Melhoria de um sistema de ar condicionado para cabine do motorista de um ônibus rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2143 |
Resumo: | No ramo automotivo, composto pelos automóveis, vans, micro ônibus e ônibus, a utilização do ar condicionado é de fundamental importância para se manter os níveis de conforto térmico e qualidade do ar adequados para os ocupantes, especialmente quando os percursos de viagem são longos e as variações climáticas são intensas. Os sistemas de climatização para aplicações em meios de transporte coletivo de passageiros, como o ônibus, possuem características particulares, diferentes de sistemas de climatização para outros ambientes ou veículos. Em um ônibus, a variação de condições é bastante significativa, de modo que o sistema deve ser projetado para funcionar sob todas essas condições e propiciar condições de conforto térmico com o menor consumo de energia. No presente trabalho, o objetivo foi de realizar o estudo de melhoria de um sistema de climatização para a cabine do motorista de um ônibus rodoviário que atenda aos requisitos de carga térmica. O estudo compreendeu a avaliação de alguns dos componentes principais do ciclo de refrigeração, tais como o evaporador e o dispositivo de expansão, para verificar-se o atendimento da carga térmica do habitáculo do condutor. De acordo com a norma ASHRAE, no verão, as temperaturas de conforto térmico ideais para um ambiente climatizado devem ficar entre 23 e 26 ºC. A carga térmica imposta na cabine do motorista é de 5,37 kW, porém, o evaporador que estava sendo utilizado possuía uma capacidade de 2,81 kW, inferior à carga térmica imposta, sendo assim, as temperaturas de conforto não estavam sendo atingidas, pois ficavam acima da faixa ideal. Além disso, a válvula de expansão atual era do tipo bloco, e trocou-se por uma do tipo termostática, pois esse modelo é capaz de regular a vazão do refrigerante líquido em função da taxa de evaporação. A partir da carga térmica imposta, elegeu-se uma serpentina evaporadora com maior número de tubos por fileira e uma maior área de face. A capacidade atingida pelo novo evaporador foi de 5,57 kW, sendo assim, o trocador de calor proposto apresentou uma melhora significativa no sistema de climatização, atingindo rapidamente as temperaturas de conforto térmico (sic). |
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No presente trabalho, o objetivo foi de realizar o estudo de melhoria de um sistema de climatização para a cabine do motorista de um ônibus rodoviário que atenda aos requisitos de carga térmica. O estudo compreendeu a avaliação de alguns dos componentes principais do ciclo de refrigeração, tais como o evaporador e o dispositivo de expansão, para verificar-se o atendimento da carga térmica do habitáculo do condutor. De acordo com a norma ASHRAE, no verão, as temperaturas de conforto térmico ideais para um ambiente climatizado devem ficar entre 23 e 26 ºC. A carga térmica imposta na cabine do motorista é de 5,37 kW, porém, o evaporador que estava sendo utilizado possuía uma capacidade de 2,81 kW, inferior à carga térmica imposta, sendo assim, as temperaturas de conforto não estavam sendo atingidas, pois ficavam acima da faixa ideal. Além disso, a válvula de expansão atual era do tipo bloco, e trocou-se por uma do tipo termostática, pois esse modelo é capaz de regular a vazão do refrigerante líquido em função da taxa de evaporação. A partir da carga térmica imposta, elegeu-se uma serpentina evaporadora com maior número de tubos por fileira e uma maior área de face. 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No ramo automotivo, composto pelos automóveis, vans, micro ônibus e ônibus, a utilização do ar condicionado é de fundamental importância para se manter os níveis de conforto térmico e qualidade do ar adequados para os ocupantes, especialmente quando os percursos de viagem são longos e as variações climáticas são intensas. Os sistemas de climatização para aplicações em meios de transporte coletivo de passageiros, como o ônibus, possuem características particulares, diferentes de sistemas de climatização para outros ambientes ou veículos. Em um ônibus, a variação de condições é bastante significativa, de modo que o sistema deve ser projetado para funcionar sob todas essas condições e propiciar condições de conforto térmico com o menor consumo de energia. No presente trabalho, o objetivo foi de realizar o estudo de melhoria de um sistema de climatização para a cabine do motorista de um ônibus rodoviário que atenda aos requisitos de carga térmica. O estudo compreendeu a avaliação de alguns dos componentes principais do ciclo de refrigeração, tais como o evaporador e o dispositivo de expansão, para verificar-se o atendimento da carga térmica do habitáculo do condutor. De acordo com a norma ASHRAE, no verão, as temperaturas de conforto térmico ideais para um ambiente climatizado devem ficar entre 23 e 26 ºC. A carga térmica imposta na cabine do motorista é de 5,37 kW, porém, o evaporador que estava sendo utilizado possuía uma capacidade de 2,81 kW, inferior à carga térmica imposta, sendo assim, as temperaturas de conforto não estavam sendo atingidas, pois ficavam acima da faixa ideal. Além disso, a válvula de expansão atual era do tipo bloco, e trocou-se por uma do tipo termostática, pois esse modelo é capaz de regular a vazão do refrigerante líquido em função da taxa de evaporação. A partir da carga térmica imposta, elegeu-se uma serpentina evaporadora com maior número de tubos por fileira e uma maior área de face. A capacidade atingida pelo novo evaporador foi de 5,57 kW, sendo assim, o trocador de calor proposto apresentou uma melhora significativa no sistema de climatização, atingindo rapidamente as temperaturas de conforto térmico (sic). |
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