Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gajardo, Adolfo Razzera
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4018
Resumo: Este estudo foi realizado tendo em vista o ensino de programação na educação infantil, buscando desenvolver facilidades para o professor no quesito de ensinar e administrar suas turmas. Os temas abordados neste trabalho buscam aprofundar este assunto, utilizando como exemplos cinco ferramentas de ensino de programação, sendo elas: Codie, Codeybot, DuinoBlocks, Tynker e Rob The Mouse, sendo esta última a ferramenta criada por alunos da UCS, a qual este trabalho propõem melhorias. Dentre os temas abordados neste trabalho temos os benefícios e dificuldades no ensino da programação, tanto do lado do aluno quanto o lado do professor, a inclusão da tecnologia na educação básica, as facilidades que ajudam o professor a ensinar programação e por fim uma análise das ferramentas citadas. Com o intuito de melhorar e adicionar funcionalidades à ferramenta Rob The Mouse, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um banco de dados na nuvem e a criação de uma funcionalidade para professores administrarem suas turmas. Através da ferramenta Firebase Realtime Database foi desenvolvido um banco de dados na nuvem onde é possível salvar os dados gerados na utilização do aplicativo e carregá-los em outro dispositivo, sendo também possível conectar diversos dispositivos ao banco simultaneamente. Com o uso desta ferramenta, também foi possível desenvolver uma forma de sempre manter todos os dados de dispositivos diferentes sincronizados entre si e com o banco de dados na nuvem. Para os professores, foi também proposta uma funcionalidade adicional no aplicativo, que os permitam observar os resultados obtidos pelos seus alunos nas tarefas, a média de cada turma, bem como ver quais são suas turmas e quais alunos estão em cada turma. Através desta funcionalidade, professores podem identificar quais alunos estão com mais dificuldades no aprendizado da programação, ao observar seu histórico de resoluções dos cenários. Por fim, o projeto foi experimentado em sala de aula, com alunos da educação infantil. Os alunos foram avaliados em sua percepção dos problemas propostos, na forma em que resolveram o problema e no tempo de resolução do problema (sic).
id UCS_d21644653d14bfb04bb9deab1062f619
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4018
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Gajardo, Adolfo RazzeraBoff, ElisaRibeiro, Helena GraziottinWebber, Carine Geltrudes2018-10-03T13:40:26Z2018-10-03T13:40:26Z2018-10-032018https://repositorio.ucs.br/11338/4018Este estudo foi realizado tendo em vista o ensino de programação na educação infantil, buscando desenvolver facilidades para o professor no quesito de ensinar e administrar suas turmas. Os temas abordados neste trabalho buscam aprofundar este assunto, utilizando como exemplos cinco ferramentas de ensino de programação, sendo elas: Codie, Codeybot, DuinoBlocks, Tynker e Rob The Mouse, sendo esta última a ferramenta criada por alunos da UCS, a qual este trabalho propõem melhorias. Dentre os temas abordados neste trabalho temos os benefícios e dificuldades no ensino da programação, tanto do lado do aluno quanto o lado do professor, a inclusão da tecnologia na educação básica, as facilidades que ajudam o professor a ensinar programação e por fim uma análise das ferramentas citadas. Com o intuito de melhorar e adicionar funcionalidades à ferramenta Rob The Mouse, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um banco de dados na nuvem e a criação de uma funcionalidade para professores administrarem suas turmas. Através da ferramenta Firebase Realtime Database foi desenvolvido um banco de dados na nuvem onde é possível salvar os dados gerados na utilização do aplicativo e carregá-los em outro dispositivo, sendo também possível conectar diversos dispositivos ao banco simultaneamente. Com o uso desta ferramenta, também foi possível desenvolver uma forma de sempre manter todos os dados de dispositivos diferentes sincronizados entre si e com o banco de dados na nuvem. Para os professores, foi também proposta uma funcionalidade adicional no aplicativo, que os permitam observar os resultados obtidos pelos seus alunos nas tarefas, a média de cada turma, bem como ver quais são suas turmas e quais alunos estão em cada turma. Através desta funcionalidade, professores podem identificar quais alunos estão com mais dificuldades no aprendizado da programação, ao observar seu histórico de resoluções dos cenários. Por fim, o projeto foi experimentado em sala de aula, com alunos da educação infantil. Os alunos foram avaliados em sua percepção dos problemas propostos, na forma em que resolveram o problema e no tempo de resolução do problema (sic).Software educacionalRobótica - EducaçãoEnsino auxiliado por computadorComputadores - CriançasProgramação (Computadores) - CriançasSoftware de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoTEXTTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdf.txtTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdf.txtExtracted