Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellausen Vieira, Nara Joyce
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270
Resumo: A identificação é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação. Os procedimentos de identificação devem estar associados à natureza do atendimento oferecido para estes sujeitos. Assim, a busca de uma proposta integradora na identificação tem sido uma preocupação dos profissionais que trabalham no Centro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas nas Altas Habilidades – CEDEPAH/FADERS. Portanto, o objetivo deste estudo é sistematizar uma proposta de identificação em crianças com altas habilidades/superdotadas, na faixa dos quatro a seis anos, considerando a concepção de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Concepção de Superdotação, apresentada por Joseph Renzulli. Palavras-Chave: Concepção de inteligência e superdotação. Identificação das altas habilidades/superdotação. Identification is certainly one of the most important factors to be considered in any program to attend the social group that has exceptional abilities or that is considered gifted. The procedures for identification should be associated to the nature of attention offered to these children. Thus, the search for an integrated proposal for identification has been a concern of professionals who work at the Center for the Development, Study and Research of High Abilities - CEDEPAH/FADERS. Therefore, the purpose of this study is to systematize a proposal for identification in children with high abilities or who are gifted, from 4 – 6 years old, considering Howard Gardner’s concept of Multiple Intelligences and Joseph Renzulli’s Concept of the Gifted.Key Words: Concepts of Intelligence and Giftedness. Identification of high abilities/giftedness.
id UDESC-0_09afc9e909937edfe3ef16f7ab89326a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1270
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identificationA identificação é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação. Os procedimentos de identificação devem estar associados à natureza do atendimento oferecido para estes sujeitos. Assim, a busca de uma proposta integradora na identificação tem sido uma preocupação dos profissionais que trabalham no Centro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas nas Altas Habilidades – CEDEPAH/FADERS. Portanto, o objetivo deste estudo é sistematizar uma proposta de identificação em crianças com altas habilidades/superdotadas, na faixa dos quatro a seis anos, considerando a concepção de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Concepção de Superdotação, apresentada por Joseph Renzulli. Palavras-Chave: Concepção de inteligência e superdotação. Identificação das altas habilidades/superdotação. Identification is certainly one of the most important factors to be considered in any program to attend the social group that has exceptional abilities or that is considered gifted. The procedures for identification should be associated to the nature of attention offered to these children. Thus, the search for an integrated proposal for identification has been a concern of professionals who work at the Center for the Development, Study and Research of High Abilities - CEDEPAH/FADERS. Therefore, the purpose of this study is to systematize a proposal for identification in children with high abilities or who are gifted, from 4 – 6 years old, considering Howard Gardner’s concept of Multiple Intelligences and Joseph Renzulli’s Concept of the Gifted.Key Words: Concepts of Intelligence and Giftedness. Identification of high abilities/giftedness.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270/1081Wellausen Vieira, Nara Joyceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1270Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
title Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
spellingShingle Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
Wellausen Vieira, Nara Joyce
title_short Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
title_full Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
title_fullStr Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
title_full_unstemmed Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
title_sort Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotaçãoMultiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
author Wellausen Vieira, Nara Joyce
author_facet Wellausen Vieira, Nara Joyce
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellausen Vieira, Nara Joyce
description A identificação é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação. Os procedimentos de identificação devem estar associados à natureza do atendimento oferecido para estes sujeitos. Assim, a busca de uma proposta integradora na identificação tem sido uma preocupação dos profissionais que trabalham no Centro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas nas Altas Habilidades – CEDEPAH/FADERS. Portanto, o objetivo deste estudo é sistematizar uma proposta de identificação em crianças com altas habilidades/superdotadas, na faixa dos quatro a seis anos, considerando a concepção de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Concepção de Superdotação, apresentada por Joseph Renzulli. Palavras-Chave: Concepção de inteligência e superdotação. Identificação das altas habilidades/superdotação. Identification is certainly one of the most important factors to be considered in any program to attend the social group that has exceptional abilities or that is considered gifted. The procedures for identification should be associated to the nature of attention offered to these children. Thus, the search for an integrated proposal for identification has been a concern of professionals who work at the Center for the Development, Study and Research of High Abilities - CEDEPAH/FADERS. Therefore, the purpose of this study is to systematize a proposal for identification in children with high abilities or who are gifted, from 4 – 6 years old, considering Howard Gardner’s concept of Multiple Intelligences and Joseph Renzulli’s Concept of the Gifted.Key Words: Concepts of Intelligence and Giftedness. Identification of high abilities/giftedness.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1270/1081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407107821568