Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Juliana Jaqueline Canci
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12808
Resumo: Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor]
id UCS_d8fda45b7a18ad6b7103387195747ae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12808
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Brito, Juliana Jaqueline CanciDias, Daniela DuarteGodoy, Rossane deCemin, Tânia Maria2023-11-28T18:25:48Z2023-11-28T18:25:48Z2023-11-282023-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/12808Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor]Atenção plenaAnsiedade em criançasPsicoterapiaMindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPsicologia - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-11-27ORIGINALTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdfTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdfapplication/pdf356646https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/1/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf7366d2c862fcd3f9be72cf938885abf4MD51TEXTTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.txtTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.txtExtracted texttext/plain101835https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/2/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.txt03da6007c5259c9287817cd2dfba65b4MD52THUMBNAILTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.jpgTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/3/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.jpgdaacf0d33f407c57b8456ceaff2b1ac8MD5311338/128082023-11-29 06:01:00.884oai:repositorio.ucs.br:11338/12808Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-11-29T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
title Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
spellingShingle Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
Brito, Juliana Jaqueline Canci
Atenção plena
Ansiedade em crianças
Psicoterapia
title_short Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
title_full Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
title_fullStr Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
title_full_unstemmed Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
title_sort Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
author Brito, Juliana Jaqueline Canci
author_facet Brito, Juliana Jaqueline Canci
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Dias, Daniela Duarte
Godoy, Rossane de
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Juliana Jaqueline Canci
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção plena
Ansiedade em crianças
Psicoterapia
topic Atenção plena
Ansiedade em crianças
Psicoterapia
description Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-28T18:25:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-28T18:25:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12808
url https://repositorio.ucs.br/11338/12808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/1/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/2/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/3/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7366d2c862fcd3f9be72cf938885abf4
03da6007c5259c9287817cd2dfba65b4
daacf0d33f407c57b8456ceaff2b1ac8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308868826071040