Redes neurais aplicadas na previsão das taxas de afretamento por tempo de Platform Supply Vessels no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzeça, Elielton
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6803
Resumo: Durante o processo de exploração e produção de uma bacia petrolífera offshore, além da movimentação do petróleo e derivados, são movimentados os mais diferentes suprimentos necessários à manutenção das atividades. Para prover essa demanda, embarcações do tipo Platform Supply Vessels (PSV) compõem a maior parte da frota brasileira de embarcações de apoio às unidades marítimas. Devido aos altos custos associados às taxas de afretamento destas embarcações, petrolíferas devem considerar estratégias de contratos para se tornarem flexíveis às variações de cenários do mercado, para assim alcançarem um diferencial competitivo. Por conseguinte, a previsão de taxas futuras dos contratos de afretamento tem um papel fundamental. Este estudo apresenta um comparativo do desempenho de diferentes Redes Neurais Artificiais aplicadas nas previsões de taxas de afretamento de contratos por tempo de embarcações PSV no Brasil, considerando fatores associados à sua volatilidade. Nesta dissertação, foram utilizadas 53 variáveis independentes associadas ao mercado offshore nas previsões das taxas de afretamento, e comparados os resultados com previsões utilizando um número reduzido de variáveis através do método de seleção de variáveis com Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS). Com a seleção das variáveis de maior importância, foi possível reduzir o número de fatores para 10 nos dois modelos de estudo, para após comparar os resultados com três diferentes redes neurais. Como resultado, obteve-se um melhor desempenho e maior aderência em previsões utilizando Redes Neurais com Memórias de Longo-Curto Prazo (LSTM) em todos os modelos, quando comparada às redes neurais tradicionais na literatura, como as de Função de Base Radial e Perceptron Multicamadas. Também pode-se constatar que em quatro dos seis modelos de predição avaliados, a utilização de técnicas de seleção das variáveis de maior importância apresentou não só redução na complexidade do modelo como também apresentou reduções no Erro Percentual Médio Absoluto. Nas previsões das taxas de afretamento utilizando redes LSTM obteve-se erros inferiores a 3% para as duas classificações de capacidade de embarcações PSV estudadas, com um coeficiente de determinação de 84% no melhor caso [resumo fornecido pelo autor].
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spelling Grzeça, ElieltonVidor, GabrielChiwiacowsky, Leonardo DagninoKorzenowski, André LuisSouza, Marcelo Oliveira deMesquita, Alexandre2021-02-19T19:09:05Z2021-02-19T19:09:05Z2021-02-182020-09-01https://repositorio.ucs.br/11338/6803Durante o processo de exploração e produção de uma bacia petrolífera offshore, além da movimentação do petróleo e derivados, são movimentados os mais diferentes suprimentos necessários à manutenção das atividades. Para prover essa demanda, embarcações do tipo Platform Supply Vessels (PSV) compõem a maior parte da frota brasileira de embarcações de apoio às unidades marítimas. Devido aos altos custos associados às taxas de afretamento destas embarcações, petrolíferas devem considerar estratégias de contratos para se tornarem flexíveis às variações de cenários do mercado, para assim alcançarem um diferencial competitivo. Por conseguinte, a previsão de taxas futuras dos contratos de afretamento tem um papel fundamental. Este estudo apresenta um comparativo do desempenho de diferentes Redes Neurais Artificiais aplicadas nas previsões de taxas de afretamento de contratos por tempo de embarcações PSV no Brasil, considerando fatores associados à sua volatilidade. Nesta dissertação, foram utilizadas 53 variáveis independentes associadas ao mercado offshore nas previsões das taxas de afretamento, e comparados os resultados com previsões utilizando um número reduzido de variáveis através do método de seleção de variáveis com Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS). Com a seleção das variáveis de maior importância, foi possível reduzir o número de fatores para 10 nos dois modelos de estudo, para após comparar os resultados com três diferentes redes neurais. Como resultado, obteve-se um melhor desempenho e maior aderência em previsões utilizando Redes Neurais com Memórias de Longo-Curto Prazo (LSTM) em todos os modelos, quando comparada às redes neurais tradicionais na literatura, como as de Função de Base Radial e Perceptron Multicamadas. Também pode-se constatar que em quatro