A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mara Fabiane Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12896
Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da pré-escola de uma Escola em Bragança-Pará no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Especificamente, identificar quais percepções de educação digital tem os professores da pré-escola de uma Escola em Bragança e de que forma tem utilizado as TDICs nos ambientes de aprendizagens; evidenciar quais os principais desafios dos professores da pré-escola de uma Escola em Bragança para o uso TDICs nessa etapa da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo cujo enfoque está ancorado em um estudo de campo com a construção de um corpus a partir da transcrição de entrevistas com perguntas semiestruturadas. Portanto, um trabalho acadêmico, construído com rigor científico sobre uma temática tão emergente e necessária à educação dos tempos atuais, e que impõe aos seus pesquisadores uma grandiosa imersão teórica e um olhar sobre as práticas profissionais. Os teóricos que fundamentam a temática pesquisada e com os quais coadunamos com as ideias; são, Ariès (1978), Lévy (1999), Fantin (2010), Moran (2012), Kenski (2013), entre outros. Essa ação permitiu a profícua facilitação na organização textual e assim emergiram as categorias de análise dos dados produzidos nas entrevistas semiestruturadas: Percepção das Professoras, Potencialidades e motivação gerada pelas TDICs e Estrutura por meio das quais fez-se a análise dos dados e as configurações de inferências e da organicidade. Os resultados apontaram que as professoras de alguma forma têm utilizado as TDICs nos ambientes deaprendizagens, os dados nos trouxeram a compreensão sobre o conhecimento que possuem das várias possibilidades oriundas da utilização das TDICs em suas práticas, ou seja, os sujeitos pesquisados apontam as TDICs como aliadas no processo educacional e a compreensão da linguagem digital como campo indispensável ao currículo e ao ensino aprendizagem da Educação Infantil, contudo, paradoxalmente, reconhecem, desafios em relação ao uso das TDICs na pré-escola, dentre eles a falta de apropriação dessas ferramentas e sua integração nas rotinas educacionais e a falta de infraestrutura da escola lócus da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f0df314ef0cce6014150a2ac99cb8e3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12896
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Gomes, Mara Fabiane ReisGiacomazzo, Graziela FátimaWelter, Cristiane BackesPescador, Cristina Maria2024-01-17T18:26:34Z2024-01-17T18:26:34Z2023-12-252023-08-30https://repositorio.ucs.br/11338/12896Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da pré-escola de uma Escola em Bragança-Pará no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Especificamente, identificar quais percepções de educação digital tem os professores da pré-escola de uma Escola em Bragança e de que forma tem utilizado as TDICs nos ambientes de aprendizagens; evidenciar quais os principais desafios dos professores da pré-escola de uma Escola em Bragança para o uso TDICs nessa etapa da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo cujo enfoque está ancorado em um estudo de campo com a construção de um corpus a partir da transcrição de entrevistas com perguntas semiestruturadas. Portanto, um trabalho acadêmico, construído com rigor científico sobre uma temática tão emergente e necessária à educação dos tempos atuais, e que impõe aos seus pesquisadores uma grandiosa imersão teórica e um olhar sobre as práticas profissionais. Os teóricos que fundamentam a temática pesquisada e com os quais coadunamos com as ideias; são, Ariès (1978), Lévy (1999), Fantin (2010), Moran (2012), Kenski (2013), entre outros. Essa ação permitiu a profícua facilitação na organização textual e assim emergiram as categorias de análise dos dados produzidos nas entrevistas semiestruturadas: Percepção das Professoras, Potencialidades e motivação gerada pelas TDICs e Estrutura por meio das quais fez-se a análise dos dados e as configurações de inferências e da organicidade. Os resultados apontaram que as professoras de alguma forma têm utilizado as TDICs nos ambientes deaprendizagens, os dados nos trouxeram a compreensão sobre o conhecimento que possuem das várias possibilidades oriundas da utilização das TDICs em suas práticas, ou seja, os sujeitos pesquisados apontam as TDICs como aliadas no processo educacional e a compreensão da linguagem digital como campo indispensável ao currículo e ao ensino aprendizagem da Educação Infantil, contudo, paradoxalmente, reconhecem, desafios em relação ao uso das TDICs na pré-escola, dentre eles a falta de apropriação dessas ferramentas e sua integração nas rotinas educacionais e a falta de infraestrutura da escola lócus da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation is linked to the Graduate Program in Education - University of Caxias do Sul. The general objective is to analyze perceptions, educational practices and challenges of preschool teachers of a school in Bragança-Pará in the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs). Specifically, to identify what perceptions of digital education the pre- school teachers of a school in Bragança have and how they have used TDICs in learning environments; to highlight the main challenges of preschool teachers of a school in Bragança for the use of TDICs at this stage of Early Childhood Education. This is a qualitative research of exploratory and descriptive character whose focus is anchored in a field study with the construction of a corpus from the transcription of interviews with semi structured questions. Therefore, an academic work, built with scientific rigor on a theme so emerging and necessary to the education of current times, and which imposes on its researchers a great theoretical immersion and a look at professional practices. The theoristswho underlie the researched theme and with whom we agree with the ideas; They are Ariès (1978), Lévy (1999), Fantin (2010), Moran (2012), Kenski (2013), among others. This action allowed the fruitful facilitation in the textual organization and thus emerged the categories of analysis of the data produced in the semi-structured interviews: Perception of the Teachers, Potentialities and motivation generated by the TDICs and Structure through which the data analysis and the configurations of inferences and organicity were made. The results pointed out that the teachers have somehow used the TDICs in the learning environments, the data brought us the understanding of the knowledge they have of the various possibilities arising from the use of TDICs in their practices, that is, the researched subjects point out the TDICs as allies in the educational process and the understanding of digital language as an indispensable field to the curriculum and teaching- learning of Early Childhood Education,however, paradoxically, they recognize challenges in relation to the use of TDICs in preschool, among them the lack of appropriation of these tools and their integration into educational routines and the lack of infrastructure of the school, the locus of the research. