O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8990 |
Resumo: | O Heavy Metal surgiu no final da década de 1960. Foi extremamente popular nos anos 1980, época em que surgiram alguns dos artistas mais influentes desse gênero musical. Algumas das características que são recorrentes nas composições são o uso de power chords e da escala pentatônica. Esses elementos possuem estrutura simples que podem ser aprendidas em pouco tempo. Atualmente, o ensino on-line tem ganhado espaço, sendo um dos meios atuais mais procurados para começar a aprender um instrumento, devido ao baixo custo e comodidade. Em razão disso, o objetivo deste trabalho é pesquisar se o Heavy Metal é utilizado pelos professores de guitarra como estratégia de ensino em videoaulas encontradas no YouTube. Os objetos de pesquisa foram videoaulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, que tivessem mais de 18 mil visualizações, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020, e que apresentassem aulas de guitarra elétrica com a abordagem de conteúdos relacionados ao Heavy Metal como agentes facilitadores no ensino do instrumento. Também foi critério de seleção que os vídeos apresentassem conteúdo voltado para o público iniciante no estudo da guitarra elétrica e que fossem gravados em língua portuguesa. Como resultado, foram analisados quatro vídeos, sendo que, em cada um deles, o Heavy Metal era utilizado de modo diferente, tendo muitas vezes influência na abordagem adotada pelo professor. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_bd18d92cb8b02e6f3e01e7c3e2a4ef2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8990 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mussoi, Luan ToméOsinaga Junior, Windsor RodoMedeiros, Daniel RibeiroPorto, Patrícia Pereira2021-11-05T12:22:51Z2021-11-05T12:22:51Z2020-10-122020https://repositorio.ucs.br/11338/8990O Heavy Metal surgiu no final da década de 1960. Foi extremamente popular nos anos 1980, época em que surgiram alguns dos artistas mais influentes desse gênero musical. Algumas das características que são recorrentes nas composições são o uso de power chords e da escala pentatônica. Esses elementos possuem estrutura simples que podem ser aprendidas em pouco tempo. Atualmente, o ensino on-line tem ganhado espaço, sendo um dos meios atuais mais procurados para começar a aprender um instrumento, devido ao baixo custo e comodidade. Em razão disso, o objetivo deste trabalho é pesquisar se o Heavy Metal é utilizado pelos professores de guitarra como estratégia de ensino em videoaulas encontradas no YouTube. Os objetos de pesquisa foram videoaulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, que tivessem mais de 18 mil visualizações, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020, e que apresentassem aulas de guitarra elétrica com a abordagem de conteúdos relacionados ao Heavy Metal como agentes facilitadores no ensino do instrumento. Também foi critério de seleção que os vídeos apresentassem conteúdo voltado para o público iniciante no estudo da guitarra elétrica e que fossem gravados em língua portuguesa. Como resultado, foram analisados quatro vídeos, sendo que, em cada um deles, o Heavy Metal era utilizado de modo diferente, tendo muitas vezes influência na abordagem adotada pelo professor. [resumo fornecido pelo autor]Heavy Metal emerged in the late 1960s. It was extremely popular in the 1980s, a time when some of the most influential artists of this musical genre emerged. Some of the characteristics that are recurrent in the compositions are the use of power chords and the pentatonic scale. These elements have a simple structure that can be learned in a short time. Currently, online teaching has been gaining space, being one of the most sought-after current ways to start learning an instrument, due to its low cost and convenience. As a result, the objective of this work is to research whether Heavy Metal is used by guitar teachers as a teaching strategy in video classes found on YouTube. The research objects were video lessons made available for free on YouTube, which had more than 18 thousand views, in the period between the years 2016 and 2020, and which presented electric guitar classes with the approach of content related to Heavy Metal as facilitating agents in the teaching of the instrument. It was also a selection criterion that the videos presented content aimed at the beginner audience in the study of the electric guitar and that they are recorded in Portuguese. As a result, four videos was analyzed, and in each of them, Heavy Metal was used differently, often influencing the approach taken by the teacher. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoGuitarra elétricaInstrumentos musicaisHeavy metal (Música)O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Luan Tomé Mussoi.pdfTCC Luan Tomé Mussoi.pdfapplication/pdf883571https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/1/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf7b715c5bbfeafe62848cc22678beb6a4MD51TEXTTCC Luan Tomé Mussoi.pdf.txtTCC Luan Tomé Mussoi.pdf.txtExtracted texttext/plain82002https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/2/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf.txt514afb4f3611a45ea195aca67948310cMD52THUMBNAILTCC Luan Tomé Mussoi.pdf.jpgTCC Luan Tomé Mussoi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/3/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf.jpgf48802cd26f9c4ed2f5bc03b8a4c2b5eMD5311338/89902022-10-18 18:00:48.923oai:repositorio.ucs.br:11338/8990Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:31.434941Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
title |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
spellingShingle |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas Mussoi, Luan Tomé Música - Instrução e estudo Guitarra elétrica Instrumentos musicais Heavy metal (Música) |
title_short |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
title_full |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
title_fullStr |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
title_full_unstemmed |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
title_sort |
O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas |
author |
Mussoi, Luan Tomé |
author_facet |
Mussoi, Luan Tomé |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Osinaga Junior, Windsor Rodo Medeiros, Daniel Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mussoi, Luan Tomé |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
contributor_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Guitarra elétrica Instrumentos musicais Heavy metal (Música) |
topic |
Música - Instrução e estudo Guitarra elétrica Instrumentos musicais Heavy metal (Música) |
description |
O Heavy Metal surgiu no final da década de 1960. Foi extremamente popular nos anos 1980, época em que surgiram alguns dos artistas mais influentes desse gênero musical. Algumas das características que são recorrentes nas composições são o uso de power chords e da escala pentatônica. Esses elementos possuem estrutura simples que podem ser aprendidas em pouco tempo. Atualmente, o ensino on-line tem ganhado espaço, sendo um dos meios atuais mais procurados para começar a aprender um instrumento, devido ao baixo custo e comodidade. Em razão disso, o objetivo deste trabalho é pesquisar se o Heavy Metal é utilizado pelos professores de guitarra como estratégia de ensino em videoaulas encontradas no YouTube. Os objetos de pesquisa foram videoaulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, que tivessem mais de 18 mil visualizações, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020, e que apresentassem aulas de guitarra elétrica com a abordagem de conteúdos relacionados ao Heavy Metal como agentes facilitadores no ensino do instrumento. Também foi critério de seleção que os vídeos apresentassem conteúdo voltado para o público iniciante no estudo da guitarra elétrica e que fossem gravados em língua portuguesa. Como resultado, foram analisados quatro vídeos, sendo que, em cada um deles, o Heavy Metal era utilizado de modo diferente, tendo muitas vezes influência na abordagem adotada pelo professor. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-05T12:22:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-05T12:22:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8990 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/1/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/2/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8990/3/TCC%20Luan%20Tom%c3%a9%20Mussoi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b715c5bbfeafe62848cc22678beb6a4 514afb4f3611a45ea195aca67948310c f48802cd26f9c4ed2f5bc03b8a4c2b5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258426748239872 |