Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5248 |
Resumo: | A escassez de recursos naturais e o acelerado consumo elevam os preços de determinados recursos, gerando aumento na carga de custos para as organizações e consumidores. Diante desse cenário surge uma nova economia, chamada Economia Colaborativa, que visa conectar indivíduos dispostos a compartilhar bens físicos e intelectuais. O objetivo dessa pesquisa é analisar quais motivos levam o consumidor a praticar ou não praticar o consumo colaborativo, com a finalidade de evidenciar se existe a necessidade de reposicionamento de empresas consideradas tradicionais. Para a elaboração dessa pesquisa, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas individuais em profundidade com 2 participantes da geração X, 2 participantes da geração Y e 2 participantes da geração Z. Para a realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 11®. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a economia de custos, a consciência ambiental, a confiança e a possibilidade de novos negócios são fatores motivadores do consumo colaborativo, enquanto a insegurança e o sentimento de posse impossibilitam o compartilhamento. Além dos fatores identificados, observa-se uma possível mudança no comportamento do consumidor, que tem demonstrado uma preferência pelo acesso aos bens, por enxergar no acesso, e não na posse, a possibilidade de desfrutar de uma gama maior de bens. Tal mudança indica que as empresas precisam inovar na forma de oferecer bens e serviços e precisam estar atentas à capacidade excedente e como agregar valor a essa capacidade (sic). |
id |
UCS_f4e8a9862f4124e282d1153fb90144a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5248 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Leonor Merielen Nunes daGedoz, Maria Goréte do AmaralNeumann, Susana ElisabethMacke, Janaina2019-12-18T23:30:32Z2019-12-18T23:30:32Z2019-07-092019https://repositorio.ucs.br/11338/5248A escassez de recursos naturais e o acelerado consumo elevam os preços de determinados recursos, gerando aumento na carga de custos para as organizações e consumidores. Diante desse cenário surge uma nova economia, chamada Economia Colaborativa, que visa conectar indivíduos dispostos a compartilhar bens físicos e intelectuais. O objetivo dessa pesquisa é analisar quais motivos levam o consumidor a praticar ou não praticar o consumo colaborativo, com a finalidade de evidenciar se existe a necessidade de reposicionamento de empresas consideradas tradicionais. Para a elaboração dessa pesquisa, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas individuais em profundidade com 2 participantes da geração X, 2 participantes da geração Y e 2 participantes da geração Z. Para a realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 11®. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a economia de custos, a consciência ambiental, a confiança e a possibilidade de novos negócios são fatores motivadores do consumo colaborativo, enquanto a insegurança e o sentimento de posse impossibilitam o compartilhamento. Além dos fatores identificados, observa-se uma possível mudança no comportamento do consumidor, que tem demonstrado uma preferência pelo acesso aos bens, por enxergar no acesso, e não na posse, a possibilidade de desfrutar de uma gama maior de bens. Tal mudança indica que as empresas precisam inovar na forma de oferecer bens e serviços e precisam estar atentas à capacidade excedente e como agregar valor a essa capacidade (sic).EconomiaConsumo (Economia)EmpresasConsumidoresEconomia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdfTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdfapplication/pdf767445https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/1/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf67a4660b3f66cf861a18cb637243400cMD51TEXTTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdf.txtTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain122242https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/2/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt10bb41cd1bcd2381a366f83726cc2804MD52THUMBNAILTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdf.jpgTCC Leonor Merielen Nunes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/3/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpg7707236a2f8711504c8d7a4c8c0f8056MD5311338/52482022-02-28 16:43:10.585oai:repositorio.ucs.br:11338/5248Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:29.008843Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
title |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
spellingShingle |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo Silva, Leonor Merielen Nunes da Economia Consumo (Economia) Empresas Consumidores |
title_short |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
title_full |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
title_fullStr |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
title_full_unstemmed |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
title_sort |
Economia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativo |
author |
Silva, Leonor Merielen Nunes da |
author_facet |
Silva, Leonor Merielen Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Gedoz, Maria Goréte do Amaral Neumann, Susana Elisabeth |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonor Merielen Nunes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macke, Janaina |
contributor_str_mv |
Macke, Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Consumo (Economia) Empresas Consumidores |
topic |
Economia Consumo (Economia) Empresas Consumidores |
description |
A escassez de recursos naturais e o acelerado consumo elevam os preços de determinados recursos, gerando aumento na carga de custos para as organizações e consumidores. Diante desse cenário surge uma nova economia, chamada Economia Colaborativa, que visa conectar indivíduos dispostos a compartilhar bens físicos e intelectuais. O objetivo dessa pesquisa é analisar quais motivos levam o consumidor a praticar ou não praticar o consumo colaborativo, com a finalidade de evidenciar se existe a necessidade de reposicionamento de empresas consideradas tradicionais. Para a elaboração dessa pesquisa, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas individuais em profundidade com 2 participantes da geração X, 2 participantes da geração Y e 2 participantes da geração Z. Para a realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 11®. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a economia de custos, a consciência ambiental, a confiança e a possibilidade de novos negócios são fatores motivadores do consumo colaborativo, enquanto a insegurança e o sentimento de posse impossibilitam o compartilhamento. Além dos fatores identificados, observa-se uma possível mudança no comportamento do consumidor, que tem demonstrado uma preferência pelo acesso aos bens, por enxergar no acesso, e não na posse, a possibilidade de desfrutar de uma gama maior de bens. Tal mudança indica que as empresas precisam inovar na forma de oferecer bens e serviços e precisam estar atentas à capacidade excedente e como agregar valor a essa capacidade (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-18T23:30:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-18T23:30:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5248 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/1/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/2/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5248/3/TCC%20Leonor%20Merielen%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67a4660b3f66cf861a18cb637243400c 10bb41cd1bcd2381a366f83726cc2804 7707236a2f8711504c8d7a4c8c0f8056 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420827979776 |