Cotidiano escolar: análises de práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202
Resumo: O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência.
id UDESC-0_1e71e2caf7ac8c1d31c0fd842644f5fd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4328
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Cotidiano escolar: análises de práticasO presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 202 - 2151984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202/pdf_71Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4328Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar: análises de práticas
title Cotidiano escolar: análises de práticas
spellingShingle Cotidiano escolar: análises de práticas
Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro
title_short Cotidiano escolar: análises de práticas
title_full Cotidiano escolar: análises de práticas
title_fullStr Cotidiano escolar: análises de práticas
title_full_unstemmed Cotidiano escolar: análises de práticas
title_sort Cotidiano escolar: análises de práticas
author Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro
author_facet Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro
description O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202/pdf_71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 202 - 215
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408343044096