Melhoria de um sistema de ar condicionado para cabine do motorista de um ônibus rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mateus da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2143
Resumo: No ramo automotivo, composto pelos automóveis, vans, micro ônibus e ônibus, a utilização do ar condicionado é de fundamental importância para se manter os níveis de conforto térmico e qualidade do ar adequados para os ocupantes, especialmente quando os percursos de viagem são longos e as variações climáticas são intensas. Os sistemas de climatização para aplicações em meios de transporte coletivo de passageiros, como o ônibus, possuem características particulares, diferentes de sistemas de climatização para outros ambientes ou veículos. Em um ônibus, a variação de condições é bastante significativa, de modo que o sistema deve ser projetado para funcionar sob todas essas condições e propiciar condições de conforto térmico com o menor consumo de energia. No presente trabalho, o objetivo foi de realizar o estudo de melhoria de um sistema de climatização para a cabine do motorista de um ônibus rodoviário que atenda aos requisitos de carga térmica. O estudo compreendeu a avaliação de alguns dos componentes principais do ciclo de refrigeração, tais como o evaporador e o dispositivo de expansão, para verificar-se o atendimento da carga térmica do habitáculo do condutor. De acordo com a norma ASHRAE, no verão, as temperaturas de conforto térmico ideais para um ambiente climatizado devem ficar entre 23 e 26 ºC. A carga térmica imposta na cabine do motorista é de 5,37 kW, porém, o evaporador que estava sendo utilizado possuía uma capacidade de 2,81 kW, inferior à carga térmica imposta, sendo assim, as temperaturas de conforto não estavam sendo atingidas, pois ficavam acima da faixa ideal. Além disso, a válvula de expansão atual era do tipo bloco, e trocou-se por uma do tipo termostática, pois esse modelo é capaz de regular a vazão do refrigerante líquido em função da taxa de evaporação. A partir da carga térmica imposta, elegeu-se uma serpentina evaporadora com maior número de tubos por fileira e uma maior área de face. A capacidade atingida pelo novo evaporador foi de 5,57 kW, sendo assim, o trocador de calor proposto apresentou uma melhora significativa no sistema de climatização, atingindo rapidamente as temperaturas de conforto térmico (sic).
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No presente trabalho, o objetivo foi de realizar o estudo de melhoria de um sistema de climatização para a cabine do motorista de um ônibus rodoviário que atenda aos requisitos de carga térmica. O estudo compreendeu a avaliação de alguns dos componentes principais do ciclo de refrigeração, tais como o evaporador e o dispositivo de expansão, para verificar-se o atendimento da carga térmica do habitáculo do condutor. De acordo com a norma ASHRAE, no verão, as temperaturas de conforto térmico ideais para um ambiente climatizado devem ficar entre 23 e 26 ºC. A carga térmica imposta na cabine do motorista é de 5,37 kW, porém, o evaporador que estava sendo utilizado possuía uma capacidade de 2,81 kW, inferior à carga térmica imposta, sendo assim, as temperaturas de conforto não estavam sendo atingidas, pois ficavam acima da faixa ideal. Além disso, a válvula de expansão atual era do tipo bloco, e trocou-se por uma do tipo termostática, pois esse modelo é capaz de regular a vazão do refrigerante líquido em função da taxa de evaporação. A partir da carga térmica imposta, elegeu-se uma serpentina evaporadora com maior número de tubos por fileira e uma maior área de face. A capacidade atingida pelo novo evaporador foi de 5,57 kW, sendo assim, o trocador de calor proposto apresentou uma melhora significativa no sistema de climatização, atingindo rapidamente as temperaturas de conforto térmico (sic).Ar condicionadoRefrigeraçãoÔnibusMelhoria de um sistema de ar condicionado para cabine do motorista de um ônibus rodoviárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaTEXTTCC Mateus da Silva Machado.pdf.txtTCC Mateus da Silva Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain95486https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2143/3/TCC%20Mateus%20da%20Silva%20Machado.pdf.txt02ee37b24186109f1c907beeb3f70d44MD53THUMBNAILTCC Mateus da Silva Machado.pdf.jpgTCC Mateus da Silva Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2143/4/TCC%20Mateus%20da%20Silva%20Machado.pdf.jpg1704976b4b6e537a961d4bda2d3718edMD54ORIGINALTCC Mateus da Silva Machado.pdfTCC Mateus da Silva Machado.pdfapplication/pdf15858347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2143/1/TCC%20Mateus%20da%20Silva%20Machado.pdf45bbb698dd2721c37c1c4f883bb9d368MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2143/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/21432018-08-17 06:43:01.268oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:19.220636Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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