A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/511 |
Resumo: | Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a constituição de sujeitos. Neste sentido, os modos de ser dos futuros profissionais são influenciados pela organização curricular do seu curso de formação, neste caso, da Fisioterapia. Pelo fato do trabalho em saúde se aproximar de questões que envolvem a existência humana, objetiva-se com este estudo mostrar as condições e as possibilidades de determinação, bem como as implicações entre a constituição do sujeito e a formação profissional nas dimensões científica e não científica do profissional Fisioterapeuta. Coerente com este objetivo, a constituição do sujeito define o âmbito do problema de pesquisa a ser examinado, nas áreas da educação e da saúde. Este estudo tem como apoio teórico o pensamento de Michel Foucault, especialmente as obras A História da Sexualidade e A Hermenêutica do Sujeito, sendo complementado por contribuições de especialistas na área da saúde, entre os quais, Sílvio Paulo Botomé e Rubens Rebelatto. O método empregado consistiu em levantar, identificar e analisar algumas determinações na formação do sujeito que dependem do tipo de formação científica. Para isto o trabalho teve como referência a experiência do ensino do Curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul e da Clínica de Fisioterapia desta mesma universidade, sendo ainda complementado por entrevistas com alunos, professores e profissionais da área. A dissertação compreende, além da introdução e conclusão, três capítulos, sendo o primeiro intitulado A Constituição do Sujeito e a formação profissional, o segundo, A Constituição do sujeito na formação científica profissional em Fisioterapia e o terceiro, A Constituição do Sujeito na integração ensino-serviço aprendizado. A relevância desta dissertação reside na sua contribuição para avaliar e qualificar os serviços, bem como os cursos de graduação, neste caso de Fisioterapia, mas também para e os demais cursos da área da saúde, tanto da Universidade de Caxias do Sul, quanto de outras instituições. Igualmente deduz-se destes estudos a relevância social presente nas atividades dos profissionais da área da saúde. |
id |
UCS_c2f89e7b1b1f307d539854bf4a352b77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/511 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grandi, SuzetePaviani, Jayme2014-06-02T17:19:27Z2014-06-02T17:19:27Z2014-06-022010-04-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/511Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a constituição de sujeitos. Neste sentido, os modos de ser dos futuros profissionais são influenciados pela organização curricular do seu curso de formação, neste caso, da Fisioterapia. Pelo fato do trabalho em saúde se aproximar de questões que envolvem a existência humana, objetiva-se com este estudo mostrar as condições e as possibilidades de determinação, bem como as implicações entre a constituição do sujeito e a formação profissional nas dimensões científica e não científica do profissional Fisioterapeuta. Coerente com este objetivo, a constituição do sujeito define o âmbito do problema de pesquisa a ser examinado, nas áreas da educação e da saúde. Este estudo tem como apoio teórico o pensamento de Michel Foucault, especialmente as obras A História da Sexualidade e A Hermenêutica do Sujeito, sendo complementado por contribuições de especialistas na área da saúde, entre os quais, Sílvio Paulo Botomé e Rubens Rebelatto. O método empregado consistiu em levantar, identificar e analisar algumas determinações na formação do sujeito que dependem do tipo de formação científica. Para isto o trabalho teve como referência a experiência do ensino do Curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul e da Clínica de Fisioterapia desta mesma universidade, sendo ainda complementado por entrevistas com alunos, professores e profissionais da área. A dissertação compreende, além da introdução e conclusão, três capítulos, sendo o primeiro intitulado A Constituição do Sujeito e a formação profissional, o segundo, A Constituição do sujeito na formação científica profissional em Fisioterapia e o terceiro, A Constituição do Sujeito na integração ensino-serviço aprendizado. A relevância desta dissertação reside na sua contribuição para avaliar e qualificar os serviços, bem como os cursos de graduação, neste caso de Fisioterapia, mas também para e os demais cursos da área da saúde, tanto da Universidade de Caxias do Sul, quanto de outras instituições. Igualmente deduz-se destes estudos a relevância social presente nas atividades dos profissionais da área da saúde.The processes of scientific formation of the professionals in Physiotherapy involve, besides the scientific knowledge comprised in the curriculums, professional practice which, along with the service settings, marks the constitution of subjects. In this sense, the modes of being of the future professionals are influenced by the organization of the curriculum of their formation course, in this case, Physiotherapy. As the health work address issues that involve the human existence, the objective of this study is to show the conditions and possibilities of determination, as well as the implications of the constitution of the subject and the professional formation in the scientific and nonscientific dimensions of professionals in Physiotherapy. Coherent with this objective, the constitution of the subject defines the scope of the research problem to be examined in the areas of Education and Health. This study is supported by the thinking of Michel Foucault, especially the works "The History of Sexuality" and "The Hermeneutics of the Subject", and it is also complemented by contributions from experts in Healthcare, as Silvio Paulo Botomé and Rubens Rebelatto, among others. The method employed consisted of raising, identifying and analyzing some determinations in the formation of the subject that depend on the type of scientific formation. In order to do this, the work took into consideration the teaching experience at the Course of Physiotherapy of the University of Caxias do Sul and the Clinic of Physiotherapy at the same university and it is further complemented by interviews with students, teachers and professionals in the field. The dissertation includes, besides the introduction and conclusion, three chapters. The first is entitled The Constitution of the Subject and the professional formation, the second, The Constitution of the subject in professional scientific formation in Physiotherapy and the third, The Constitution of the Subject in the learning / teachingservice integration. The relevance