Liames necessários para o desenvolvimento da competência argumentativa no 5º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12050 |
Resumo: | Este estudo objetiva verificar possibilidades de desenvolvimento da competência argumentativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se no 5º ano, por tratar-se de uma fase de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessa competência, com o objetivo de aprimorar a capacidade do aluno de opinar e defender seu ponto de vista, instigando-o a fazer isso de forma autônoma e pertinente à situação. A metodologia constituiu-se de um estudo teórico respaldado em autores como Dolz (1996); Leitão (1997), (2005), (2007), (2011), (2012); Perelman (1997); Perelman e OlbrechtTyteca (1996); Cury (2019), (2002); Carrilho (2002), além das Leis Brasileiras sobre educação. O problema que orienta esta pesquisa investiga como trabalhar com a competência argumentativa já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No intuito de respondê-lo, apresenta-se um panorama a respeito da origem e das particularidades da argumentação para, em seguida, investigar a abordagem que os autores supracitados fazem acerca da capacidade de argumentar das crianças, especialmente no 5º. Os resultados apontam que, além de estar amparada pela BNCC, é importante que a competência argumentativa seja trabalhada já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo o 5º ano o momento mais adequado para isso, pois o aluno adquire mais autonomia intelectual, consciência de normas e valores sociais, além de já ser capaz de refletir sobre as consequências do seu ato de fala, assim como do outro. [resumo fornecido pelo autor] |
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Rockenbach, Joseane RosaStrohschoen, Andreia Aparecida GuimarãesNiederauer, Carina Maria MelchiorsGomezjurado Zevallos, Verónica PilarStefani, Jaqueline2023-05-31T13:59:16Z2023-05-31T13:59:16Z2023-05-262023-02-28https://repositorio.ucs.br/11338/12050Este estudo objetiva verificar possibilidades de desenvolvimento da competência argumentativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se no 5º ano, por tratar-se de uma fase de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessa competência, com o objetivo de aprimorar a capacidade do aluno de opinar e defender seu ponto de vista, instigando-o a fazer isso de forma autônoma e pertinente à situação. A metodologia constituiu-se de um estudo teórico respaldado em autores como Dolz (1996); Leitão (1997), (2005), (2007), (2011), (2012); Perelman (1997); Perelman e OlbrechtTyteca (1996); Cury (2019), (2002); Carrilho (2002), além das Leis Brasileiras sobre educação. O problema que orienta esta pesquisa investiga como trabalhar com a competência argumentativa já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No intuito de respondê-lo, apresenta-se um panorama a respeito da origem e das particularidades da argumentação para, em seguida, investigar a abordagem que os autores supracitados fazem acerca da capacidade de argumentar das crianças, especialmente no 5º. Os resultados apontam que, além de estar amparada pela BNCC, é importante que a competência argumentativa seja trabalhada já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo o 5º ano o momento mais adequado para isso, pois o aluno adquire mais autonomia intelectual, consciência de normas e valores sociais, além de já ser capaz de refletir sobre as consequências do seu ato de fala, assim como do outro. [resumo fornecido pelo autor]This study aims to chek the possibilities of developing argumentative competence in the Early Years of Elementary School. The research focused on the 5th year because it is a transition phase between the Early Years and the Final Years of Elementary School. The National Common Curricular Base (NCCB) emphasizes the need for work aimed at developing this competence, intending to improve the student's ability to give an opinion and defend her/his point of view, instigating her/him to do so autonomously and according to the situation. This is a theoretical study supported by authors such as como Dolz (1996); Leitão (1997), (2005), (2007), (2011), (2012); Perelman (1997); Perelman and Olbrecht-Tyteca (1996); Cury (2002), (2019); Carrilho (2002 in addition to the Brazilian Laws on education.The problem that guides this research investigates whether it is possible to start the development of argumentative competence already in the Early Years of Elementary School. To answer the problem, an overview is presented regarding the origin and particularities of argumentation, to then investigate the approach that the aforementioned authors take regarding children's ability to argue, especially in the 5th grade. The results indicate that, in addition to being supported by the NCCB, it is important to work on the development of argumentative competence already in the Early Years of Elementary School with the 5th year being the most appropriate time for this, as the student acquires more intellectual autonomy, awareness of norms and social values, in addition to already being able to reflect on the consequences of their speech act, as well as the others. [resumo fornecido pelo autor]engporOratóriaEnsino fundamentalBase Nacional Comum CurricularOratoryElementary schoolCommon National Curriculum BaseLiames necessários para o desenvolvimento da competência argumentativa no 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7253640827629832ROCKENBACH, J. R.Mestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2023-05-25ORIGINALDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdfDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdfapplication/pdf2078686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12050/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Joseane%20Rosa%20Rockenbach.pdfaa5a951bec9d6099b91af186a31e780aMD51TEXTDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdf.txtDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdf.txtExtracted texttext/plain259658https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12050/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Joseane%20Rosa%20Rockenbach.pdf.txt3f331e7b1d75f6b459671fa43f04c3b7MD52THUMBNAILDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdf.jpgDissertação Joseane Rosa Rockenbach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12050/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Joseane%20Rosa%20Rockenbach.pdf.jpg1220c4474f29d9742d74660fd2d22cc4MD5311338/120502023-06-01 07:00:34.955oai:repositorio.ucs.br:11338/12050Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:32.781431Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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