Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303 |
Resumo: | Este artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer. |
id |
UDESC-0_38b1c6fe6015839afadd24698236e430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1303 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and TeachersEste artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303Revista Linhas; v. 2 n. 1 (2001)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303/1114Pereira, Liandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:53Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1303Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:53Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
title |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
spellingShingle |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers Pereira, Liandra |
title_short |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
title_full |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
title_fullStr |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
title_full_unstemmed |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
title_sort |
Argumentações sobre Escola, Leitura e ProfessoresArguments about School, Reading and Teachers |
author |
Pereira, Liandra |
author_facet |
Pereira, Liandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Liandra |
description |
Este artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1303/1114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 2 n. 1 (2001) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1754650144127582208 |