A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetto, Ezequiel José Cecchin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9748
Resumo: A propaganda é frequentemente utilizada por líderes para a conquista da opinião pública com a finalidade de perpetuar-se no poder e justificar suas manobras políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney produziram curtas metragens de animação - neste estudo, três são analisados: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) e Reason and Emotion (1943) -, os quais são exemplos da utilização da propaganda como forma de influenciar a opinião pública, além de mostrarem o ponto de vista norte-americano. Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]
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Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]Propaganda is often used by leaders to win over public opinion in order to perpetuate themselves in power and justify their political maneuvers. During World War II (1939-1945), the Disney studios produced animated short films - in this study, three are analyzed: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) and Reason and Emotion (1943) -, which are examples of the use of propaganda as a way of influencing public opinion, in addition to showing the American point of view. Assuming that the discourses of war propaganda contributed to the construction of public opinion, the objective of this dissertation is, first, to systematize how the formation of public opinion occurs and, then, to examine the war propaganda used in the selected short films centered on some of Peirce's semiotic categories. This study is founded on the theoretical support by Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) and Edward Carr (1946) on media, propaganda, political ideology and the formation of public opinion; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) and Winfried Nöth (1990) on semiotics; and John Baxter (2014) on war propaganda produced by Disney. Based on the understanding of how the speeches used in the short films influenced the formation of Americans' public opinion, this research seeks to encourage attention and critical thinking towards everything that is broadcast in the media, especially in the virtual world. With technological development and the rise of social networks, there is an excess of information at all times, and the initiative to verify the veracity of speeches remains as relevant as in the period of World War II. [resumo fornecido pelo autor]engporComunicação de massaPropagandaSemióticaGuerra Mundial, 1939-1945Walt Disney CompanyMass mediaAdvertisingSemioticsWorld War, 1939-1945A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1858399000970076Simonetto, Ezequiel José CecchinMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.txtDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.txtExtracted texttext/plain269463https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.txtedc1ea53a2a1f2321702bfc2d00b9fcfMD52THUMBNAILDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.jpgDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.jpgee3b93331d10488be0471f0295c251c0MD53ORIGINALDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdfDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdfapplication/pdf2851179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdff64566b0e2ad123c90c139796eb74140MD5111338/97482022-10-18 17:47:35.625oai:repositorio.ucs.br:11338/9748Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:24.105807Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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