Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013281 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2011 e tem por objetivo apresentar o conceito de infância instituído socialmente e a relação com a constituição da linguagem entre os bebês. Para sua estruturação, recorri à etimologia do conceito de infância, assim como a uma breve revisão historiográfica que me permitisse, ainda que de maneira breve, observar as imagens de infância produzidas ao longo da modernidade. A História e a Psicologia Histórico-Cultural são trazidas neste estudo para situar a infância e as crianças pequenas social, histórica e culturalmente. Busquei ainda apresentar diálogos estabelecidos entre a Pedagogia, a Sociologia da Infância e a Filosofia da Linguagem (Bakhtin) para compreender a constituição da linguagem entre os bebês no contexto coletivo da Educação Infantil. Da mesma forma, procurei assinalar a importância da pesquisa com bebês para o campo da Educação Infantil, admitindo que conhecer a constituição de sua linguagem pode ser um caminho para aprofundar o conhecimento a respeito deles e romper com a ideia de que infância é sinônimo de incompletude. |
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Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológicaEste artigo é parte de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2011 e tem por objetivo apresentar o conceito de infância instituído socialmente e a relação com a constituição da linguagem entre os bebês. Para sua estruturação, recorri à etimologia do conceito de infância, assim como a uma breve revisão historiográfica que me permitisse, ainda que de maneira breve, observar as imagens de infância produzidas ao longo da modernidade. A História e a Psicologia Histórico-Cultural são trazidas neste estudo para situar a infância e as crianças pequenas social, histórica e culturalmente. Busquei ainda apresentar diálogos estabelecidos entre a Pedagogia, a Sociologia da Infância e a Filosofia da Linguagem (Bakhtin) para compreender a constituição da linguagem entre os bebês no contexto coletivo da Educação Infantil. Da mesma forma, procurei assinalar a importância da pesquisa com bebês para o campo da Educação Infantil, admitindo que conhecer a constituição de sua linguagem pode ser um caminho para aprofundar o conhecimento a respeito deles e romper com a ideia de que infância é sinônimo de incompletude.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013281Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 281 - 3001984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013281/2822Salazar de castro, Joselma Salazarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2949Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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