Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dondé, Júlia Brandalise
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11299
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_fc78e8ccd9e9a1b5ace64a0436c272a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11299
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dondé, Júlia BrandaliseLuchesi, Juliana Raquel de SouzaBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2022-12-05T17:13:23Z2022-12-05T17:13:23Z2022-07-132022-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/11299Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketingComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalMétodo de estudo de casosIndústria de móveis - Serra, Região (RS)Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Julia Brandalise Donde.pdf.txtTCC Julia Brandalise Donde.pdf.txtExtracted texttext/plain135723https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/2/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.txt96996c457b742e14ca843fffc5326916MD52THUMBNAILTCC Julia Brandalise Donde.pdf.jpgTCC Julia Brandalise Donde.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/3/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.jpgae8e0ee9030544175ef8a7159342d8f4MD53ORIGINALTCC Julia Brandalise Donde.pdfTCC Julia Brandalise Donde.pdfapplication/pdf1047174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/1/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdfca9d90c4994a5127b215b26bf26c2f28MD5111338/112992022-12-06 05:01:39.494oai:repositorio.ucs.br:11338/11299Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:09.719168Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
title Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
spellingShingle Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
Dondé, Júlia Brandalise
Administração
Marketing
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Método de estudo de casos
Indústria de móveis - Serra, Região (RS)
title_short Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
title_full Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
title_fullStr Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
title_sort Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
author Dondé, Júlia Brandalise
author_facet Dondé, Júlia Brandalise
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dondé, Júlia Brandalise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
contributor_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Método de estudo de casos
Indústria de móveis - Serra, Região (RS)
topic Administração
Marketing
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Método de estudo de casos
Indústria de móveis - Serra, Região (RS)
description Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-05T17:13:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-05T17:13:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11299
url https://repositorio.ucs.br/11338/11299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/2/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/3/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/1/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96996c457b742e14ca843fffc5326916
ae8e0ee9030544175ef8a7159342d8f4
ca9d90c4994a5127b215b26bf26c2f28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258453165015040