Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12808 |
Resumo: | Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_d8fda45b7a18ad6b7103387195747ae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12808 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Juliana Jaqueline CanciDias, Daniela DuarteGodoy, Rossane Frizzo deCemin, Tânia Maria2023-11-28T18:25:48Z2023-11-28T18:25:48Z2023-11-282023-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/12808Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor]Atenção plenaAnsiedade em criançasPsicoterapiaMindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPsicologia - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-11-27ORIGINALTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdfTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdfapplication/pdf356646https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/1/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf7366d2c862fcd3f9be72cf938885abf4MD51TEXTTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.txtTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.txtExtracted texttext/plain101835https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/2/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.txt03da6007c5259c9287817cd2dfba65b4MD52THUMBNAILTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.jpgTCC Juliana Jaqueline Canci Brito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/3/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.jpgdaacf0d33f407c57b8456ceaff2b1ac8MD5311338/128082024-07-11 12:33:18.798oai:repositorio.ucs.br:11338/12808Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-07-11T12:33:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
title |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
spellingShingle |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil Brito, Juliana Jaqueline Canci Atenção plena Ansiedade em crianças Psicoterapia |
title_short |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
title_full |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
title_fullStr |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
title_full_unstemmed |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
title_sort |
Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil |
author |
Brito, Juliana Jaqueline Canci |
author_facet |
Brito, Juliana Jaqueline Canci |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Dias, Daniela Duarte Godoy, Rossane Frizzo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Juliana Jaqueline Canci |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
contributor_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção plena Ansiedade em crianças Psicoterapia |
topic |
Atenção plena Ansiedade em crianças Psicoterapia |
description |
Há um crescente índice de crianças com ansiedade, identificado pela procura cada vez maior por atendimento psicológico e consultas psiquiátricas com essa demanda. Este estudo busca evidências científicas quanto à eficácia do Mindfulness no tratamento psicoterápico da ansiedade infantil. Visa apresentar como as intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir em diversas abordagens para o público-alvo, demonstrando os benefícios da prática durante o desenvolvimento. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo, utilizando os descritores ?Mindfulness?, psicologia e ansiedade infantil. Foram selecionados artigos publicados de 2018 a 2023, nos idiomas português e espanhol. Posteriormente a seleção dos materiais, com 7 artigos selecionados, foi feita uma análise, tendo como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Desta forma, os materiais foram organizados em uma categoria: O uso do Mindfulness na psicoterapia para tratamento da ansiedade infantil e uma subcategoria: Benefícios do Mindfulness em crianças. Com base nos resultados encontrados foi possível identificar que o Mindfulness passou a ser caracterizado como um recurso promissor na psicoterapia com crianças, contribuindo de forma significativa no tratamento da ansiedade infantil.[resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-28T18:25:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-28T18:25:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12808 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/1/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/2/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12808/3/TCC%20Juliana%20Jaqueline%20Canci%20Brito.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7366d2c862fcd3f9be72cf938885abf4 03da6007c5259c9287817cd2dfba65b4 daacf0d33f407c57b8456ceaff2b1ac8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258410394648576 |