Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Liandra
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303
Resumo: Este artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer.
id UDESC-0_38b1c6fe6015839afadd24698236e430
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1303
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and TeachersEste artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303Revista Linhas; v. 2 n. 1 (2001)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303/1114Pereira, Liandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:53Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1303Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:53Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
title Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
spellingShingle Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
Pereira, Liandra
title_short Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
title_full Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
title_fullStr Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
title_full_unstemmed Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
title_sort Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
author Pereira, Liandra
author_facet Pereira, Liandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Liandra
description Este artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303/1114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 2 n. 1 (2001)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1754650144127582208