UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288 |
Resumo: | O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo. |
id |
UDESC-0_048ce124feb6803f872f652a878705b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2288 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 154 - 1691984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288/1729Cunha, Maria Teresa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2288Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
title |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
spellingShingle |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM Cunha, Maria Teresa Santos |
title_short |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
title_full |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
title_fullStr |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
title_full_unstemmed |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
title_sort |
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM |
author |
Cunha, Maria Teresa Santos |
author_facet |
Cunha, Maria Teresa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Teresa Santos |
description |
O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288/1729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 154 - 169 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407913127936 |