Cotidiano escolar: análises de práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202 |
Resumo: | O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência. |
id |
UDESC-0_1e71e2caf7ac8c1d31c0fd842644f5fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4328 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cotidiano escolar: análises de práticasO presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 202 - 2151984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202/pdf_71Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4328Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
title |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
spellingShingle |
Cotidiano escolar: análises de práticas Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro |
title_short |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
title_full |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
title_fullStr |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
title_full_unstemmed |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
title_sort |
Cotidiano escolar: análises de práticas |
author |
Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro |
author_facet |
Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ângela Maria Gomes Ribeiro |
description |
O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Esta análise é feita através das escutas instituintes, da observação do que se passa à margem da história dita oficial, do que se move nas sombras dos acontecimentos, nos descentramentos. São utilizados analisadores, que são questões potentes dos relatos, havendo um diálogo entre saberes que possibilita a produção de resistências e linhas de fuga numa invenção de outras práticas.Palavras-chave: Indisciplina; Cotidiano escolar; Biopoder; Assujeitamento; Resistência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202/pdf_71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 202 - 215 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408343044096 |