro permanente dos PPGs das IES do Sul do Brasil. A amostragem foi probabilística de dois estágios. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s®. Os resultados obtidos sustentaram as hipóteses formuladas para esta tese. Pode-se verificar que as dimensões da conversão do conhecimento têm impacto positivo na inovação tecnológica. Assim, como constatou-se que a capacidade de conversão do conhecimento se relaciona positivamente com as inovações tecnológicas. Também pode ser averiguado que as inovações tecnológicas se relacionam positivamente com o desempenho das IES. Destaca-se a relação positiva entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das IES. Importante destacar o achado desta tese relacionado à divisão do construto desempenho, em intelectual e tecnológico. Por fim, foi elaborado o modelo teórico completo incluindo variáveis de controle. Para estudos futuros, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado, em outras Instituições de Ensino Superior do País. Sugere-se também analisar as barreiras e facilitadores da conversão do conhecimento em relação às inovações e transferências tecnológicas, comparando os antecedentes, consequências, mediadores e moderadores da inovação e desempenho. Por fim, recomenda-se realizar estudos longitudinais que permitam examinar as variáveis de controle para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras e a evolução dos PPG’s desde o início do seu funcionamento.Innovation has become a major source of competitive advantage in the face of competition, identified as the transformation of enterprise knowledge into new products and processes. Caveat-if organizations that manage their knowledge and can combine them and share them among your employees, acquire benefits such as increased competitiveness; aid in decisionmaking; improvement in meeting the expectations of customers and improved efficiency in operations. Based on the review of the literature on the topics of knowledge and technological innovation and performance in impact journals, according to Scopus, was defined the general objective of this thesis, i.e. assess whether technological innovation is a mediator variable between the ability of converting knowledge and performance of higher education institutions in the South of Brazil. The survey was quantitative, exploratory and descriptive character and with lifting of the survey type, with a cross-section. The population was formed by teachers belonging to the permanent staff of the IES South – Brazil. The two-stage sampling was probabilistic. The data were collected through a questionnaire available electronically via Google Doc's ®. The results supported the hypotheses formulated for this thesis. You can check that the dimensions of conversion of knowledge have positive impact on technological innovation. So, as it was found that the capacity of knowledge conversion relates positively to technological innovations. Can also be verified that the technological innovations relate positively with the performance of institutions of higher education. Highlight the positive relationship between the ability of converting knowledge and the performance of institutions of higher education. Important to highlight the findings of this thesis related to Division of performance construct, in technological and intellectual. Finally, the complete theoretical model including control variables. For future studies, it is suggested the application of validated research instrument, in other universities in the country. It is suggested to also analyze the barriers and facilitators of knowledge translation in relation to innovations and technological transfers, comparing the antecedents, consequences, mediators and moderators of innovation and performance. Finally, it is recommended to carry out longitudinal studies that examine the control variables for all Brazilian universities and the evolution of PPG's since the beginning of its functioning.Universidades e faculdades - InovaçãoEnsino superior - BrasilConversão do conhecimentoInovações tecnológicasUniversidades e faculdadesUniversities and colleges - InnovationEducation, Higher - BrazilKnowledge conversionTechnological innovationCapacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0755405246910442MOTTA, M. E. V.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdf.txtTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdf.txtExtracted texttext/plain289566https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/3/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf.txt21e99bcdf48731930a6f7780bfb68cd6MD53THUMBNAILTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdf.jpgTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/4/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf.jpg7acfb7d15bab2f999d7ae6b013556db3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD52ORIGINALTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdfTese Marta Elisete Ventura da Motta.pdfapplication/pdf1473599https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/1/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf04ba5389a6659d7dcd8ca1add194d3d7MD5111338/832018-08-17 06:24:59.568oai:repositorio.ucs.br:11338/83IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:31.612714Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
title Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
spellingShingle Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
Motta, Marta Elisete Ventura da
Universidades e faculdades - Inovação
Ensino superior - Brasil
Conversão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Universities and colleges - Innovation
Education, Higher - Brazil
Knowledge conversion
Technological innovation
title_short Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
title_full Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
title_fullStr Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
title_full_unstemmed Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
title_sort Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
author Motta, Marta Elisete Ventura da
author_facet Motta, Marta Elisete Ventura da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Malafaia, Guilherme Cunha
Lopes, Luis Felipe Dias
Munhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmargo, Maria Emilia
contributor_str_mv Carmargo, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - Inovação
Ensino superior - Brasil
Conversão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Universities and colleges - Innovation
Education, Higher - Brazil
Knowledge conversion
Technological innovation
topic Universidades e faculdades - Inovação
Ensino superior - Brasil
Conversão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Universities and colleges - Innovation
Education, Higher - Brazil
Knowledge conversion
Technological innovation
description A inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, que gerenciam seus conhecimentos e conseguem combiná-los e compartilhá-los entre os seus colaboradores, adquirem benefícios, como aumento da competitividade; auxílio na tomada de decisão; melhoria no atendimento das expectativas dos clientes e melhoria da eficiência nas operações. Com base na revisão da literatura sobre os temas de conhecimento e inovação tecnológica e desempenho em periódicos de impacto, conforme o Scopus, foi definido o objetivo geral desta tese, ou seja, avaliar se a inovação tecnológica é uma variável mediadora entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população foi formada por professores pertencentes ao quadro permanente dos PPGs das IES do Sul do Brasil. A amostragem foi probabilística de dois estágios. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s®. Os resultados obtidos sustentaram as hipóteses formuladas para esta tese. Pode-se verificar que as dimensões da conversão do conhecimento têm impacto positivo na inovação tecnológica. Assim, como constatou-se que a capacidade de conversão do conhecimento se relaciona positivamente com as inovações tecnológicas. Também pode ser averiguado que as inovações tecnológicas se relacionam positivamente com o desempenho das IES. Destaca-se a relação positiva entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das IES. Importante destacar o achado desta tese relacionado à divisão do construto desempenho, em intelectual e tecnológico. Por fim, foi elaborado o modelo teórico completo incluindo variáveis de controle. Para estudos futuros, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado, em outras Instituições de Ensino Superior do País. Sugere-se também analisar as barreiras e facilitadores da conversão do conhecimento em relação às inovações e transferências tecnológicas, comparando os antecedentes, consequências, mediadores e moderadores da inovação e desempenho. Por fim, recomenda-se realizar estudos longitudinais que permitam examinar as variáveis de controle para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras e a evolução dos PPG’s desde o início do seu funcionamento.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-17T13:47:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-17T13:47:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/83
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/3/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/4/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/83/1/Tese%20Marta%20Elisete%20Ventura%20da%20Motta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21e99bcdf48731930a6f7780bfb68cd6
7acfb7d15bab2f999d7ae6b013556db3
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
04ba5389a6659d7dcd8ca1add194d3d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258438202884096