Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5893 |
Resumo: | A problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic) |
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