A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello Sanfelici, Aline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Fábio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273
Resumo: O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.
id UDESC-0_1291a5f509a09c5fa116c30469e576ae
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6344
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processoO tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 273 - 2841984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mello Sanfelici, Alineda Silva, Fábio Luiz2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6344Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
spellingShingle A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
de Mello Sanfelici, Aline
title_short A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_full A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_fullStr A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_full_unstemmed A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_sort A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
author de Mello Sanfelici, Aline
author_facet de Mello Sanfelici, Aline
da Silva, Fábio Luiz
author_role author
author2 da Silva, Fábio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mello Sanfelici, Aline
da Silva, Fábio Luiz
description O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 273 - 284
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408691171328