O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317 |
Resumo: | Em parceria montada pela urgência que se impõe pelo entendimento do Ensino como uma área de saber comungante, este artigo compendia um empreendimento associativo com pesquisadores da Educação e da Iconografia que percebem a Imagem como um tipo de modalidade de linguagem interativa, fomentadora de conhecimentos e que se pontifica também no cotidiano e nas espacialidades da escola. Amalgamado por teóricos que conceituam e problematizam a Imagem para além de mera ilustração, o Nordeste brasileiro, outra vez, perfilha-se em novos suspiros e em um sinergismo para se fazer problematizar por olhares de historiadores, literatos, romancistas e atores outsiders. Em uma perspectiva interdisciplinar, analisa-se então a incrustação das imagens e sua aplicabilidade capaz de instrumentalizar os estereótipos e a bipolaridade existente entre o real e o imaginário acerca do Nordeste.Palavras-chave: Ensino. Nordeste, Estereótipo. Real e Imaginário. |
id |
UDESC-0_199d3f1028c3ce932dc312c92c954466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/10815 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da secaEm parceria montada pela urgência que se impõe pelo entendimento do Ensino como uma área de saber comungante, este artigo compendia um empreendimento associativo com pesquisadores da Educação e da Iconografia que percebem a Imagem como um tipo de modalidade de linguagem interativa, fomentadora de conhecimentos e que se pontifica também no cotidiano e nas espacialidades da escola. Amalgamado por teóricos que conceituam e problematizam a Imagem para além de mera ilustração, o Nordeste brasileiro, outra vez, perfilha-se em novos suspiros e em um sinergismo para se fazer problematizar por olhares de historiadores, literatos, romancistas e atores outsiders. Em uma perspectiva interdisciplinar, analisa-se então a incrustação das imagens e sua aplicabilidade capaz de instrumentalizar os estereótipos e a bipolaridade existente entre o real e o imaginário acerca do Nordeste.Palavras-chave: Ensino. Nordeste, Estereótipo. Real e Imaginário.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 317 - 3371984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo Augustoda Silva, Enock Douglas Roberto2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/10815Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
title |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
spellingShingle |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca Tamanini, Paulo Augusto |
title_short |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
title_full |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
title_fullStr |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
title_full_unstemmed |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
title_sort |
O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca |
author |
Tamanini, Paulo Augusto |
author_facet |
Tamanini, Paulo Augusto da Silva, Enock Douglas Roberto |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Enock Douglas Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto da Silva, Enock Douglas Roberto |
description |
Em parceria montada pela urgência que se impõe pelo entendimento do Ensino como uma área de saber comungante, este artigo compendia um empreendimento associativo com pesquisadores da Educação e da Iconografia que percebem a Imagem como um tipo de modalidade de linguagem interativa, fomentadora de conhecimentos e que se pontifica também no cotidiano e nas espacialidades da escola. Amalgamado por teóricos que conceituam e problematizam a Imagem para além de mera ilustração, o Nordeste brasileiro, outra vez, perfilha-se em novos suspiros e em um sinergismo para se fazer problematizar por olhares de historiadores, literatos, romancistas e atores outsiders. Em uma perspectiva interdisciplinar, analisa-se então a incrustação das imagens e sua aplicabilidade capaz de instrumentalizar os estereótipos e a bipolaridade existente entre o real e o imaginário acerca do Nordeste.Palavras-chave: Ensino. Nordeste, Estereótipo. Real e Imaginário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 317 - 337 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409413640192 |