“No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danilo Araujo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferrari, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18098
Resumo: Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que analisou os processos de (re)produção de sujeitos generificados em uma escola pública de Educação Básica, localizada em Aracaju (SE). Esta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional entre os anos 2015 e 2017. Como metodologia, articulamos entrevistas semiestruturadas e análise do discurso e problematização de inspiração foucaultiana. Para produção de informações, utilizamos entrevistas com perguntas semiestruturada com 16 docentes (12 mulheres e 4 homens), com idade entre 27 e 66 anos. Foi possível perceber que as normas de gênero, em articulação com a heternormatividade, estão presentes na escola investigada a partir de discursos científico, biológico e religioso que, por sua vez, estabelecem dicotomias, vinculações e resistências caracterizando gênero como algo em constante produção e (re)produção. Considerando que problematização é um convite para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir, mobilizamos, pois, os excertos das entrevistas como um aceite a esse convite e como um modo de tensionar esses discursos. Palavras-chave: Gênero. Escola. Pós-crítica. Heteronormatividade.
id UDESC-0_1a7d92bdea4f808775d76373891d5ee7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/18098
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolarEste artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que analisou os processos de (re)produção de sujeitos generificados em uma escola pública de Educação Básica, localizada em Aracaju (SE). Esta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional entre os anos 2015 e 2017. Como metodologia, articulamos entrevistas semiestruturadas e análise do discurso e problematização de inspiração foucaultiana. Para produção de informações, utilizamos entrevistas com perguntas semiestruturada com 16 docentes (12 mulheres e 4 homens), com idade entre 27 e 66 anos. Foi possível perceber que as normas de gênero, em articulação com a heternormatividade, estão presentes na escola investigada a partir de discursos científico, biológico e religioso que, por sua vez, estabelecem dicotomias, vinculações e resistências caracterizando gênero como algo em constante produção e (re)produção. Considerando que problematização é um convite para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir, mobilizamos, pois, os excertos das entrevistas como um aceite a esse convite e como um modo de tensionar esses discursos. Palavras-chave: Gênero. Escola. Pós-crítica. Heteronormatividade.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1809810.5965/1984723822482021194Revista Linhas; v. 22 n. 48 (2021): Educación y pandemia; 194 - 2201984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18098/12841Copyright (c) 2021 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Danilo Araujo deFerrari, Anderson2021-04-28T17:20:11Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18098Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2021-04-28T17:20:11Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
title “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
spellingShingle “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
Oliveira, Danilo Araujo de
title_short “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
title_full “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
title_fullStr “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
title_full_unstemmed “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
title_sort “No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
author Oliveira, Danilo Araujo de
author_facet Oliveira, Danilo Araujo de
Ferrari, Anderson
author_role author
author2 Ferrari, Anderson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danilo Araujo de
Ferrari, Anderson
description Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que analisou os processos de (re)produção de sujeitos generificados em uma escola pública de Educação Básica, localizada em Aracaju (SE). Esta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional entre os anos 2015 e 2017. Como metodologia, articulamos entrevistas semiestruturadas e análise do discurso e problematização de inspiração foucaultiana. Para produção de informações, utilizamos entrevistas com perguntas semiestruturada com 16 docentes (12 mulheres e 4 homens), com idade entre 27 e 66 anos. Foi possível perceber que as normas de gênero, em articulação com a heternormatividade, estão presentes na escola investigada a partir de discursos científico, biológico e religioso que, por sua vez, estabelecem dicotomias, vinculações e resistências caracterizando gênero como algo em constante produção e (re)produção. Considerando que problematização é um convite para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir, mobilizamos, pois, os excertos das entrevistas como um aceite a esse convite e como um modo de tensionar esses discursos. Palavras-chave: Gênero. Escola. Pós-crítica. Heteronormatividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18098
10.5965/1984723822482021194
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18098
identifier_str_mv 10.5965/1984723822482021194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18098/12841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 22 n. 48 (2021): Educación y pandemia; 194 - 220
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042410148691968