Análise da internacionalização do funk brasileiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5739 |
Resumo: | O ritmo musical Funk Brasileiro, nascido nas periferias cariocas, está sendo expandido para mercados externos. O presente trabalho analisa as principais características da internacionalização do ritmo. Para tal, a pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada através de entrevistas de profundidades buscando coletar a opinião dos profissionais da área. A segunda fase, quantitativa de caráter descritivo, realizada através de um mapeamento do consumo do ritmo no mundo através de dados obtidos no Youtube Charts. Para análise dos resultados, foram comparadas as informações obtidas juntamente à literatura disponível e fontes externas. Os resultados demonstram que algumas das teorias de internacionalização de empresas estão sendo aplicadas para investidas internacionais de artistas do Funk. Além disto, o presente estudo propõe que a diversificação do ritmo tende a facilitar a entrada em outros países, assim como a parceria com artistas consagrados no cenário global e composições em outros idiomas. É proposto que mercados com distância psíquica menor devam ser prioridades para a primeira investida internacional dos artistas do ritmo.(sic) |
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Pereira, GabrielAndrade, SimoneVerruck, FábioLazzari, Fernanda2020-04-06T14:31:28Z2020-04-06T14:31:28Z2019-12-102019https://repositorio.ucs.br/11338/5739O ritmo musical Funk Brasileiro, nascido nas periferias cariocas, está sendo expandido para mercados externos. O presente trabalho analisa as principais características da internacionalização do ritmo. Para tal, a pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada através de entrevistas de profundidades buscando coletar a opinião dos profissionais da área. A segunda fase, quantitativa de caráter descritivo, realizada através de um mapeamento do consumo do ritmo no mundo através de dados obtidos no Youtube Charts. Para análise dos resultados, foram comparadas as informações obtidas juntamente à literatura disponível e fontes externas. Os resultados demonstram que algumas das teorias de internacionalização de empresas estão sendo aplicadas para investidas internacionais de artistas do Funk. Além disto, o presente estudo propõe que a diversificação do ritmo tende a facilitar a entrada em outros países, assim como a parceria com artistas consagrados no cenário global e composições em outros idiomas. É proposto que mercados com distância psíquica menor devam ser prioridades para a primeira investida internacional dos artistas do ritmo.(sic)The Brazilian Funk musical rhythm, born in the carioca peripheries, is being expanded to foreign markets. This paper analyzes the main characteristics of this rhythm internationalization. To this end, the research was divided into two phases, the first, qualitative exploratory, operationalized through in-depth interviews seeking to collect the opinion of professionals in the industry. The second phase, quantitative and descriptive, carried out by mapping the consumption of rhythm in the world through data obtained from Youtube Charts. To analyze the results, the information obtained from the available literature and external sources were compared. The results show that some of the internationalization theories of companies are being applied to international attacks of Funk artists. In addition, the present study proposes that rhythm diversification tends to facilitate entry into other countries, as well as partnership with world-renowned artists and compositions in other languages. It is proposed that markets with shorter psychic distance should be priorities for the first international onslaught of rhythm artists.(sic)Funk (Música)GlobalizaçãoCulturaAnálise da internacionalização do funk brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-11 00:00:00ORIGINALTCC Gabriel Pereira.pdfTCC Gabriel Pereira.pdfapplication/pdf1041567https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5739/1/TCC%20Gabriel%20Pereira.pdf62940ba27947144c06784f80ad8f5786MD51TEXTTCC Gabriel Pereira.pdf.txtTCC Gabriel Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain126465https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5739/2/TCC%20Gabriel%20Pereira.pdf.txt43467eecfc199a7ada917d1c0bbca744MD52THUMBNAILTCC Gabriel Pereira.pdf.jpgTCC Gabriel Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5739/3/TCC%20Gabriel%20Pereira.pdf.jpgd8e6a621087a927e707cfdc3cf8dc3ceMD5311338/57392020-04-07 06:00:58.349oai:repositorio.ucs.br:11338/5739Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:51.458030Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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