Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thoen, Carla Fernanda Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538
Resumo: No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização.
id UCS_d9c1e254891da526c570fbb60723bfd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/538
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Thoen, Carla Fernanda CarvalhoArendt, Isabel CristinaLuchese, Terciane ÂngelaKreutz, Lúcio2014-06-03T13:15:00Z2014-06-03T13:15:00Z2014-06-032011-12-16https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização.The research studies the dynamics of schooling culture and of ethnicity among Italian immigrants and their descendants in the Old Colonies of the Italian Immigration in the Northeast of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, during the decades of the 50th Century. As a central axis of investigation, the work analyzes the representations about schooling culture and education practices of Italian immigrants and their descendants, as well as possible associations with ethnicity, from information in the memories and reports of teachers who taught in the Old Colonies during the period of study, and from community leaders of the region. The analyzed reports recall the experiences of being a student and being a teacher. Under the Cultural History point of view, and employing Spoken History as methodology, the research comprises questions as the different kinds of schools at the time, the used materials, organization of school time and space, different ways to teach and learn, as well as relations in the ethnic identity process, attempting to understand the meanings attributed to the educational practice through the reports of the interviewed teachers and their experiences and ways to act as apprentice and instructor in the context of the communities. The work concludes that, although the Brazilian Government attempts to silence ethnic culture, it is possible to notice in the reports the importance of the school in the life of the communities and in the diffusion/maintenance of an Italian-Brazilian identity. Finally, the study emphasizes the need to think about cultural diversity interrelated with schooling in Brazil.Ensino - Rio Grande do Sul - HistóriaEscolas - Italiana, Região (RS)Italianos - Rio Grande do SulEtnicismoRepresentationEthnicityRepresentações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9405603472317894THOEN, C. F. C.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.txtDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.txtExtracted texttext/plain341153https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/3/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.txt887f4217b0d5abe8518c475f9547a988MD53THUMBNAILDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.jpgDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/4/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.jpg77af5cfb148f204b7972510aad1ea046MD54ORIGINALDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdfDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdfapplication/pdf1162075https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/1/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf192b797d84915209a4febb55aafd952fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5382018-08-17 06:11:13.04oai:repositorio.ucs.br:11338/538IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:11:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
title Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
spellingShingle Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
Thoen, Carla Fernanda Carvalho
Ensino - Rio Grande do Sul - História
Escolas - Italiana, Região (RS)
Italianos - Rio Grande do Sul
Etnicismo
Representation
Ethnicity
title_short Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
title_full Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
title_fullStr Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
title_full_unstemmed Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
title_sort Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
author Thoen, Carla Fernanda Carvalho
author_facet Thoen, Carla Fernanda Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Arendt, Isabel Cristina
Luchese, Terciane Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Thoen, Carla Fernanda Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kreutz, Lúcio
contributor_str_mv Kreutz, Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Rio Grande do Sul - História
Escolas - Italiana, Região (RS)
Italianos - Rio Grande do Sul
Etnicismo
topic Ensino - Rio Grande do Sul - História
Escolas - Italiana, Região (RS)
Italianos - Rio Grande do Sul
Etnicismo
Representation
Ethnicity
dc.subject.eng.fl_str_mv Representation
Ethnicity
description No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T13:15:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-03T13:15:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/3/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/4/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/1/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 887f4217b0d5abe8518c475f9547a988
77af5cfb148f204b7972510aad1ea046
192b797d84915209a4febb55aafd952f
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898624503808