O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Renata Brião de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gastaud, Carla Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263
Resumo: Este artigo faz uma reflexão teórica acerca de quatro tipos de instituições de memória: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, trazendo suas similaridades e suas diferenças, buscando entender o que diferencia o último das demais. Para isso, utiliza autores como Bellotto (2000) e Tessitore (2003). O artigo aborda, ainda, a constituição do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEDOC-CEIHE – vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS), com importante atuação na preservação de patrimônio documental referente à História da Educação em Pelotas e região circunvizinha. Dessa forma, o presente trabalho estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente uma discussão teórica acerca dos quatro tipos de instituições de memória e, na sequência, aborda-se o CEDOC-CEIHE, relacionando com a teoria explicitada no tópico anterior e por fim, alguns aspectos conclusivos da pesquisa.Palavras-chave: Instituições de Memória. Arquivos. Centro de Documentação.  
id UDESC-0_1313618b90e5fef6089429da82e86f84
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7082
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da EducaçãoEste artigo faz uma reflexão teórica acerca de quatro tipos de instituições de memória: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, trazendo suas similaridades e suas diferenças, buscando entender o que diferencia o último das demais. Para isso, utiliza autores como Bellotto (2000) e Tessitore (2003). O artigo aborda, ainda, a constituição do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEDOC-CEIHE – vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS), com importante atuação na preservação de patrimônio documental referente à História da Educação em Pelotas e região circunvizinha. Dessa forma, o presente trabalho estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente uma discussão teórica acerca dos quatro tipos de instituições de memória e, na sequência, aborda-se o CEDOC-CEIHE, relacionando com a teoria explicitada no tópico anterior e por fim, alguns aspectos conclusivos da pesquisa.Palavras-chave: Instituições de Memória. Arquivos. Centro de Documentação.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 263 - 2821984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263/pdfCastro, Renata Brião deGastaud, Carla Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T11:18:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7082Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-07-21T11:18:37Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
title O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
spellingShingle O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
Castro, Renata Brião de
title_short O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
title_full O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
title_fullStr O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
title_full_unstemmed O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
title_sort O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
author Castro, Renata Brião de
author_facet Castro, Renata Brião de
Gastaud, Carla Rodrigues
author_role author
author2 Gastaud, Carla Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Renata Brião de
Gastaud, Carla Rodrigues
description Este artigo faz uma reflexão teórica acerca de quatro tipos de instituições de memória: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, trazendo suas similaridades e suas diferenças, buscando entender o que diferencia o último das demais. Para isso, utiliza autores como Bellotto (2000) e Tessitore (2003). O artigo aborda, ainda, a constituição do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEDOC-CEIHE – vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS), com importante atuação na preservação de patrimônio documental referente à História da Educação em Pelotas e região circunvizinha. Dessa forma, o presente trabalho estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente uma discussão teórica acerca dos quatro tipos de instituições de memória e, na sequência, aborda-se o CEDOC-CEIHE, relacionando com a teoria explicitada no tópico anterior e por fim, alguns aspectos conclusivos da pesquisa.Palavras-chave: Instituições de Memória. Arquivos. Centro de Documentação.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 263 - 282
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408884109312