O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Jessica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11468
Resumo: A globalização, juntamente com a internacionalização de negócios fez com que as distâncias entre as nações se encurtassem, possibilitando às empresas alcançarem novos mercados. Neste contexto, o marketing torna-se uma importante ferramenta de conhecimento para a inserção das empresas no exterior. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a importância do marketing no processo de internacionalização de empresas da região metropolitana da serra gaúcha e identificar estratégias de marketing utilizadas ao exportar produtos com marca própria. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa em nível descritivo e a estratégia de coleta de dados foi feita por meio de questionário survey. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias de marketing e pôde-se observar o quão importante é elaborar um planejamento estratégico para atuar internacionalmente. Grande parte das empresas preza pela qualidade dos produtos, sendo esta a característica principal da estratégia, e juntamente com o reconhecimento da marca, são os diferenciais predominantes dos produtos no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_cee7c04e1c4a8ac0bf90da45b50e7c8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11468
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bassani, JessicaDe Toni, DeonirKlein, Simone Fonseca de AndradeMachado, Rosimeri2023-01-20T12:10:27Z2023-01-20T12:10:27Z2021-12-092021-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11468A globalização, juntamente com a internacionalização de negócios fez com que as distâncias entre as nações se encurtassem, possibilitando às empresas alcançarem novos mercados. Neste contexto, o marketing torna-se uma importante ferramenta de conhecimento para a inserção das empresas no exterior. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a importância do marketing no processo de internacionalização de empresas da região metropolitana da serra gaúcha e identificar estratégias de marketing utilizadas ao exportar produtos com marca própria. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa em nível descritivo e a estratégia de coleta de dados foi feita por meio de questionário survey. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias de marketing e pôde-se observar o quão importante é elaborar um planejamento estratégico para atuar internacionalmente. Grande parte das empresas preza pela qualidade dos produtos, sendo esta a característica principal da estratégia, e juntamente com o reconhecimento da marca, são os diferenciais predominantes dos produtos no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]Globalization, together with the business internationalization, has reduced the istances between nations and consequently enabling companies to reach new markets. In this ontext, arketing becomes an important knowledge tool for the insertion of companies abroad. Thus, this study has the objective to analyze the importance of marketing in the internationalization process of companies in the metropolitan region of sierra of Rio Grande do Sul and identify marketing trategies applied by the companies to export products with their own brand. Therefore, the ethodology used was quantitative at a descriptive level and the data collection strategy was arried out through a survey questionnaire. From the analysis of the obtained data, the marketing rategies were identified and it was possible to observe how important it is to prepare a strategic lan to operate in international level. Most companies value the quality of their products, which is he main feature of the strategy, together with brand recognition, are the predominant output gap in the international market. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalMarketingMarca de produtosEmpresas - Serra, Região (RS)ExportaçãoO papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-12-08TEXTTCC Jessica Bassani.pdf.txtTCC Jessica Bassani.pdf.txtExtracted texttext/plain160585https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/2/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf.txt6ba57c67688b1687b405e204925c3204MD52THUMBNAILTCC Jessica Bassani.pdf.jpgTCC Jessica Bassani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/3/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf.jpgaf13141f988c09e600b88a2248747347MD53ORIGINALTCC Jessica Bassani.pdfTCC Jessica Bassani.pdfapplication/pdf659802https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/1/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf81d23a47d11ffeb259c1b6ea120b5eddMD5111338/114682023-03-16 17:08:59.501oai:repositorio.ucs.br:11338/11468Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:03.475183Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
title O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
spellingShingle O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
Bassani, Jessica
Comércio internacional
Marketing
Marca de produtos
Empresas - Serra, Região (RS)
Exportação
title_short O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
title_full O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
title_fullStr O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
title_sort O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
author Bassani, Jessica
author_facet Bassani, Jessica
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv De Toni, Deonir
Klein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Jessica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Rosimeri
contributor_str_mv Machado, Rosimeri
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Marketing
Marca de produtos
Empresas - Serra, Região (RS)
Exportação
topic Comércio internacional
Marketing
Marca de produtos
Empresas - Serra, Região (RS)
Exportação
description A globalização, juntamente com a internacionalização de negócios fez com que as distâncias entre as nações se encurtassem, possibilitando às empresas alcançarem novos mercados. Neste contexto, o marketing torna-se uma importante ferramenta de conhecimento para a inserção das empresas no exterior. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a importância do marketing no processo de internacionalização de empresas da região metropolitana da serra gaúcha e identificar estratégias de marketing utilizadas ao exportar produtos com marca própria. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa em nível descritivo e a estratégia de coleta de dados foi feita por meio de questionário survey. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias de marketing e pôde-se observar o quão importante é elaborar um planejamento estratégico para atuar internacionalmente. Grande parte das empresas preza pela qualidade dos produtos, sendo esta a característica principal da estratégia, e juntamente com o reconhecimento da marca, são os diferenciais predominantes dos produtos no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T12:10:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T12:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11468
url https://repositorio.ucs.br/11338/11468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/2/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/3/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11468/1/TCC%20Jessica%20Bassani.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ba57c67688b1687b405e204925c3204
af13141f988c09e600b88a2248747347
81d23a47d11ffeb259c1b6ea120b5edd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258424241094656