Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto, Jéssica Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5358
Resumo: Com a finalidade de oferecer mercadorias de qualidade, diferenciadas e com preços atrativos, as empresas buscam alternativas para atender às necessidades de seus clientes, umas delas, que com o passar do tempo têm se tornado eficaz é a importação. Através da importação é possível adquirir mercadorias, ou produtos de alta qualidade, com preços acessíveis e até inexistentes no mercado nacional. Além disso, a carga tributária nacional é alta e através da importação as empresas encontram oportunidades de desembolsar valores menores em tributos e assim conseguirem uma margem de lucro maior. Mas, para que se mensure o quanto é viável importar tal mercadoria para revenda, é necessário que a empresa que tenha esta prática realize cálculos de custos de aquisição. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar os custos de aquisição de uma das mercadorias comercializados pela empresa em estudo que são adquiridas no mercado interno e externo. A pesquisa se classifica como estudo de caso, descritiva e qualitativa. Com base na pesquisa e no referencial teórico, foi realizado o levantamento de dados, através de notas fiscais de compras. Após o levantamento de dados foi realizada uma análise minuciosa dos mesmos, e apresentados os resultados, que possibilitou identificar o mercado externo como sendo o mais vantajoso para este caso. Os dados obtidos através do levantamento de dados foram de grande importância para o bom desenvolvimento deste trabalho e a obtenção dos objetivos propostos.(sic)
id UCS_cc51667a50bd742e68ac979ad1208e0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5358
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Furlanetto, Jéssica SoaresDenicol, Maria Salete Goulart MartinsBertolla, Fernando LuísEckert, Alex2020-02-05T17:03:20Z2020-02-05T17:03:20Z2020-02-052019-11-25https://repositorio.ucs.br/11338/5358Com a finalidade de oferecer mercadorias de qualidade, diferenciadas e com preços atrativos, as empresas buscam alternativas para atender às necessidades de seus clientes, umas delas, que com o passar do tempo têm se tornado eficaz é a importação. Através da importação é possível adquirir mercadorias, ou produtos de alta qualidade, com preços acessíveis e até inexistentes no mercado nacional. Além disso, a carga tributária nacional é alta e através da importação as empresas encontram oportunidades de desembolsar valores menores em tributos e assim conseguirem uma margem de lucro maior. Mas, para que se mensure o quanto é viável importar tal mercadoria para revenda, é necessário que a empresa que tenha esta prática realize cálculos de custos de aquisição. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar os custos de aquisição de uma das mercadorias comercializados pela empresa em estudo que são adquiridas no mercado interno e externo. A pesquisa se classifica como estudo de caso, descritiva e qualitativa. Com base na pesquisa e no referencial teórico, foi realizado o levantamento de dados, através de notas fiscais de compras. Após o levantamento de dados foi realizada uma análise minuciosa dos mesmos, e apresentados os resultados, que possibilitou identificar o mercado externo como sendo o mais vantajoso para este caso. Os dados obtidos através do levantamento de dados foram de grande importância para o bom desenvolvimento deste trabalho e a obtenção dos objetivos propostos.(sic)In order to offer quality, differentiated and attractive prices, companies are looking for alternatives to meet the needs of their customers, one of them, which over time have become effective is importation. Through importation it is possible to purchase high quality goods or products, with affordable prices and even nonexistent in the national market. In addition, the national tax burden is high and through importation companies find opportunities to disburse lower amounts in taxes and thus achieve a higher profit margin. But in order to measure how viable it is to import such merchandise for resale, it is necessary that the company that has this practice perform costing calculations. In this context, the present work aims to analyze the acquisition costs of one of the goods sold by the company under study, which are purchased domestically and abroad. The research is classified as a case study, descriptive and qualitative. Based on the research and the theoretical framework, data were collected through purchase invoices. After data collection, a thorough analysis of the data was performed, and the results presented, which made it possible to identify the foreign market as being the most advantageous for this case. The data obtained through the data collection were of great importance for the good development of this work and the achievement of the proposed objectives.(sic)Contabilidade de custoCustoDiferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdfTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdfapplication/pdf908943https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/1/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdfb1628a54eb18206869b3935a6d35fd8bMD51TEXTTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdf.txtTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdf.txtExtracted texttext/plain302683https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/2/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdf.txt672e719d50952f86851ad777c87115d0MD52THUMBNAILTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdf.jpgTCC Jéssica Soares Furlanetto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/3/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdf.jpg6eb69d7335d0f31b529cb982a82026bdMD5311338/53582021-03-23 01:40:21.272oai:repositorio.ucs.br:11338/5358Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-23T01:40:21Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
title Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
spellingShingle Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
Furlanetto, Jéssica Soares
Contabilidade de custo
Custo
title_short Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
title_full Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
title_fullStr Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
title_full_unstemmed Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
title_sort Diferença de custo na aquisição de mercadoria no mercado interno e externo: estudo de caso em um comércio de ferramentas
author Furlanetto, Jéssica Soares
author_facet Furlanetto, Jéssica Soares
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Denicol, Maria Salete Goulart Martins
Bertolla, Fernando Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlanetto, Jéssica Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eckert, Alex
contributor_str_mv Eckert, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade de custo
Custo
topic Contabilidade de custo
Custo
description Com a finalidade de oferecer mercadorias de qualidade, diferenciadas e com preços atrativos, as empresas buscam alternativas para atender às necessidades de seus clientes, umas delas, que com o passar do tempo têm se tornado eficaz é a importação. Através da importação é possível adquirir mercadorias, ou produtos de alta qualidade, com preços acessíveis e até inexistentes no mercado nacional. Além disso, a carga tributária nacional é alta e através da importação as empresas encontram oportunidades de desembolsar valores menores em tributos e assim conseguirem uma margem de lucro maior. Mas, para que se mensure o quanto é viável importar tal mercadoria para revenda, é necessário que a empresa que tenha esta prática realize cálculos de custos de aquisição. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar os custos de aquisição de uma das mercadorias comercializados pela empresa em estudo que são adquiridas no mercado interno e externo. A pesquisa se classifica como estudo de caso, descritiva e qualitativa. Com base na pesquisa e no referencial teórico, foi realizado o levantamento de dados, através de notas fiscais de compras. Após o levantamento de dados foi realizada uma análise minuciosa dos mesmos, e apresentados os resultados, que possibilitou identificar o mercado externo como sendo o mais vantajoso para este caso. Os dados obtidos através do levantamento de dados foram de grande importância para o bom desenvolvimento deste trabalho e a obtenção dos objetivos propostos.(sic)
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-05T17:03:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-05T17:03:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5358
url https://repositorio.ucs.br/11338/5358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/1/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/2/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5358/3/TCC%20J%c3%a9ssica%20Soares%20Furlanetto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1628a54eb18206869b3935a6d35fd8b
672e719d50952f86851ad777c87115d0
6eb69d7335d0f31b529cb982a82026bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308881401643008