of this dissertation lies in its contribution to assess and qualify the services as well as the graduation courses, in this case Physiotherapy, but also for other courses of the healthcare field, both from the University of Caxias do Sul, and other institutions. It is equally inferred from these studies the social relevance present in the activities of healthcare professionals.EducaçãoConstituição do sujeito em FisioterapiaCuidado de si em saúdeIntegração ensino-serviço-aprendizagem em FisioterapiaFisioterapia - Estudo e ensino (Superior)Ensino superiorFisioterapeutasConstitution of the subject in PhysiotherapySelf-care in healthService-learning-teaching integration in PhysiotherapyPhysical therapy - Suty and teaching (Higher)Higher educationPhysiotherapistsA constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1318230730720647GRANDI, SuzetePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Suzete Grandi.pdf.txtDissertacao Suzete Grandi.pdf.txtExtracted texttext/plain252506https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/3/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf.txt5a26020f780309ad222e809ee814c381MD53THUMBNAILDissertacao Suzete Grandi.pdf.jpgDissertacao Suzete Grandi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/4/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf.jpg36613d03fb9cb2d293f2819f2afc2d5cMD54ORIGINALDissertacao Suzete Grandi.pdfDissertacao Suzete Grandi.pdfapplication/pdf1000332https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/1/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf319c8745b07ac8097c14713cd86b3851MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5112018-08-17 06:08:39.48oai:repositorio.ucs.br:11338/511IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:17.352050Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
title |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
spellingShingle |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta Grandi, Suzete Educação Constituição do sujeito em Fisioterapia Cuidado de si em saúde Integração ensino-serviço-aprendizagem em Fisioterapia Fisioterapia - Estudo e ensino (Superior) Ensino superior Fisioterapeutas Constitution of the subject in Physiotherapy Self-care in health Service-learning-teaching integration in Physiotherapy Physical therapy - Suty and teaching (Higher) Higher education Physiotherapists |
title_short |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
title_full |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
title_fullStr |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
title_full_unstemmed |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
title_sort |
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta |
author |
Grandi, Suzete |
author_facet |
Grandi, Suzete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grandi, Suzete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paviani, Jayme |
contributor_str_mv |
Paviani, Jayme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Constituição do sujeito em Fisioterapia Cuidado de si em saúde Integração ensino-serviço-aprendizagem em Fisioterapia Fisioterapia - Estudo e ensino (Superior) Ensino superior Fisioterapeutas |
topic |
Educação Constituição do sujeito em Fisioterapia Cuidado de si em saúde Integração ensino-serviço-aprendizagem em Fisioterapia Fisioterapia - Estudo e ensino (Superior) Ensino superior Fisioterapeutas Constitution of the subject in Physiotherapy Self-care in health Service-learning-teaching integration in Physiotherapy Physical therapy - Suty and teaching (Higher) Higher education Physiotherapists |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Constitution of the subject in Physiotherapy Self-care in health Service-learning-teaching integration in Physiotherapy Physical therapy - Suty and teaching (Higher) Higher education Physiotherapists |
description |
Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a constituição de sujeitos. Neste sentido, os modos de ser dos futuros profissionais são influenciados pela organização curricular do seu curso de formação, neste caso, da Fisioterapia. Pelo fato do trabalho em saúde se aproximar de questões que envolvem a existência humana, objetiva-se com este estudo mostrar as condições e as possibilidades de determinação, bem como as implicações entre a constituição do sujeito e a formação profissional nas dimensões científica e não científica do profissional Fisioterapeuta. Coerente com este objetivo, a constituição do sujeito define o âmbito do problema de pesquisa a ser examinado, nas áreas da educação e da saúde. Este estudo tem como apoio teórico o pensamento de Michel Foucault, especialmente as obras A História da Sexualidade e A Hermenêutica do Sujeito, sendo complementado por contribuições de especialistas na área da saúde, entre os quais, Sílvio Paulo Botomé e Rubens Rebelatto. O método empregado consistiu em levantar, identificar e analisar algumas determinações na formação do sujeito que dependem do tipo de formação científica. Para isto o trabalho teve como referência a experiência do ensino do Curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul e da Clínica de Fisioterapia desta mesma universidade, sendo ainda complementado por entrevistas com alunos, professores e profissionais da área. A dissertação compreende, além da introdução e conclusão, três capítulos, sendo o primeiro intitulado A Constituição do Sujeito e a formação profissional, o segundo, A Constituição do sujeito na formação científica profissional em Fisioterapia e o terceiro, A Constituição do Sujeito na integração ensino-serviço aprendizado. A relevância desta dissertação reside na sua contribuição para avaliar e qualificar os serviços, bem como os cursos de graduação, neste caso de Fisioterapia, mas também para e os demais cursos da área da saúde, tanto da Universidade de Caxias do Sul, quanto de outras instituições. Igualmente deduz-se destes estudos a relevância social presente nas atividades dos profissionais da área da saúde. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-02T17:19:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-02T17:19:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/511 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/3/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/4/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/1/Dissertacao%20Suzete%20Grandi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/511/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a26020f780309ad222e809ee814c381 36613d03fb9cb2d293f2819f2afc2d5c 319c8745b07ac8097c14713cd86b3851 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459719663616 |