texttext/plain100216https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/3/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf.txtab5823e9e58789c2c3bd7e3850d55262MD53THUMBNAILTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdf.jpgTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/4/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf.jpg143d7c8245195dd426ab9b146ae7cc9bMD54ORIGINALTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdfTCC Adolfo Razzera Gajardo.pdfapplication/pdf6582384https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/1/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf245f9ae1848079efe906fb3388d143caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD5211338/40182018-10-04 06:01:37.277oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-10-04T06:01:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
title Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
spellingShingle Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
Gajardo, Adolfo Razzera
Software educacional
Robótica - Educação
Ensino auxiliado por computador
Computadores - Crianças
Programação (Computadores) - Crianças
title_short Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
title_full Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
title_fullStr Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
title_full_unstemmed Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
title_sort Software de gestão para aplicativo educacional no ensino de programação para crianças
author Gajardo, Adolfo Razzera
author_facet Gajardo, Adolfo Razzera
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boff, Elisa
Ribeiro, Helena Graziottin
dc.contributor.author.fl_str_mv Gajardo, Adolfo Razzera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
contributor_str_mv Webber, Carine Geltrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Robótica - Educação
Ensino auxiliado por computador
Computadores - Crianças
Programação (Computadores) - Crianças
topic Software educacional
Robótica - Educação
Ensino auxiliado por computador
Computadores - Crianças
Programação (Computadores) - Crianças
description Este estudo foi realizado tendo em vista o ensino de programação na educação infantil, buscando desenvolver facilidades para o professor no quesito de ensinar e administrar suas turmas. Os temas abordados neste trabalho buscam aprofundar este assunto, utilizando como exemplos cinco ferramentas de ensino de programação, sendo elas: Codie, Codeybot, DuinoBlocks, Tynker e Rob The Mouse, sendo esta última a ferramenta criada por alunos da UCS, a qual este trabalho propõem melhorias. Dentre os temas abordados neste trabalho temos os benefícios e dificuldades no ensino da programação, tanto do lado do aluno quanto o lado do professor, a inclusão da tecnologia na educação básica, as facilidades que ajudam o professor a ensinar programação e por fim uma análise das ferramentas citadas. Com o intuito de melhorar e adicionar funcionalidades à ferramenta Rob The Mouse, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um banco de dados na nuvem e a criação de uma funcionalidade para professores administrarem suas turmas. Através da ferramenta Firebase Realtime Database foi desenvolvido um banco de dados na nuvem onde é possível salvar os dados gerados na utilização do aplicativo e carregá-los em outro dispositivo, sendo também possível conectar diversos dispositivos ao banco simultaneamente. Com o uso desta ferramenta, também foi possível desenvolver uma forma de sempre manter todos os dados de dispositivos diferentes sincronizados entre si e com o banco de dados na nuvem. Para os professores, foi também proposta uma funcionalidade adicional no aplicativo, que os permitam observar os resultados obtidos pelos seus alunos nas tarefas, a média de cada turma, bem como ver quais são suas turmas e quais alunos estão em cada turma. Através desta funcionalidade, professores podem identificar quais alunos estão com mais dificuldades no aprendizado da programação, ao observar seu histórico de resoluções dos cenários. Por fim, o projeto foi experimentado em sala de aula, com alunos da educação infantil. Os alunos foram avaliados em sua percepção dos problemas propostos, na forma em que resolveram o problema e no tempo de resolução do problema (sic).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-03T13:40:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-03T13:40:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4018
url https://repositorio.ucs.br/11338/4018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/3/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/4/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/1/TCC%20Adolfo%20Razzera%20Gajardo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4018/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab5823e9e58789c2c3bd7e3850d55262
143d7c8245195dd426ab9b146ae7cc9b
245f9ae1848079efe906fb3388d143ca
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308907983044608