Formação do preço de venda com base nos custos incorridos de um mix de produtos através do método de custeio por absorção : um estudo de caso em uma indústria de esquadrias do Vale do Caí - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Franciele Regina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/3858
Resumo: O custo de um produto é um item fundamental para se poder calcular o preço de venda. Na contabilidade de custos, existem várias classificações que auxiliam na formulação dos preços, sendo os custos diretos e indiretos, os custos fixos e variáveis. É possível utilizar alguns métodos de custeio como: absorção, variável, ABC, entre outros. Também temos o markup, que nos auxilia para encontrar os preços de venda. Essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: Quais os custos incorridos através do método de custeio por absorção em uma indústria de esquadrias do Vale do Caí - RS, para formular o preço de venda de um mix de produtos? Para responder a questão, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica que fez um levantamento dos assuntos relacionados ao tema, em seguida, foi desenvolvido um estudo de caso em uma indústria de esquadrias do Vale do Caí- RS. Quanto à forma de abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O principal propósito desse estudo foi fazer uma comparação com o preço de venda que a empresa pratica e o preço de venda encontrado para verificar, se a empresa está tendo um resultado positivo ou negativo e se o valor de venda está correto. Concluiu-se que, com essa amostra, se fosse feito uma unidade de cada produto a empresa está obtendo um resultado positivo. Porém, no caso das quantidades se alterarem, deve-se tomar cuidado, caso os produtos que estão dando resultado negativo não sejam os mais vendidos, pois assim o prejuízo estaria consumindo todo o lucro. É importante que a empresa analise de maneira adequada o valor dos seus custos e formule o preço de venda correto para que possa permanecer no mercado (sic.)
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