Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538 |
Resumo: | No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização. |
id |
UCS_d9c1e254891da526c570fbb60723bfd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/538 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Thoen, Carla Fernanda CarvalhoArendt, Isabel CristinaLuchese, Terciane ÂngelaKreutz, Lúcio2014-06-03T13:15:00Z2014-06-03T13:15:00Z2014-06-032011-12-16https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização.The research studies the dynamics of schooling culture and of ethnicity among Italian immigrants and their descendants in the Old Colonies of the Italian Immigration in the Northeast of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, during the decades of the 50th Century. As a central axis of investigation, the work analyzes the representations about schooling culture and education practices of Italian immigrants and their descendants, as well as possible associations with ethnicity, from information in the memories and reports of teachers who taught in the Old Colonies during the period of study, and from community leaders of the region. The analyzed reports recall the experiences of being a student and being a teacher. Under the Cultural History point of view, and employing Spoken History as methodology, the research comprises questions as the different kinds of schools at the time, the used materials, organization of school time and space, different ways to teach and learn, as well as relations in the ethnic identity process, attempting to understand the meanings attributed to the educational practice through the reports of the interviewed teachers and their experiences and ways to act as apprentice and instructor in the context of the communities. The work concludes that, although the Brazilian Government attempts to silence ethnic culture, it is possible to notice in the reports the importance of the school in the life of the communities and in the diffusion/maintenance of an Italian-Brazilian identity. Finally, the study emphasizes the need to think about cultural diversity interrelated with schooling in Brazil.Ensino - Rio Grande do Sul - HistóriaEscolas - Italiana, Região (RS)Italianos - Rio Grande do SulEtnicismoRepresentationEthnicityRepresentações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9405603472317894THOEN, C. F. C.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.txtDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.txtExtracted texttext/plain341153https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/3/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.txt887f4217b0d5abe8518c475f9547a988MD53THUMBNAILDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.jpgDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/4/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.jpg77af5cfb148f204b7972510aad1ea046MD54ORIGINALDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdfDissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdfapplication/pdf1162075https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/1/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf192b797d84915209a4febb55aafd952fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5382018-08-17 06:11:13.04oai:repositorio.ucs.br:11338/538IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:11:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
title |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
spellingShingle |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) Thoen, Carla Fernanda Carvalho Ensino - Rio Grande do Sul - História Escolas - Italiana, Região (RS) Italianos - Rio Grande do Sul Etnicismo Representation Ethnicity |
title_short |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
title_full |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
title_fullStr |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
title_full_unstemmed |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
title_sort |
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) |
author |
Thoen, Carla Fernanda Carvalho |
author_facet |
Thoen, Carla Fernanda Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Arendt, Isabel Cristina Luchese, Terciane Ângela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thoen, Carla Fernanda Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kreutz, Lúcio |
contributor_str_mv |
Kreutz, Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Rio Grande do Sul - História Escolas - Italiana, Região (RS) Italianos - Rio Grande do Sul Etnicismo |
topic |
Ensino - Rio Grande do Sul - História Escolas - Italiana, Região (RS) Italianos - Rio Grande do Sul Etnicismo Representation Ethnicity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Representation Ethnicity |
description |
No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T13:15:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-03T13:15:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/3/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/4/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/1/Dissertacao%20Carla%20Fenanda%20C.%20Thoen.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/538/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
887f4217b0d5abe8518c475f9547a988 77af5cfb148f204b7972510aad1ea046 192b797d84915209a4febb55aafd952f deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308898624503808 |