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação pré-escolarEducação de criançasTecnologia educacionalProfessores de educação pré-escolarEscolas públicas - Bragança (PA)Education, PreschoolEducation of childrenEducational technologyPreschool teachersPublic schools - Bragança (Brazil)A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/5236417791859744GOMES, Mara Fabiane ReisMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-23ORIGINALDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdfDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdfapplication/pdf934208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdfaef4eb3e7056342c9197125e02a5a2e4MD51TEXTDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdf.txtDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain233420https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdf.txt58ce032fa663cef76436a1644a43d8a9MD52THUMBNAILDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdf.jpgDissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdf.jpg64fd4d86f108f6b8397db0ea0c650647MD5311338/128962024-02-01 13:29:42.057oai:repositorio.ucs.br:11338/12896Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-02-01T13:29:42Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
title A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
spellingShingle A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
Gomes, Mara Fabiane Reis
Educação pré-escolar
Educação de crianças
Tecnologia educacional
Professores de educação pré-escolar
Escolas públicas - Bragança (PA)
Education, Preschool
Education of children
Educational technology
Preschool teachers
Public schools - Bragança (Brazil)
title_short A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
title_full A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
title_fullStr A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
title_full_unstemmed A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
title_sort A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
author Gomes, Mara Fabiane Reis
author_facet Gomes, Mara Fabiane Reis
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Giacomazzo, Graziela Fátima
Welter, Cristiane Backes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mara Fabiane Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pescador, Cristina Maria
contributor_str_mv Pescador, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educação de crianças
Tecnologia educacional
Professores de educação pré-escolar
Escolas públicas - Bragança (PA)
topic Educação pré-escolar
Educação de crianças
Tecnologia educacional
Professores de educação pré-escolar
Escolas públicas - Bragança (PA)
Education, Preschool
Education of children
Educational technology
Preschool teachers
Public schools - Bragança (Brazil)
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Preschool
Education of children
Educational technology
Preschool teachers
Public schools - Bragança (Brazil)
description Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da pré-escola de uma Escola em Bragança-Pará no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Especificamente, identificar quais percepções de educação digital tem os professores da pré-escola de uma Escola em Bragança e de que forma tem utilizado as TDICs nos ambientes de aprendizagens; evidenciar quais os principais desafios dos professores da pré-escola de uma Escola em Bragança para o uso TDICs nessa etapa da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo cujo enfoque está ancorado em um estudo de campo com a construção de um corpus a partir da transcrição de entrevistas com perguntas semiestruturadas. Portanto, um trabalho acadêmico, construído com rigor científico sobre uma temática tão emergente e necessária à educação dos tempos atuais, e que impõe aos seus pesquisadores uma grandiosa imersão teórica e um olhar sobre as práticas profissionais. Os teóricos que fundamentam a temática pesquisada e com os quais coadunamos com as ideias; são, Ariès (1978), Lévy (1999), Fantin (2010), Moran (2012), Kenski (2013), entre outros. Essa ação permitiu a profícua facilitação na organização textual e assim emergiram as categorias de análise dos dados produzidos nas entrevistas semiestruturadas: Percepção das Professoras, Potencialidades e motivação gerada pelas TDICs e Estrutura por meio das quais fez-se a análise dos dados e as configurações de inferências e da organicidade. Os resultados apontaram que as professoras de alguma forma têm utilizado as TDICs nos ambientes deaprendizagens, os dados nos trouxeram a compreensão sobre o conhecimento que possuem das várias possibilidades oriundas da utilização das TDICs em suas práticas, ou seja, os sujeitos pesquisados apontam as TDICs como aliadas no processo educacional e a compreensão da linguagem digital como campo indispensável ao currículo e ao ensino aprendizagem da Educação Infantil, contudo, paradoxalmente, reconhecem, desafios em relação ao uso das TDICs na pré-escola, dentre eles a falta de apropriação dessas ferramentas e sua integração nas rotinas educacionais e a falta de infraestrutura da escola lócus da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-17T18:26:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-17T18:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12896
url https://repositorio.ucs.br/11338/12896
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12896/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mara%20Fabiane%20Reis%20Gomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aef4eb3e7056342c9197125e02a5a2e4
58ce032fa663cef76436a1644a43d8a9
64fd4d86f108f6b8397db0ea0c650647
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308908852314112