Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Igor Erthal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5893
Resumo: A problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic)
id UCS_f9af312c36274f90641245dd95828696
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5893
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Grillo, Igor ErthalDe Conto, Suzana MariaGraeff, Roberta Elamarine NeimaierPessin, Neide2020-04-17T22:04:06Z2020-04-17T22:04:06Z2019-12-182019https://repositorio.ucs.br/11338/5893A problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic)Resíduos sólidosEducação AmbientalDiretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCornelli, RenataCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-02 00:00:00ORIGINALTCC Ígor Erthal Grillo.pdfTCC Ígor Erthal Grillo.pdfapplication/pdf1947923https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/1/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf488892543c1eceedd91dfb9593cf334aMD51TEXTTCC Ígor Erthal Grillo.pdf.txtTCC Ígor Erthal Grillo.pdf.txtExtracted texttext/plain155192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/2/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf.txt685bbd34864a918c2adde2e5128def12MD52THUMBNAILTCC Ígor Erthal Grillo.pdf.jpgTCC Ígor Erthal Grillo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/3/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf.jpgc851fcab3eff71e494aac82da28defb4MD5311338/58932021-03-23 14:23:10.296oai:repositorio.ucs.br:11338/5893Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-23T14:23:10Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
title Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
spellingShingle Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
Grillo, Igor Erthal
Resíduos sólidos
Educação Ambiental
title_short Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
title_full Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
title_fullStr Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
title_sort Diretrizes ao plano de educação ambiental com vistas à segregação de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior
author Grillo, Igor Erthal
author_facet Grillo, Igor Erthal
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv De Conto, Suzana Maria
Graeff, Roberta Elamarine Neimaier
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Igor Erthal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pessin, Neide
contributor_str_mv Pessin, Neide
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos sólidos
Educação Ambiental
topic Resíduos sólidos
Educação Ambiental
description A problemática dos resíduos sólidos envolve todos os indivíduos e entidades e pode ser atenuada mediante adequado gerenciamento e sensibilização ambiental da comunidade. Este trabalho aborda uma Instituição de Ensino Superior que possui mais de 12,5 mil estudantes a ela vinculados, e que, em junho de 2019, implantou a coleta diferenciada de resíduos sólidos comuns. O objetivo desse trabalho é propor estratégias educativas e operacionais que consolidem a coleta diferenciada e modifiquem atitudes da comunidade acadêmica, garantindo a sustentabilidade do plano de gerenciamento de resíduos. No diagnóstico buscou-se identificar as etapas do gerenciamento de resíduos e avaliar mediante questionário estruturado a percepção dos estudantes acerca de resíduos sólidos e coleta diferenciada. As situações observadas foram imprescindíveis para a construção do prognóstico, no qual se elaborou cenários exploratório e normativo, sendo esse último fundamental para elaboração dos programas, projetos e ações. As diretrizes ao plano de educação ambiental abordaram seis eixos: comunicação ambiental, gestão ambiental, segregação de resíduos sólidos, gestão da água, gestão de energia elétrica e gestão de emissões atmosféricas, tendo um enfoque maior para questões relacionadas a segregação de resíduos sólidos, totalizando dezenove projetos. Para mensurar o desempenho ambiental da IES, determinou-se indicadores e metas definidas para o primeiro ano de implantação. As diretrizes desenvolvidas contribuem para a construção do plano de educação ambiental da IES, a qual deverá proporcionar meios para elaborar e obter êxito do plano, visando a integração, a sensibilização e o engajamento da comunidade acadêmica.(sic)
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-17T22:04:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-17T22:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5893
url https://repositorio.ucs.br/11338/5893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/1/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/2/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5893/3/TCC%20%c3%8dgor%20Erthal%20Grillo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 488892543c1eceedd91dfb9593cf334a
685bbd34864a918c2adde2e5128def12
c851fcab3eff71e494aac82da28defb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308867329753088