Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8838 |
Resumo: | O presente estudo buscou produzir uma narrativa investigativa acerca das práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Frei Caneca, na cidade de Flores da Cunha/RS, entre os anos 1925 e 1940, considerando as articulações políticas e sociais do período. O ano de 1925 é marcado pela criação do Grupo Escolar, oriunda da Emancipação Política de Flores da Cunha (antes Nova Trento), em 1924. Já o ano de 1940, pode ser caracterizado por sua nova construção e nomenclatura, através de movimentações da Secretaria da Educação do Estado, com cunho nacionalista do período. Sendo assim, objetivou-se analisar e compreender os processos de escolarização que permearam o Grupo Escolar, identificando-os e caracterizando as práticas escolares presentes nas fontes documentais analisadas, tendo como metodologia aplicada a análise documental, a partir de Livros de Atas, fragmentos de jornais e fotografias que contemplam o recorte e a temática analisada. Em relação aos pressupostos teóricos utilizados, estão elencados a História Cultural, fundamentando-se em Chartier (1990), Pesavento (1998), e a História da Educação, tendo como aporte estudos de Escolano Benito (2017), Diana Vidal (2006) e Stephanou; Bastos (2005). Flores da Cunha recebeu seus primeiros imigrantes italianos a partir de 1876. Em 1924, ocorreu, junto ao Presidente do Estado, pedido emancipatório, em virtude do desenvolvimento econômico e pelos altos tributos pagos à Sede de Caxias, com retornos e investimentos mínimos à localidade. Com a emancipação política, em 1924, ocorre junto à Secretaria da Instrução Pública movimentações para a criação do Grupo Escolar. Assim, a implantação de um edifício escolar modifica a paisagem local, e posteriormente gera a vinda de professores. Em 1935, ocorre a alteração do nome de Nova Trento para Flores da Cunha, em forma de homenagem ao então governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Antônio Flores da Cunha, em virtude das relações de proximidade com o prefeito municipal Heitor Curra. Em relação ao período analisado (1925-1940), foi possível identificar a influência nacionalista presente e permeando os processos de escolarização, de forma especial nas comemorações festivas, ritos, desfiles e exames. As festividades, marcando diferentes momentos do calendário escolar, se caracterizam pela presença e enaltecimento de símbolos nacionais, e ordenamento de corpos, como forma de difundir os ideais políticos republicanos. Sobre os exames escolares, tornam-se instrumentos para medir conhecimentos e aptidões dos estudantes em diversos períodos do ano letivo, que se transformam em festas de encerramento. Sendo assim, esta pesquisa vai além de contar a história de uma instituição escolar, apresentando-se como produção histórica e memorialista do Grupo Escolar Frei Caneca, como meio de contribuir para outras pesquisas, de maneira especial aos processos escolares emergentes em outras localidades.[resumo fornecido pelo autor] |
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Pinheiro, Rafael de SouzaSchelbauer, Analete ReginaDaros, Dilnei AbelRela, ElianaLima, Sandra Cristina FagundesSouza, José Edimar de2021-10-05T14:05:28Z2021-10-05T14:05:28Z2021-09-302021-08-27https://repositorio.ucs.br/11338/8838O presente estudo buscou produzir uma narrativa investigativa acerca das práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Frei Caneca, na cidade de Flores da Cunha/RS, entre os anos 1925 e 1940, considerando as articulações políticas e sociais do período. O ano de 1925 é marcado pela criação do Grupo Escolar, oriunda da Emancipação Política de Flores da Cunha (antes Nova Trento), em 1924. Já o ano de 1940, pode ser caracterizado por sua nova construção e nomenclatura, através de movimentações da Secretaria da Educação do Estado, com cunho nacionalista do período. Sendo assim, objetivou-se analisar e compreender os processos de escolarização que permearam o Grupo Escolar, identificando-os e caracterizando as práticas escolares presentes nas fontes documentais analisadas, tendo como metodologia aplicada a análise documental, a partir de Livros de Atas, fragmentos de jornais e fotografias que contemplam o recorte e a temática analisada. Em relação aos pressupostos teóricos utilizados, estão elencados a História Cultural, fundamentando-se em Chartier (1990), Pesavento (1998), e a História da Educação, tendo como aporte estudos de Escolano Benito (2017), Diana Vidal (2006) e Stephanou; Bastos (2005). Flores da Cunha recebeu seus primeiros imigrantes italianos a partir de 1876. Em 