Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13710 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo o estudo da história dos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, observando como ocorreu o processo de abertura e de organização destes espaços no meio rural, narrando aspectos das culturas escolares produzidas nestas instituições de ensino. O recorte temporal adotado inicia-se em 1943, a partir da inauguração das sete instituições de ensino abordadas na pesquisa sob a prerrogativa da Cruzada Nacional de Educação, e finaliza em 1951, com o Decreto Municipal nº 99, que estabelecia as diretrizes para a educação no município, resultando em um processo de urbanização dos grupos escolares municipais. O aporte teórico se fundamenta na História Cultural, na perspectiva das Culturas Escolares e da História das Instituições Escolares. Metodologicamente, esta pesquisa é amparada pela análise histórica documental, utilizando como fontes documentos produzidos para os grupos escolares (leis, decretos, atos, Boletins do CPOE, Revista do Ensino, Jornal Despertar, Programas Escolares), sobre os grupos escolares (jornais e periódicos, álbuns fotográficos e fotografias avulsas) e pelos grupos escolares (atas de exames finais, livros de registro de frequência, registro do corpo docente, transcrições de entrevista de professoras, entre outros). Como categorias de análise, privilegiou-se a investigação dos saberes escolares, materializados no Programa Escolar; dos sujeitos, em particular as professoras; das práticas e dos ritos envolvidos nas comemorações e programações da Semana da Pátria e da Hora Cívica; da ginástica, dos jogos e das dramatizações que se consolidaram como componentes das práticas pedagógicas; das instituições auxiliares da escola; das materialidades e do espaço escolar, que adquiriram funções distintas na constituição de uma cultura material escolar compartilhada. Os grupos escolares municipais, criados a partir da Cruzada Nacional de Educação, desempenharam um papel significativo na promoção das práticas nacionalistas, emergindo como espaços importantes para a disseminação de valores, símbolos e da língua nacional nas áreas de núcleos coloniais, contribuindo para a construção de uma identidade nacional que se incorporava com aspectos do cotidiano rural. Nesse sentido, a elevação das escolas isoladas à categoria de grupos escolares municipais foi uma estratégia da Prefeitura para inserir dispositivos de vigilância e controle nas comunidades rurais com influência da imigração italiana e, apesar de representarem o processo de interiorização dos grupos escolares no meio rural do município, os grupos escolares municipais mantiveram-se entre a realidade dos grupos escolares estaduais e as escolas isoladas. Portanto, a tese que defendo é de que os grupos escolares municipais foram alternativas de escolarização que, apesar de aspirar aos ideais das escolas seriadas, ainda apresentavam muitas semelhanças com as escolas isoladas, compartilhando a ruralidade como uma característica que influenciou sujeitos, práticas, representações, materialidades e tempos, moldando o cotidiano e as culturas escolares. Os grupos escolares municipais adquiriram uma função não apenas de escolarizar os sujeitos, disciplinando os corpos e as emoções, mas também de valorizar o trabalho do homem do campo, propondo conhecimentos mais técnicos e científicos para fortalecer a importância das atividades agrícolas para o município. Nesse sentido, destaco a ação das comunidades rurais para a manutenção destes espaços e como suporte ao processo de escolarização e de ensino. [resumo fornecido pelo autor] |
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Vanz, SamantaRosa, Geraldo Antônio daLuchese, Terciane ÂngelaFurtado, Alessandra CristinaAmaral, Giana Lange doGrazziotin, Luciane Sgarbi SantosSouza, José Edimar de2024-08-27T13:41:09Z2024-08-27T13:41:09Z2024-08-242024-08-05https://repositorio.ucs.br/11338/13710Esta tese tem como objetivo o estudo da história dos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, observando como ocorreu o processo de abertura e de organização destes espaços no meio rural, narrando aspectos das culturas escolares produzidas nestas instituições de ensino. O recorte temporal adotado inicia-se em 1943, a partir da inauguração das sete instituições de ensino abordadas na pesquisa sob a prerrogativa da Cruzada Nacional de Educação, e finaliza em 1951, com o Decreto Municipal nº 99, que estabelecia as diretrizes para a educação no município, resultando em um processo de urbanização dos grupos escolares municipais. O aporte teórico se fundamenta na História Cultural, na perspectiva das Culturas Escolares e da História das Instituições Escolares. Metodologicamente, esta pesquisa é amparada pela análise histórica documental, utilizando como fontes documentos produzidos para os grupos escolares (leis, decretos, atos, Boletins do CPOE, Revista do Ensino, Jornal Despertar, Programas Escolares), sobre os grupos escolares (jornais e periódicos, álbuns fotográficos e fotografias avulsas) e pelos grupos escolares (atas de exames finais, livros de registro de frequência, registro do corpo docente, transcrições de entrevista de professoras, entre outros). Como categorias de análise, privilegiou-se a investigação dos saberes escolares, materializados no Programa Escolar; dos sujeitos, em particular as professoras; das práticas e dos ritos envolvidos nas comemorações e programações da Semana da Pátria e da Hora Cívica; da ginástica, dos jogos e das dramatizações que se consolidaram como componentes das práticas pedagógicas; das instituições auxiliares da escola; das materialidades e do espaço escolar, que adquiriram funções distintas na constituição de uma cultura material escolar compartilhada. Os grupos escolares municipais, criados a partir da Cruzada Nacional de Educação, desempenharam um papel significativo na promoção das práticas nacionalistas, emergindo como espaços importantes para a disseminação de valores, símbolos e da língua nacional nas áreas de núcleos coloniais, contribuindo para a construção