Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade. |
id |
UDESC-0_02547a88207a6320fe438194a4f31d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13181 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160Revista Linhas; v. 19 n. 41 (2018): Acervos, livros e leituras; 160 - 1811984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrim Thies, VaniaSias Manke, Lisiane2018-09-14T15:30:52Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13181Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-09-14T15:30:52Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
title |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
spellingShingle |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” Grim Thies, Vania |
title_short |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
title_full |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
title_fullStr |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
title_full_unstemmed |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
title_sort |
Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo” |
author |
Grim Thies, Vania |
author_facet |
Grim Thies, Vania Sias Manke, Lisiane |
author_role |
author |
author2 |
Sias Manke, Lisiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grim Thies, Vania Sias Manke, Lisiane |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 41 (2018): Acervos, livros e leituras; 160 - 181 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409747087360 |