1924, ocorreu, junto ao Presidente do Estado, pedido emancipatório, em virtude do desenvolvimento econômico e pelos altos tributos pagos à Sede de Caxias, com retornos e investimentos mínimos à localidade. Com a emancipação política, em 1924, ocorre junto à Secretaria da Instrução Pública movimentações para a criação do Grupo Escolar. Assim, a implantação de um edifício escolar modifica a paisagem local, e posteriormente gera a vinda de professores. Em 1935, ocorre a alteração do nome de Nova Trento para Flores da Cunha, em forma de homenagem ao então governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Antônio Flores da Cunha, em virtude das relações de proximidade com o prefeito municipal Heitor Curra. Em relação ao período analisado (1925-1940), foi possível identificar a influência nacionalista presente e permeando os processos de escolarização, de forma especial nas comemorações festivas, ritos, desfiles e exames. As festividades, marcando diferentes momentos do calendário escolar, se caracterizam pela presença e enaltecimento de símbolos nacionais, e ordenamento de corpos, como forma de difundir os ideais políticos republicanos. Sobre os exames escolares, tornam-se instrumentos para medir conhecimentos e aptidões dos estudantes em diversos períodos do ano letivo, que se transformam em festas de encerramento. Sendo assim, esta pesquisa vai além de contar a história de uma instituição escolar, apresentando-se como produção histórica e memorialista do Grupo Escolar Frei Caneca, como meio de contribuir para outras pesquisas, de maneira especial aos processos escolares emergentes em outras localidades.[resumo fornecido pelo autor]The present study researched to produce an investigative narrative about the schooling practices developed in the Frei Caneca?s School Group, in Flores da Cunha city between the years 1925 and 1940, considering the political and social articulations in the period. The year 1925 is marked by creation of the School Group from the Political Emancipation of Flores da Cunha (before named Nova Trento), in 1924. The year 1940, in turn, can be characterized for its new construction and nomenclature, through the State Education Secretary with a nationalist stamp in the period. Therefore, the objective was analysis and understand the schooling processes that permeated the School Group, identify them and characterized the school practices present in the sources of documents which were analyzed, the methodology applied was the documents analysis, from Minute Book, pieces of newspapers and pictures that include the period of the time and the theme. The relation of theorical assumptions used in this study, are listed by Cultural History, based on Chartier (1990), Pesavento (1998) and The Education History, based on studies by Escolano Benito (2017), Diana Vidal (2006) and Stephanou; Bastos (2005). The first Italian?s immigrants arrived in 1876. In 1924, took place the emancipation request to the State President, due to economic development and high taxes paid to Caxias with low returns and investments to the location. In 1924, with the political emancipation, moves were made in the Public Instruction Secretary to create the School Group. Thus, the implementation of a school building modify the local landscape and it brings the arrival of teachers. Nova Trento changed the name in 1935 to Flores da Cunha which was a tribute to the governor of the State of Rio Grande do Sul, José Antônio Flores da Cunha, due to the close relationship with the mayor Heitor Curra. Therefore, it was possible identify the influence of nationalism and its permeation in the schooling processes, especially in festivities, parades and exams. The festivities, which were marked in the school calendar, were characterized by the presence and exaltation of national symbols and the ordering of the bodies to spread the republican politics ideals. About the school's exams which became to measure students' knowledge and aptitudes throughout different periods of the year, that became in closing parties. Therefore, this research goes beyond telling the story of school institution, presenting itself as a production of historical and memorialist of the Frei Caneca's School Group, to contribute to other research as a tool in especially the emerging school processes in other locations. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducação - Flores da Cunha (RS)Educação - HistóriaEducation - Flores da Cunha (Brazil)Education - HistoryProcessos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0379492389062019PINHEIRO, R. 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