A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perotoni, Fabiana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9698
Resumo: As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, atualmente, a BNCC de Língua Portuguesa ressalta a necessidade do desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multissemióticos e de gêneros digitais. Contrapondo-se a essa necessidade de ensino, pouco se estuda sobre os elementos necessários para qualificar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora desses textos, assim como análises que observem de modo equivalente o verbal e o não-verbal na construção do sentido discursivo. Buscando preencher esta lacuna, o presente estudo se propôs a investigar como se constitui o sentido do discurso nas HQs e tiras, nas quais o não verbal é ilustrativo, a partir da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e colaboradores, mais precisamente, por meio da Teoria da Polifonia. Acredita-se que esta Teoria, auxiliada pelos conceitos de Eisner (1995) e McCloud (2016) sobre narrativa gráfica e arte sequencial, pode ser o ponto de partida para uma análise da construção de sentido em discursos multissemióticos narrativos e, posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora analítica desses discursos, por parte dos aprendizes da língua materna escrita. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f9fb20050173322c1e4b8b06371b254b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9698
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Perotoni, FabianaNiederauer, Carina Maria MelchiorsSilva, Carmem Luci da CostaZevallos, Verônica Pilar GomezjuradoAzevedo, Tânia Maris de2022-03-21T13:48:15Z2022-03-21T13:48:15Z2022-03-182021-12-17https://repositorio.ucs.br/11338/9698As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, atualmente, a BNCC de Língua Portuguesa ressalta a necessidade do desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multissemióticos e de gêneros digitais. Contrapondo-se a essa necessidade de ensino, pouco se estuda sobre os elementos necessários para qualificar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora desses textos, assim como análises que observem de modo equivalente o verbal e o não-verbal na construção do sentido discursivo. Buscando preencher esta lacuna, o presente estudo se propôs a investigar como se constitui o sentido do discurso nas HQs e tiras, nas quais o não verbal é ilustrativo, a partir da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e colaboradores, mais precisamente, por meio da Teoria da Polifonia. Acredita-se que esta Teoria, auxiliada pelos conceitos de Eisner (1995) e McCloud (2016) sobre narrativa gráfica e arte sequencial, pode ser o ponto de partida para uma análise da construção de sentido em discursos multissemióticos narrativos e, posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora analítica desses discursos, por parte dos aprendizes da língua materna escrita. [resumo fornecido pelo autor]Comics appeal to young audiences as icons of pop culture and, over the years, have had the interest of critics renewed by the popularization and diversification of the genre. Corroborating this, currently, the Portuguese Language BNCC emphasizes the need to develop reading comprehension skills of multisemiotic texts and digital genres. In contrast to this need for teaching, few is studied about what elements are necessary to qualify the development of reading comprehension skills of these texts, as well as analyzes that observe the verbal and the non-verbal in an equivalent way in the discursive construction. Seeking to fill this gap, this study proposes to investigate how the meaning of discourse is constituted in comics and strips in which the non-verbal is illustrative from the Theory of Argumentation in Language by Oswald Ducrot and collaborators, more precisely, through of the Theory of Polyphony. It is believed that this Theory, aided by the concepts of Eisner (1995) and McCloud (2016) on graphic narrative and sequential art, can be the starting point for analyzing the construction of meaning in multisemiotic narrative discourses and, later, assist in the development of the analytical reading comprehension of these discourses for first language students. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporAnálise do discursoHistórias em quadrinhosSemânticaEducaçãoDiscourse analysisComic books, strips, etc.SemanticsEducationA constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifoniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8864111824037144PEROTONI, FabianaMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-03-17TEXTDissertação Fabiana Perotoni.pdf.txtDissertação Fabiana Perotoni.pdf.txtExtracted texttext/plain112488https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf.txtb2aa4cff60d283a50e18d672613d86ebMD52THUMBNAILDissertação Fabiana Perotoni.pdf.jpgDissertação Fabiana Perotoni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf.jpg29fa5b31fe9dd3ac833c51e7dd19fe5aMD53ORIGINALDissertação Fabiana Perotoni.pdfDissertação Fabiana Perotoni.pdfapplication/pdf1910601https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf5c1e5855308519617cc8902bfcaafbd2MD5111338/96982022-10-18 17:47:34.509oai:repositorio.ucs.br:11338/9698Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:47:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
title A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
spellingShingle A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
Perotoni, Fabiana
Análise do discurso
Histórias em quadrinhos
Semântica
Educação
Discourse analysis
Comic books, strips, etc.
Semantics
Education
title_short A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
title_full A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
title_fullStr A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
title_full_unstemmed A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
title_sort A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
author Perotoni, Fabiana
author_facet Perotoni, Fabiana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Niederauer, Carina Maria Melchiors
Silva, Carmem Luci da Costa
Zevallos, Verônica Pilar Gomezjurado
dc.contributor.author.fl_str_mv Perotoni, Fabiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
contributor_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Histórias em quadrinhos
Semântica
Educação
topic Análise do discurso
Histórias em quadrinhos
Semântica
Educação
Discourse analysis
Comic books, strips, etc.
Semantics
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse analysis
Comic books, strips, etc.
Semantics
Education
description As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, atualmente, a BNCC de Língua Portuguesa ressalta a necessidade do desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multissemióticos e de gêneros digitais. Contrapondo-se a essa necessidade de ensino, pouco se estuda sobre os elementos necessários para qualificar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora desses textos, assim como análises que observem de modo equivalente o verbal e o não-verbal na construção do sentido discursivo. Buscando preencher esta lacuna, o presente estudo se propôs a investigar como se constitui o sentido do discurso nas HQs e tiras, nas quais o não verbal é ilustrativo, a partir da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e colaboradores, mais precisamente, por meio da Teoria da Polifonia. Acredita-se que esta Teoria, auxiliada pelos conceitos de Eisner (1995) e McCloud (2016) sobre narrativa gráfica e arte sequencial, pode ser o ponto de partida para uma análise da construção de sentido em discursos multissemióticos narrativos e, posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora analítica desses discursos, por parte dos aprendizes da língua materna escrita. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T13:48:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T13:48:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9698
url https://repositorio.ucs.br/11338/9698
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9698/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiana%20Perotoni.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2aa4cff60d283a50e18d672613d86eb
29fa5b31fe9dd3ac833c51e7dd19fe5a
5c1e5855308519617cc8902bfcaafbd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308884438319104