A cultura dos videogames: uma análise de como a publicidade se incorpora no mercado de games
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11803 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo mapear como a cultura dos videogames se integra dentro da sociedade e do mercado, como que se conecta ao seu consumidor e como eles respondem às ações impostas a eles, juntamente a um conglomerado de algumas estratégias publicitárias que são utilizadas dentro desta mídia. Foram feitas pesquisas etnográficas junto a coleta de dados bibliográficos, que com isso foram possíveis as observações da utilização da cultura pop dentro dos videogames, as interações de fãs e comunidades e sua importância no mercado, as formas de venda que são utilizadas dentro e fora dos jogos, as modalidades competitivas dentro deste meio, que acabam gerando novas possibilidades de mercados, também como a convergência de mídias e o endosso são utilizados para atrair os consumidores. Ao desfecho deste estudo, mostra-se que o mercado de games possui maneiras inovadoras e efetivas de atrair consumidores, também da criação de comunidades que são impactantes para sociedade tanto culturalmente como mercadologicamente. [resumo fornecido pelo autor] |
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Carneiro, Fábio Augusto RechMarcell, BoccheseArnt, Carlos Antonio de AndradeTrajano, Júlio Cézar Colbeich2023-03-29T15:55:15Z2023-03-29T15:55:15Z2022-12-192022-12-06https://repositorio.ucs.br/11338/11803Este trabalho teve como objetivo mapear como a cultura dos videogames se integra dentro da sociedade e do mercado, como que se conecta ao seu consumidor e como eles respondem às ações impostas a eles, juntamente a um conglomerado de algumas estratégias publicitárias que são utilizadas dentro desta mídia. Foram feitas pesquisas etnográficas junto a coleta de dados bibliográficos, que com isso foram possíveis as observações da utilização da cultura pop dentro dos videogames, as interações de fãs e comunidades e sua importância no mercado, as formas de venda que são utilizadas dentro e fora dos jogos, as modalidades competitivas dentro deste meio, que acabam gerando novas possibilidades de mercados, também como a convergência de mídias e o endosso são utilizados para atrair os consumidores. Ao desfecho deste estudo, mostra-se que o mercado de games possui maneiras inovadoras e efetivas de atrair consumidores, também da criação de comunidades que são impactantes para sociedade tanto culturalmente como mercadologicamente. [resumo fornecido pelo autor]This work aimed to map how videogame culture integrates into society and the market, how it connects to its consumer and how they respond to actions imposed on them, along with a conglomeration of some advertising strategies that are used within this media. Ethnographic research was carried out together with the collection of bibliographic data, which made it possible to observe the use of pop culture within video games, the interactions of fans and communities and their importance in the market, the forms of sale that are used inside and outside the games, competitive modalities within this medium, which end up generating new market possibilities, as well as media convergence and endorsement are used to attract consumers. At the end of this study, it is shown that the games market has innovative and effective ways of attracting consumers, as well as creating communities that are impactful for society both culturally and commercially. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeVideogamesJogos eletrônicosCultura popularComportamento do consumidorA cultura dos videogames: uma análise de como a publicidade se incorpora no mercado de gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdfTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdfapplication/pdf7277367https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11803/1/TCC%20Fabio%20Augusto%20Rech%20Carneiro.pdfdccd0eac3f93f7c37c44a2ebf9c9a918MD51TEXTTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdf.txtTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain343517https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11803/2/TCC%20Fabio%20Augusto%20Rech%20Carneiro.pdf.txt2ae444d3d6ed032f9e5e9ee9a75de214MD52THUMBNAILTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdf.jpgTCC Fabio Augusto Rech Carneiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11803/3/TCC%20Fabio%20Augusto%20Rech%20Carneiro.pdf.jpg9051f9ed9cf030387866d930628eb489MD5311338/118032023-03-30 07:03:57.384oai:repositorio.ucs.br:11338/11803Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T07:03:57Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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