Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11817 |
Resumo: | O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_e781aa2aceffa6bfd33960dce7d10928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11817 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Formiga, Ana CarolinaRoveda, VanessaBalbinoti, Valmiria AntoniaAlbé, Jussania de Fátima2023-03-31T16:02:57Z2023-03-31T16:02:57Z2022-12-172022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/11817O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor]The current economic, social and technological context requires constant innovation from organizations. To survive in the market that is increasingly complex and dynamic, it is necessary to adapt and understand that the process of change is sometimes necessary. The present study was developed in order to analyze the role of communication in the process of cultural transformation. The methodology included, in addition to the literature review, the use of interviews, conducted with professionals in the area who participated in some stage of the organizational transformation process. According to the crossing of data, it was evident that communication is a fundamental strategic element in the process, and can contribute from the beginning to the support of the change. It is an area that can add a lot, so it must be integrated into all the steps provided for the proposed phases. Likewise, it was evidenced that other elements are also essential for the transformation to happen, they are: strategic planning, communication, leadership and people. The study shows that communication must be integrated with these elements, with the potential to ensure better results. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasComunicaçãoCultura organizacionalPlanejamento estratégicoJornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-16ORIGINALTCC Ana Carolina Formiga.pdfTCC Ana Carolina Formiga.pdfapplication/pdf3392907https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf19733fdc810889d11a05556b34b5b5d0MD51TEXTTCC Ana Carolina Formiga.pdf.txtTCC Ana Carolina Formiga.pdf.txtExtracted texttext/plain259027https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.txt0df1aff30813de1ed1958d5c2b3b9658MD52THUMBNAILTCC Ana Carolina Formiga.pdf.jpgTCC Ana Carolina Formiga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.jpg3302516536218ac2fec75f77fd126bc5MD5311338/118172023-04-11 10:57:51.163oai:repositorio.ucs.br:11338/11817Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:09.886010Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
title |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
spellingShingle |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional Formiga, Ana Carolina Relações públicas Comunicação Cultura organizacional Planejamento estratégico |
title_short |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
title_full |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
title_fullStr |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
title_full_unstemmed |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
title_sort |
Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional |
author |
Formiga, Ana Carolina |
author_facet |
Formiga, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Roveda, Vanessa Balbinoti, Valmiria Antonia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formiga, Ana Carolina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albé, Jussania de Fátima |
contributor_str_mv |
Albé, Jussania de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Comunicação Cultura organizacional Planejamento estratégico |
topic |
Relações públicas Comunicação Cultura organizacional Planejamento estratégico |
description |
O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-31T16:02:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-31T16:02:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11817 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19733fdc810889d11a05556b34b5b5d0 0df1aff30813de1ed1958d5c2b3b9658 3302516536218ac2fec75f77fd126bc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459215298560 |