de uma identidade nacional que se incorporava com aspectos do cotidiano rural. Nesse sentido, a elevação das escolas isoladas à categoria de grupos escolares municipais foi uma estratégia da Prefeitura para inserir dispositivos de vigilância e controle nas comunidades rurais com influência da imigração italiana e, apesar de representarem o processo de interiorização dos grupos escolares no meio rural do município, os grupos escolares municipais mantiveram-se entre a realidade dos grupos escolares estaduais e as escolas isoladas. Portanto, a tese que defendo é de que os grupos escolares municipais foram alternativas de escolarização que, apesar de aspirar aos ideais das escolas seriadas, ainda apresentavam muitas semelhanças com as escolas isoladas, compartilhando a ruralidade como uma característica que influenciou sujeitos, práticas, representações, materialidades e tempos, moldando o cotidiano e as culturas escolares. Os grupos escolares municipais adquiriram uma função não apenas de escolarizar os sujeitos, disciplinando os corpos e as emoções, mas também de valorizar o trabalho do homem do campo, propondo conhecimentos mais técnicos e científicos para fortalecer a importância das atividades agrícolas para o município. Nesse sentido, destaco a ação das comunidades rurais para a manutenção destes espaços e como suporte ao processo de escolarização e de ensino. [resumo fornecido pelo autor]This thesis aims to study the history of the Municipal School Groups of Caxias do Sul, observing how the process of opening and organizing these spaces in rural areas occurred, narrating aspects of the school cultures produced in these educational institutions. The time frame adopted begins in 1943, with the inauguration of the seven educational institutions covered in the research under the prerogative of the National Education Crusade, and ends in 1951, with Municipal Decree No. 99, which established the guidelines for education in the municipality, resulting in a process of urbanization of municipal school groups. The theoretical contribution is based on Cultural History, from the perspective of School Cultures and the History of School Institutions. Methodologically, this research is supported by historical documentary analysis, using as sources documents produced for school groups (laws, decrees, acts, Botetins do CPOE, Revista do Ensino, Jornal Despertar, Programas Escolares), about school groups (newspapers and periodicals, photographic albums and individual photographs) and by school groups (minutes of final exams, attendance record books, teaching staff records, transcripts of teacher interviews, among others). As categories of analysis, priority was given to investigating school knowledge, materialized in the School Program; of the subjects, in particular the teachers; the practices and rites involved in the celebrations and programming of Semana da Pátria and Hora Cívica; gymnastics, games and dramatizations that have become consolidated as components of pedagogical practices; the school's auxiliary institutions; of materialities and school space, which acquired distinct functions in the constitution of a shared school material culture. The municipal school groups, created from the National Education Crusade, played a significant role in promoting nationalist practices, emerging as important spaces for the dissemination of values, symbols and the national language in areas of colonial area, contributing to the construction of a national identity that was incorporated with aspects of rural daily life. In this sense, the elevation of isolated schools to the category of municipal school groups was a strategy to insert surveillance and control devices in rural communities influenced by Italian immigration and, despite representing the process of internalization of school groups in the rural area of the municipality, municipal school groups remained between the reality of state school groups and isolated schools. Therefore, the thesis I defend is that municipal school groups were schooling alternatives that, despite aspiring to the ideals of serial schools, still had many similarities with isolated schools, sharing rurality as a characteristic that influenced subjects, practices, representations, materialities and times, shaping everyday life and school cultures. The municipal school groups acquired a function not only of educating subjects, disciplining their bodies and emotions, but also of valuing the work of rural people, proposing more technical and scientific knowledge to strengthen the importance of agricultural activities for the municipality. In this sense, highlight the action of rural communities to maintain these spaces and to support the schooling and teaching process. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducação - Caxias do Sul - HistóriaAmbiente escolar - Caxias do Sul - Aspectos culturaisEscolas municipais - Caxias do Sul - Aspectos culturaisEducation - Caxias do Sul (Brazil) - HistorySchool environment - Caxias do Sul (Brazil) - Cultural aspectsMunicipal schools - Caxias do Sul (Brazil) - Cultural aspectsGrupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7020534952621004Vanz, SamantaDoutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2024-08-23ORIGINALTese Samanta Vanz.pdfTese Samanta Vanz.pdfapplication/pdf13511313https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13710/1/Tese%20Samanta%20Vanz.pdf3de9f2785b0403457a8ed4bcc410b564MD51TEXTTese Samanta Vanz.pdf.txtTese Samanta Vanz.pdf.txtExtracted texttext/plain1026450https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13710/2/Tese%20Samanta%20Vanz.pdf.txt25acead2f18e52740775f1f371c269d6MD52THUMBNAILTese Samanta Vanz.pdf.jpgTese Samanta Vanz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13710/3/Tese%20Samanta%20Vanz.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD5311338/137102024-08-28 07:00:27.946oai:repositorio.ucs.br:11338/13710Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-08-28T07:00:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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