Capital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lovison, Matias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/837
Resumo: O empreendedorismo está vinculado ao despertar nas pessoas o desejo de criação de novos negócios. Estes negócios são fundamentais para a geração de riquezas, criação de empregos e são responsáveis por inovações tecnológicas. O empreendedorismo sofre influência significativa do capital social em ação coletiva no processo de reconhecimento de oportunidade. Isto apóia ao fato de que o empreendedorismo é um processo de exploração coletiva e reconhecimento de oportunidade, que não é puramente criada e nem descoberta por uma única pessoa, mas promulgada em parcerias, redes e alianças. Quanto maior for a quantidade e a proximidade dos relacionamentos como as pessoas que os recomendam em oportunidade de reconhecimento, maior será a ação coletiva dos empresários. Os empreendedores, portanto, devem envolver-se em uma ação coletiva com a ajuda da sua rede social e relações pessoais. As instituições de ensino superior têm sido o local apropriado para despertar, desenvolver ou fomentar empreendedores. O importante papel desempenhado pelas incubadoras, seja hospedando projetos de alunos ou de membros da comunidade, deve-se, em sua grande maioria, a iniciativas nascidas no âmbito das universidades nas mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo tem como objetivo mensurar o nível de capital social dos estudantes de uma instituição de ensino superior que estão matriculados nos cursos da área de gestão de empresas e a sua relação com os fatores que motivam a intenção empreendedora. A fundamentação teórica do capital social foi realizada através da revisão bibliográfica dos autores Halpern (2005), Nahapiet e Ghoshal (1998). Para a intenção empreendedora, foram utilizados os autores Türker e Selcuk (2008) e Chen e Liñàn (2009). Na análise dos dados, foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise fatorial, regressão linear, teste ANOVA e correlação de Pearson. O estudo apresenta os principais fatores que influenciam a criação do capital social (micro, meso e macro) e a intenção empreendedora (educacional, relacional e estrutural) no ambiente universitário. Com isso, esses fatores foram correlacionados entre os temas onde foi constatado que o fator micro do capital social apresenta correlação com todos os fatores da intenção empreendedora, o fator meso apresentou correlação com o fator relacional e o fator macro apresentou correlação com o fator estrutural. Com isso, os resultados da pesquisa encontraram a existência da relação entre os fatores que influencia o capital social com os fatores que influenciam a intenção empreendedora dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha.
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Os empreendedores, portanto, devem envolver-se em uma ação coletiva com a ajuda da sua rede social e relações pessoais. As instituições de ensino superior têm sido o local apropriado para despertar, desenvolver ou fomentar empreendedores. O importante papel desempenhado pelas incubadoras, seja hospedando projetos de alunos ou de membros da comunidade, deve-se, em sua grande maioria, a iniciativas nascidas no âmbito das universidades nas mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo tem como objetivo mensurar o nível de capital social dos estudantes de uma instituição de ensino superior que estão matriculados nos cursos da área de gestão de empresas e a sua relação com os fatores que motivam a intenção empreendedora. A fundamentação teórica do capital social foi realizada através da revisão bibliográfica dos autores Halpern (2005), Nahapiet e Ghoshal (1998). Para a intenção empreendedora, foram utilizados os autores Türker e Selcuk (2008) e Chen e Liñàn (2009). Na análise dos dados, foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise fatorial, regressão linear, teste ANOVA e correlação de Pearson. O estudo apresenta os principais fatores que influenciam a criação do capital social (micro, meso e macro) e a intenção empreendedora (educacional, relacional e estrutural) no ambiente universitário. Com isso, esses fatores foram correlacionados entre os temas onde foi constatado que o fator micro do capital social apresenta correlação com todos os fatores da intenção empreendedora, o fator meso apresentou correlação com o fator relacional e o fator macro apresentou correlação com o fator estrutural. Com isso, os resultados da pesquisa encontraram a existência da relação entre os fatores que influencia o capital social com os fatores que influenciam a intenção empreendedora dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha.Entrepreneurship is bound to awaken the desire to create new venturesin people. These businesses are essential to the generation of wealth, job creation and are responsible for technological innovations. Furthermore, entrepreneurship suffers significant influence of social capital on collective action in the opportunity recognition process. This supports the fact that entrepreneurship is a process of collective exploration and opportunity recognition, which is not purely created nor discovered by a single person, but enacted in partnerships, networks and alliances. The greater the number and proximity of relationships as people who recommend to opportunity recognition, the greater the collective action of entrepreneurs. Entrepreneurs have to therefore engage in collective action with the help of any social networking and personal relationships. Higher education institutions have been the appropriate place to awaken, develop or encourage entrepreneurs. The important role played by business incubators is to host students or community members’projects. It is generated by initiatives born within the universities in different areas of knowledge. This study aims to measure the level of social capital of students of an institution of higher education who are enrolled in courses in the area of business management and its relationship with the factors that motivate entrepreneurial intention. A social capital analysis was done through the study of Halpern (2005) and Nahapiet and Ghoshal (1998), and Türker and Selcuk (2008) and Chen and Linan (2009) were studied for the entrepreneurial intention. Data analysis was realized through factor analysis, linear regression, ANOVA and Pearson correlation. The study presents the major factors that influence the creation of social capital (micro, meso and macro) and entrepreneurial intention (educational, relational and structural) in a university environment. Thus, these factors were correlated with the subjects where it was found that the micro factor of social capital is correlated With all the factors of entrepreneurial intention. The meso factor was correlated with the relational factor and the macro factor was correlated with the structural factor. The results show the existence of a relationship between the factors that influence the social capital with the factors that influence entrepreneurial intention of academics from a higher education institution of Serra Gaúcha.EmpreendedorismoCapital socialEstudantes universitáriosComportamento organizacionalEnsino superiorUniversidades e faculdadesEntrepreneurshipCapital stockCollege studentsOrganizational behaviorEducation, HigherUniversities and collegesCapital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5844524347162838LOVISON, M.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Matias Lovison.pdf.txtDissertacao Matias Lovison.pdf.txtExtracted texttext/plain229247https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/837/3/Dissertacao%20Matias%20Lovison.pdf.txt01c7923cfd75d918ef9bb679fddd76c8MD53THUMBNAILDissertacao Matias Lovison.pdf.jpgDissertacao Matias Lovison.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/837/4/Dissertacao%20Matias%20Lovison.pdf.jpg808216df3e69ca3ab2786accc6147905MD54ORIGINALDissertacao Matias Lovison.pdfDissertacao Matias Lovison.pdfapplication/pdf1574015https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/837/1/Dissertacao%20Matias%20Lovison.pdf0c3b784fc35d3c4143d31358c503b2c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/837/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8372021-12-14 19:18:06.118oai:repositorio.ucs.br:11338/837IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-12-14T19:18:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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