Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga, Ana Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11817
Resumo: O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_e781aa2aceffa6bfd33960dce7d10928
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11817
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Formiga, Ana CarolinaRoveda, VanessaBalbinoti, Valmiria AntoniaAlbé, Jussania de Fátima2023-03-31T16:02:57Z2023-03-31T16:02:57Z2022-12-172022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/11817O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor]The current economic, social and technological context requires constant innovation from organizations. To survive in the market that is increasingly complex and dynamic, it is necessary to adapt and understand that the process of change is sometimes necessary. The present study was developed in order to analyze the role of communication in the process of cultural transformation. The methodology included, in addition to the literature review, the use of interviews, conducted with professionals in the area who participated in some stage of the organizational transformation process. According to the crossing of data, it was evident that communication is a fundamental strategic element in the process, and can contribute from the beginning to the support of the change. It is an area that can add a lot, so it must be integrated into all the steps provided for the proposed phases. Likewise, it was evidenced that other elements are also essential for the transformation to happen, they are: strategic planning, communication, leadership and people. The study shows that communication must be integrated with these elements, with the potential to ensure better results. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasComunicaçãoCultura organizacionalPlanejamento estratégicoJornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-16ORIGINALTCC Ana Carolina Formiga.pdfTCC Ana Carolina Formiga.pdfapplication/pdf3392907https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf19733fdc810889d11a05556b34b5b5d0MD51TEXTTCC Ana Carolina Formiga.pdf.txtTCC Ana Carolina Formiga.pdf.txtExtracted texttext/plain259027https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.txt0df1aff30813de1ed1958d5c2b3b9658MD52THUMBNAILTCC Ana Carolina Formiga.pdf.jpgTCC Ana Carolina Formiga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.jpg3302516536218ac2fec75f77fd126bc5MD5311338/118172023-04-11 10:57:51.163oai:repositorio.ucs.br:11338/11817Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:09.886010Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
title Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
spellingShingle Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
Formiga, Ana Carolina
Relações públicas
Comunicação
Cultura organizacional
Planejamento estratégico
title_short Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
title_full Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
title_fullStr Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
title_full_unstemmed Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
title_sort Jornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacional
author Formiga, Ana Carolina
author_facet Formiga, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roveda, Vanessa
Balbinoti, Valmiria Antonia
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga, Ana Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albé, Jussania de Fátima
contributor_str_mv Albé, Jussania de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação
Cultura organizacional
Planejamento estratégico
topic Relações públicas
Comunicação
Cultura organizacional
Planejamento estratégico
description O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T16:02:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-31T16:02:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11817
url https://repositorio.ucs.br/11338/11817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11817/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Formiga.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19733fdc810889d11a05556b34b5b5d0
0df1aff30813de1ed1958d5c2b3b9658
3302516536218ac2fec75f77fd126bc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258459215298560