dos seis modelos de predição avaliados, a utilização de técnicas de seleção das variáveis de maior importância apresentou não só redução na complexidade do modelo como também apresentou reduções no Erro Percentual Médio Absoluto. Nas previsões das taxas de afretamento utilizando redes LSTM obteve-se erros inferiores a 3% para as duas classificações de capacidade de embarcações PSV estudadas, com um coeficiente de determinação de 84% no melhor caso [resumo fornecido pelo autor].During the exploration and production process of an offshore oil basin, in addition to the movement of oil and its derivatives, are moved the most different supplies used to maintain these activities. To supply this demand, the majority of the Brazilian fleet of support maritime units is make up of Platform Supply Vessels (PSV). Due to high costs associated with the charter rates of these vessels, oil companies must consider contracts strategies to become flexible to variations in market scenarios, in order to achieve a competitive advantage. Therefore, the future rates forecasting for charter contracts has a fundamental role. This study presents a comparison between different Artificial Neural Networks performances applied in the prediction of Term Charter Rates for PSV contracts in Brazil, considering factors associated with their volatility. In this master thesis, 53 independent variables associated with the offshore market were used in the charter rate forecasts, and the results were compared with forecasts using a reduced number of variables through the method of variable selection with Partial Least Squares Regression (PLS). With the selection of the most important variables, it was possible to reduce the factors' number to 10 in the two study models, after comparing the results with three different neural networks. As a result, better performance and greater adherence to forecasts were obtained using Neural Networks with Long Short-Term Memory (LSTM) in all models, when compared to traditional neural networks in the literature, such as Radial Base Function and Multilayer Perceptron. It was also possible to verify that in four of the six evaluated prediction models, the use of techniques of variables selection of greater importance presented not only a reduction in the model complexity, but also a reduction in the Mean Absolute Percentage Error. In the charter rates forecasts using LSTM networks, errors of less than 3% were obtained for the two classifications of PSV vessel capacity studied, with a coefficient of determination of 84% in the best case [resumo fornecido pelo autor].Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - MatrizContratos de afretamentoRedes neurais (Computação)Indústria petrolíferaLogísticaCharter-partiesNeural networks (Computer science)Petroleum, Industry and tradeLogisticsRedes neurais aplicadas na previsão das taxas de afretamento por tempo de Platform Supply Vessels no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8281902014218091Grzeça, ElieltonMestrado Profissional em Engenharia de ProduçãoCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-02-17ORIGINALDissertação Elielton Grzeca.pdfDissertação Elielton Grzeca.pdfapplication/pdf1810861https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elielton%20Grzeca.pdf5cd0897006a06f3b8c85907164560b83MD51Dissertação_Elielton Grzeca.pdfDissertação_Elielton Grzeca.pdfapplication/pdf317644https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Elielton%20Grzeca.pdf7d16ca99e72facb5a9dbc69f599f6d20MD52TEXTDissertação Elielton Grzeca.pdf.txtDissertação Elielton Grzeca.pdf.txtExtracted texttext/plain175528https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elielton%20Grzeca.pdf.txt6ffa0950222b8833d3acb4917d5474c8MD53Dissertação_Elielton Grzeca.pdf.txtDissertação_Elielton Grzeca.pdf.txtExtracted texttext/plain9269https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Elielton%20Grzeca.pdf.txtf094832c43a12b22f28cdddd14f38b47MD55THUMBNAILDissertação Elielton Grzeca.pdf.jpgDissertação Elielton Grzeca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elielton%20Grzeca.pdf.jpgdda928e3528d4066d5b76ff301a9e42dMD54Dissertação_Elielton Grzeca.pdf.jpgDissertação_Elielton Grzeca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6803/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Elielton%20Grzeca.pdf.jpge538ac96563b8770f5262915576edd82MD5611338/68032021-05-07 14:11:43.983oai:repositorio.ucs.br:11338/6803Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:46.408583Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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