Marcas de subjetividade em editoriais: uma perspectiva benvenistiana de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jose Maia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6704
Resumo: Esta dissertação propõe a análise enunciativa de marcas de subjetividade presentes em editoriais dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo veiculados durante o período da campanha eleitoral presidencial brasileira de 2018. Para isso, faz uma revisão de estudos enunciativos de Émile Benveniste, com ênfase nos artigos "Estrutura das relações de pessoa no verbo", "A natureza dos pronomes", "Da subjetividade na linguagem", "A linguagem e a experiência humana" e "O aparelho formal da enunciação", publicados nos dois volumes dos Problemas de Linguística Geral (1989, 1995), buscando referência no que os estudiosos da linguística enunciativa chamam de Teoria da Enunciação e nos conceitos de categoria de pessoa, categoria de tempo, categoria de espaço, marcas de subjetividade na língua, aparelho formal da língua, índices específicos e procedimentos acessórios, além de contar com a contribuição de estudos de pesquisadores brasileiros que têm se dedicado à obra benvenistiana, entre os quais Flores (2005, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019); Teixeira (2012, 2013); Toldo (2016, 2017, 2018); e Silva (2018). Considerando o caráter indissociável do homem e da linguagem na obra de Benveniste, o estudo demonstra as contribuições da Teoria Enunciativa na análise de marcas de subjetividade em um discurso no qual o sujeito enuncia em nome de outrem e está condicionado a regras tanto da empresa jornalística quanto àquelas que se referem à legislação específica do período de campanha eleitoral. A fim de traçar um panorama do discurso jornalístico, do editorial e do papel do editorialista diante da língua, a pesquisa também analisa os manuais de redação publicados pelos jornais que constituem o corpus e as normas que regulamentam as publicações na imprensa escrita em período de campanha eleitoral. Com base nos pressupostos benvenistianos, conclui-se que as marcas de subjetividade podem ser evidenciadas nos editoriais analisados tanto por meio de índices específicos, que incluem as categorias de pessoa, tempo e espaço; quanto por meio de procedimentos acessórios, entre os quais os termos e aparelho de funções que indicam uma relação intersubjetiva considerada da perspectiva de quem enuncia, buscando influenciar o comportamento do alocutário[resumo fornecido pelo autor].
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Para isso, faz uma revisão de estudos enunciativos de Émile Benveniste, com ênfase nos artigos "Estrutura das relações de pessoa no verbo", "A natureza dos pronomes", "Da subjetividade na linguagem", "A linguagem e a experiência humana" e "O aparelho formal da enunciação", publicados nos dois volumes dos Problemas de Linguística Geral (1989, 1995), buscando referência no que os estudiosos da linguística enunciativa chamam de Teoria da Enunciação e nos conceitos de categoria de pessoa, categoria de tempo, categoria de espaço, marcas de subjetividade na língua, aparelho formal da língua, índices específicos e procedimentos acessórios, além de contar com a contribuição de estudos de pesquisadores brasileiros que têm se dedicado à obra benvenistiana, entre os quais Flores (2005, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019); Teixeira (2012, 2013); Toldo (2016, 2017, 2018); e Silva (2018). Considerando o caráter indissociável do homem e da linguagem na obra de Benveniste, o estudo demonstra as contribuições da Teoria Enunciativa na análise de marcas de subjetividade em um discurso no qual o sujeito enuncia em nome de outrem e está condicionado a regras tanto da empresa jornalística quanto àquelas que se referem à legislação específica do período de campanha eleitoral. A fim de traçar um panorama do discurso jornalístico, do editorial e do papel do editorialista diante da língua, a pesquisa também analisa os manuais de redação publicados pelos jornais que constituem o corpus e as normas que regulamentam as publicações na imprensa escrita em período de campanha eleitoral. Com base nos pressupostos benvenistianos, conclui-se que as marcas de subjetividade podem ser evidenciadas nos editoriais analisados tanto por meio de índices específicos, que incluem as categorias de pessoa, tempo e espaço; quanto por meio de procedimentos acessórios, entre os quais os termos e aparelho de funções que indicam uma relação intersubjetiva considerada da perspectiva de quem enuncia, buscando influenciar o comportamento do alocutário[resumo fornecido pelo autor].This dissertation aims at proposing an enunciative analysis of marks of subjectivity present in editorials of the following newspapers: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo and O Globo, all of them published during the period of Brazilian election campaign in 2018. In order to reach this purpose, it reviews the Émile Benveniste's studies, emphasizing the papers "Relationships of Person in the Verb', "The nature of pronouns", "Subjectivity in language", "Language and human experience" and "The formal apparatus of enunciation", published in both volumes of Problems in General Linguistics (1989, 1995), considering what researchers of enunciative linguistics call Enunciation Theory and the concepts of linguistic categories of person, time, and space, marks of subjectivity and the formal apparatus of language, specific clues and accessory procedures; besides that, it relies on studies by Brazilian researchers who have dedicated to Benveniste?s work, such as Flores (2005, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019); Teixeira (2012, 2013); Toldo (2016, 2017, 2018); and Silva (2018). Taking into consideration the inseparable feature of man and language in the work of Benveniste, this study attempts at eliciting the contributions of the Enunciation Theory in the analysis of marks of subjectivity in a discourse in which the subject enunciates in the name of another and is conditioned to rules concerning the journalistic entrepreneurship and concerning the specific legislation of the election campaign period. So as to trace a picture of journalistic discourse, of editorials and the editorial writer's role in the face of language, this study also analyses writing manuals published by the newspapers that make up the corpus, and the rules about the publications in the print media during election campaign period. Based on the Benveniste?s presupositions, this study concluded that the marks of subjectivity can be evidenced in the editorials analyzed both by means of specific clues, which include the categories of person, time and space; and by means of accessory procedures, among which the terms and apparatus of functions that indicate an intersubjective relationship considered from the perspective of the utterer to influence the behavior of the allocutor[resumo fornecido pelo autor].Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESLinguísticaSubjetividadeBenveniste, Emile, 1902-1976LinguisticsSubjectivityMarcas de subjetividade em editoriais: uma perspectiva benvenistiana de análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2835012636217280Alves, Jose MaiaMestrado Acadêmico em Letras, Cultura e RegionalidadeFadanelli, Sabrina BonquevesCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertacao Jose Maia Alves.pdfDissertacao Jose Maia Alves.pdfapplication/pdf1567012https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6704/2/Dissertacao%20Jose%20Maia%20Alves.pdfa3648a396836722849bfde0f339ba901MD52TEXTDissertacao Jose Maia Alves.pdf.txtDissertacao Jose Maia Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain451401https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6704/3/Dissertacao%20Jose%20Maia%20Alves.pdf.txtc8985515b002998e2dd15173dd408144MD53THUMBNAILDissertacao Jose Maia Alves.pdf.jpgDissertacao Jose Maia Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6704/4/Dissertacao%20Jose%20Maia%20Alves.pdf.jpg90f7760dad421dfe704f8c9f17b896ceMD5411338/67042021-05-05 21:39:00.572oai:repositorio.ucs.br:11338/6704Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-05T21:39Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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