Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11299 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_fc78e8ccd9e9a1b5ace64a0436c272a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11299 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dondé, Júlia BrandaliseLuchesi, Juliana Raquel de SouzaBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2022-12-05T17:13:23Z2022-12-05T17:13:23Z2022-07-132022-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/11299Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketingComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalMétodo de estudo de casosIndústria de móveis - Serra, Região (RS)Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Julia Brandalise Donde.pdf.txtTCC Julia Brandalise Donde.pdf.txtExtracted texttext/plain135723https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/2/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.txt96996c457b742e14ca843fffc5326916MD52THUMBNAILTCC Julia Brandalise Donde.pdf.jpgTCC Julia Brandalise Donde.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/3/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.jpgae8e0ee9030544175ef8a7159342d8f4MD53ORIGINALTCC Julia Brandalise Donde.pdfTCC Julia Brandalise Donde.pdfapplication/pdf1047174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/1/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdfca9d90c4994a5127b215b26bf26c2f28MD5111338/112992022-12-06 05:01:39.494oai:repositorio.ucs.br:11338/11299Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:09.719168Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
title |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
spellingShingle |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha Dondé, Júlia Brandalise Administração Marketing Comunicação nas organizações Cultura organizacional Método de estudo de casos Indústria de móveis - Serra, Região (RS) |
title_short |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
title_full |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
title_fullStr |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
title_full_unstemmed |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
title_sort |
Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha |
author |
Dondé, Júlia Brandalise |
author_facet |
Dondé, Júlia Brandalise |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Luchesi, Juliana Raquel de Souza Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dondé, Júlia Brandalise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
contributor_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing Comunicação nas organizações Cultura organizacional Método de estudo de casos Indústria de móveis - Serra, Região (RS) |
topic |
Administração Marketing Comunicação nas organizações Cultura organizacional Método de estudo de casos Indústria de móveis - Serra, Região (RS) |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-05T17:13:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-05T17:13:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11299 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/2/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/3/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11299/1/TCC%20Julia%20Brandalise%20Donde.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96996c457b742e14ca843fffc5326916 ae8e0ee9030544175ef8a7159342d8f4 ca9d90c4994a5127b215b26bf26c2f28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258453165015040 |